<$BlogRSDUrl$>

31.7.03

Dinheiros públicos e Futebol 

Alguns dos meus porquês dos apoios do Estado ao futebol me causarem uma certa comichão (esplanarei o meu pensamento sempre o mais abstracto que me for possível mas não fujo ao caso que temos mais de perto: a Câmara de Santa Cruz e o Boavista).
Fui tentado a começar por dizer que não era uma questão de príncipio (contra o futebol) mas [pensando bem] é mesmo uma questão de príncipio (da boa utilização dos fundos públicos)!!
Penso que qualquer organização/associação deve ter mobilização/apoio/força popular própria para atingir os seus objectivos ou deve baixar a fasquia desses seus objectivos, senão será tudo uma ilusão (que me faz lembrar as bolhas de especulação bolsista: incham, incham, incham, e depois... rebentam, levando tudo de arrasto e destruindo tudo à sua volta mas enchendo os bolsos a alguns espertalhões).
O Estado deve apoiar e fomentar a prática desportiva; de acordo! O Estado não deve é sustentar uma indústria (ou comércio, se assim preferirem) que não subsiste por si só. O futebol (na vertente competitiva) é um dispêndio de dinheiros públicos sem qualquer retorno social, faz-me lembrar um saco sem fundo ou, melhor, um saco roto; em que por mais que se encha está sempre vazio e em que tudo o que lá cai nada fica. Por isso, subsídios/apoios públicos para a vertente competitiva do desporto, não muito obrigado! [Nem quero retornar ao tema [que (entre outros) abordei numa anterior entrada aqui no "blog"] da inexistência na freguesia de Santa Cruz de infraestruturas multidisciplinares (públicas e de acesso a tod@s) para a prática desportiva; mas no entanto vai-se (a Câmara) avançar para um campo de piso sintético!].
Como paradigma [e, quem sabe?, premonição para o caso vertente na nossa ilha] do que aqui sumariamente esplanei aconselho a leitura desta notícia dos jornais de ontem e também esta outra, mais antiga. Pontos a salientar: fundos públicos esbanjados, gastos ao desbarato, má gestão, projecto sem sustentação própria, suspeições graves de corrupção... 'ramente!!

Ser (ou não) do contra, eis a questão... 

Se ser do contra é...
não andar a reboque das (ditas) vozes maioritárias, sabendo e sentindo que o silêncio é ensurdecedor por parte da verdadeira maioria, a silenciosa [ou silenciada?];
expressar livremente a minha opinião sem quaisquer medos nem receios, mesmo sabendo dos constrangimentos e incómodos que isso pode causar a muito "boa gente";
denunciar a quase ausência de cultura e espírito crítico, cívico e cidadão (para além da surdina das mesas de café) e fazer por fomentar essa cultura e espírito crítico, cívico e cidadão;
preocupar-me com questões/problemas de tod@s em vez de passar o tempo todo apenas a olhar para o meu umbigo;
saber que o amanhã se constroí hoje, reflectindo em grupo e planeando com tod@s para que para tod@s o amanhã seja melhor que o ontem;
saber que a destruição da paisagem é uma perda irresolúvel e criticar quem deprada as paisagens da nossa (ainda belíssima) ilha;
não ser cúmplice da mentira, da pulhice e da corrupção e da falcatrua nas questões públicas.
então, se ser do contra é tudo isto... [entre outras coisas e definitivamente] eu sou do contra! Que não restem quaisquer dúvidas!!
Ser contra é fixe? Há quem diga que sim, há quem pense o contrário; mais uma vez penso que... sou do contra! :)

29.7.03

Muito interessante. Finalmente alguém pode escrever sem que rejeitem os artigos, como nos jornais (e não só naqueles anteriores ao 25 de Abril). Já nem sei bem quanto tempo vai, mas pensava que a censura estava ultrapassada. Por vezes há aquele retrocesso.... provavelmente as mentalidades. Este "blog" vai servir para quê? Tenho que comungar com o Gilberto. É para ser contundente? Sejamos construtivos. A título de exemplo: o que se tem feito em Santa Cruz? Muito, pouco, nada? Temos uma equipa na série Açores. Que óptimo. Mas agora surge-me uma questão... onde vão os artistas do futebol exercer a sua arte? Provavelmente na pista. Tivemos uma Festa da Praça interessantíssima... se calhar foi por isso que passei as noites todas na Gare do Ocidente a "beber uns copos". Mais estranho é montar-se um palco numa zona de grande trânsito, mas foi por uma boa causa. O que me irrita no meio disto tudo é o facto de 4 dias depois o palco continuar lá. É aquela coisa, gosta-se tanto de festa que mais vale deixar lá o palco para outra oportunidade. Bem, chego à conclusão que afinal de contas não consegui ser nada construtivo. Tenho que rever melhor aquilo que digo. Já vai tarde. Passo por cá noutra hora, só para dar uma espreita... ou então não! Ricardo Avelar :)

1,2,3 Experiência... Som... Som... 

Já funciona? Já estou ao lado do Pacheco e do Zé Manel? Já posso mandar bocas ao João Lourenço? :))))

28.7.03

"Blog" das Flores como Monólogo ou Diário Pessoal?? 

Este "blog" só será um diário de alguém ou um monólogo se mais ninguém participar nele! Dependerá apenas da participação das pessoas! No seu início [a 8 de Julho] foram enviados 25 convites a pessoas da ilha das Flores para nele participarem (e deixando em aberto que essas pessoas convidassem outras a participarem também no "blog" [maior abertura julgamos não ser possível]).
Se a participação cívica e cidadã, se o acto de opinar (assinando por baixo e assumindo o que se escreve ou diz) é algo incaracterístico em boa parte das pessoas da ilha das Flores, achamos que isso deve mudar e foi com esse intuito que se criou este "blog" [um espaço público e aberto a tod@s] para que no meio do Atlântico a mais ocidental ilha da Europa tivesse um espaço de debate e reflexão abertos, para no presente se poder perspectivar o futuro que queremos para a nossa ilha. Foi assumido que seriam admitidas todo o tipo de ideias e opiniões, desde que não caíssem no insulto fácil e agressão verbal gratuita [que até agora, felizmente, ainda não se verificaram].
Porque amanhã o hoje foi ontem, queremos que sejam trocadas umas ideias sobre e para a nossa ilha. O futuro faz-se no presente!! Depende apenas da participação de cada um@!!
Saudações florentinas!!

22.7.03

O monólogo 

Tou quase a escrever um diário sobre o Nelson, já agora o que jantas? Mais uma coisita, quem é que faz parte do parlatório?
Falar sobre o quê?
Das lindas paisagens da ilha, ou uma crítica fácil, bonacheirona e simpática própria dos contras.
Ser contra é fixe, mas contra o quê?
Será que todos os que fazem algo nas Flores e pelas Flores, fazem mal?
Não haverá no meio dos 3900 (a descer), ninguém que faça algo pelas Flores, e não pela sua "carreira" bancária, ou pelas duas?
Investir com que objectivos?
O que é a democracia florentina?
Como se ganham eleições?
Como se aprovam projectos?
Quais as necessidades da ilha?
Que prioridades?

Já não há pessoas?
Quando é que é a guerra?
Que futuro?
E o aterro, é para 10-20 anos, será uma solução ou o adiar de um problema, ou ainda, a caça ao subsídio?

E a moral e os bons costumes, já não são o que eram, antigamente é que era bom, eram dois Salazares e isto entrava nos eixos, belos tempos.
Melhor é a cultura do engate, andam eles que nem galos, e elas ao molhe todos os dias no irc, ou afins.
Eu quero um carro, com um granda som, é só cavalos, Lages-Stª Cruz 4:56:08, em segunda até voa, as gajas passam-se.
A minha é maior que a tua, e depois com a idade, e só mais e mais forte.
Viva ao xanaz, e ao traçadinho?
Abaixo os drogados, e essas putas levianas.
E depois os "camones", vêm cá encher o bucho, ver os parentes, mandar a terra à  fava, que a Pátria já conquistou o Iraque, e a gasolina vai ser ao preço da chuva na próxima década. Tratado de Kioto, isso é o quê? "Home of the braves, land of the freedom", mas é só para alguns, os outros que se fodam. É isso "brother".
Brain-Storm-Wave-Sickness

21.7.03

Férias! 

Vou eremitar alguns dias para o Talasnal, uma aldeia perdida na serra da Lousã (um pouco tipo a nossa aldeia da Cuada, em que foram recuperadas casas antigas numa aldeia quase desabitada, perdida nos confins da serra), não tendo qualquer possibilidade de acesso ao cyber-mundo. Para se manter alguma dinâmica aqui, solicito o início da participação activa das outras pessoas que compõem a equipa!! Por exemplo: como está a decorrer a Festa do Emigrante?? Hoje é "O GRANDE DIA"!! Vai actuar o José Cid: "nas dunas e nos canaviais" estarei sempre "na cabana, junto à praia...", "cai neve em nova iorque", la-ra-la-la-la-la... sempre!! :)
Ao contrário do que aqui disse numa entrada anterior parece que este ano balnear florentino vai ser algo fraquito (à semelhança dos anteriores) pois as águas-vivas estam de novo em força e o Sol teima em chegar sempre algo envergonhado. Será que lhe demos (ao Sol) razões para não querer estar de bem connosco??
Em Agosto devemos ter nas Flores (mesmo que de forma algo anónima e discreta, como é seu timbre) uma visita de monta: o "meu" magnífico reitor, da Universidade de Coimbra, entenda-se, Fernando Seabra Santos de seu nome. Julgo que ele deve passar as suas férias num sítio já citado neste texto (se mantiver o seu estilo de férias normal). Estou tentado a perpetrar um sequestro! Afinal este nosso governo de Direita (Durão-Portas) quer privatizar e elitizar ainda mais o dito Ensino Superior Público [ESP]: aumenta as propinas, diminui as vagas no Público (curiosamente, ou talvez não, aumentando-as no Privado) e retira a paridade nos orgãos colegiais. Tudo isto não dando hipótese de manobra às universidades, mesmo que (aparentemente) estas gozem de autonomia face ao Estado. Sequestrar o "Seabrinha" (como é conhecido numa sede partidária na rua da Sofia, cá em Coimbra) pode parecer errado, pois ele é dos que podem tentar defender/lutar alguma coisa pelo ESP, mas é das poucas hipóteses que ainda me restam, para continuar a lutar por um Ensino Superior Público, Universal, Gratuito e de Qualidade, no fundo, Social!
A Paz, o Pão, Habitação, Saúde... Educação!!!

18.7.03

FE2003 quase a começar 

Fico ansiosamente à espera para saber como começa a festa da "mosca-de-Verão", @s noss@s "shoa-que-sim", aquel@s que iam "draivando" na "ai-uei" e os "breiques" não "breicaram" e... (... ??) :) enfim, @s "adoptad@s" do W. e que com ele (na maior parte dos casos) têm grandes pontos em comum (o QI, por exemplo).
Este ano, pelo que sei, nos mares das Flores não há muitas águas-vivas. Antevê-se uma boa época de piscina!! [Ontem fui ao meu primeiro banho de mar (na Figueira e a água até nem estava muito fria!) depois de vários banhos fluviais. Mas o rio não tem nada a ver (com o mar)!! Não há nada como o nosso Atlântico!!].
A quem está pelas Flores: uma boa festa!! A tod@s: bom fim-de-semana! Vemo-nos e encontramo-nos... aqui, claro!!

16.7.03

Cumprimos, sempre evoluindo!! 

Como havíamos prometido: cá está! Já temos espaço para @s leitor@s deixarem a sua opinião às entradas de texto do "blog" [cf. "Comente" por debaixo de cada entrada de texto], já temos as entradas de texto arquivadas mensalmente [cf. espaço de arquivos, à direita em cima]; o único senão será que a ligação para @s leitor@s nos escreverem "emails" directamente do "blog" ainda não esteja totalmente funcional [cf. espaço dos "links", também à direita em cima].
Continuaremos a evoluir, pouco a pouco.
Saudações florentinas!!

Festa do Emigrante 2003 

Deixo por aqui alguns "bitaites" sobre o programa da Festa do Emigrante deste ano (a começar já depois de amanhã):
sexta-feira: na sessão de abertura espero que Mota Amaral não frise as diferenças ideológicas entre ele e o presidente JL (como fez na semana passada com Lula, presidente brasileiro). À noite espera-se uma Lança de Delírio completo.
sábado: para não se ter que Arrasar só à noite, sugestionava que se arranjasse forma de arrasar com a parvoeira da corrida de toiros à corda (importar tradições é a demonstração cabal de que não há qualquer substracto civilizacional).
domingo: Sopas de Espírito Santo, nham! Nham!! À noite... Mar Cus... eheheh, não, não digo mesmo (mais) nada [ficou-me a crescer água na boca com o almoço!].
segunda-feira: a noite!!! Sim, sim! "A NOITE"!! Actuação daquele que é a referência musical portuguesa do neoromantismo dos anos 80: José Cid!! Nem sei se depois ainda dará para verem o fogo de artifício (parece que será aquático e aéreo!, para o ano talvez seja subaquático, quem sabe?).
A quem vá à festa: BOA FESTA!! E como vem nos rótulos de algumas garrafas [mas em letras muito pequeninas]... (...) com moderação.

15.7.03

Não há condições para +... 

Hoje não se me ocorre muito para dizer (até porque estou com aquela levezita dor de cabeça que nos faz lembrar que abusamos um pouco na noite anterior e hoje também não tenho muito tempo para escrever). Apenas queria informar @s noss@s leitor@s que brevemente teremos um espaço para comentário(s) de cada entrada de texto deste "blog" (assim aumentando a interactividade do mesmo, mas podem sempre contactar a "coordenação do blog" por email). Entretanto, continua-se à espera que mais pessoal se agrupe à equipa do "blog" e que quem já faz parte da equipa dê início à sua participação escrevendo qualquer coizita aqui.
Ah! Afinal vou dizer qualquer coisa, pequenita que seja... se já tinha razões de sobra para não estar a gostar do mandato do senhor "arquitecto-topógrafo-engenheiro" MP na Câmara de Santa Cruz parece que o homem se quer esmerar!! Deu-me mais 60 mil e, muito "sinteticamente", poder-me-á dar outras 500 mil [à razão de um "euro-bola" cada].

14.7.03

A que conclusões se terá chegado (alguma que seja)?? 

Também na Semana Cultural da Escola decorreu uma conferência com um título muito cativante: "Ilha das Flores - Presente e Futuro". Participaram os deputados regionais pelas Flores, o presidente da Câmara de Santa Cruz e o vice-presidente da Câmara das Lajes. Ah! E o secretário regional da Educação! Afinal, tudo decorria na Escola, era preciso a tutela não perder a mão na discussão! Se algo minimamente valoroso e interessante saiu desta conferência não sei; quem souber que o diga!

Prémio de Literatura: será realidade (mesmo que virtual)?? 

Na Semana Cultural da Escola de Santa Cruz (há coisa de um mês atrás) a Câmara das Lajes lançou um desafio bastante interessante à Câmara de Santa Cruz: que em conjunto criassem um Prémio de Literatura. Aparentemente, o executivo de Santa Cruz prefere congratular-se com a subida do Boavista à série Açores!!

Lixeiras nas redondezas das lagoas 

Parece que abriu uma lavandaria nas Lajes!! Bom mesmo era que os "vaqueiros da terra" não largassem electrodomésticos velhos, carcaças de gado e entulho na proximidade das lagoas, como se de lixeiras se tratassem! É incrível o que alguma "gentinha" (sem dois dedos de testa!) faz ao que de mais belo e fantástico temos na nossa ilha!! Infelizmente na nossa terra os crimes ambientais ainda não são vistos como isso mesmo: CRIMES!! Aquilo que dá à nossa ilha as 5 estrelas são as paisagens, acabando com elas nada fica!!

TMN na Fajã Grande: não deixem fugir!! 

A cobertura da TMN na Fajã Grande era para durar apenas durante a visita presidencial. Agora parece que irá ficar (pelo menos) até final do ano; mesmo assim, algumas pessoas (algum "jet7 florentino"?) já trataram de mudar da Vodafone para a TMN. Oh!, tempo fútil (e cabeça oca) a quanto obrigas?!! Já antevejo uma sublevação popular para garantir a manutenção da cobertura de rede na Fajã Grande. Dou uma sugestão (e nem cobro nada!): acorrentem-se às antenas para não deixar que as levem!!

Boavista na série Açores: normalizadas as relações BSC-CMSCF 

Mesmo assim [com o que foi dito na entrada de texto anterior] a Câmara Municipal de Santa Cruz (CMSCF) irá na próxima época futebolística apoiar o Boavista monetariamente no valor de 60 mil euros [ou seja, 12 mil contos!] e ainda se encarrega dos arranjos/melhoramentos no campo e balneários (estes bastante falta faziam, até para dar condições minimamente dignas de todos os escalões treinarem); mas no próximo ano haverá piso sintético no campo! Serão 500 mil euros [ou 100 mil contos, em moeda antiga] como foi falado no passado?? A febre estupidificante e megalómona do Euro 2004 ultrapassou milhares de léguas marítimas e chegou às Flores!! Já alguém se deu conta que não existe na freguesia de Santa Cruz nenhum campo ou pavilhão de acesso público e livre para qualquer pessoa poder jogar o que bem lhe apetecer com um grupo de amig@s? Para o executivo camarário de Santa Cruz parece que o que importa é o lado competitivo do desporto (já estou a vê-los o ano inteiro a passearem-se pelos Açores nos jogos do Boavista, claro que será em trabalho político, como o daquel@s deputad@s nacionais que foram à final da taça UEFA em Sevilha e queriam justificar as suas faltas com o dito "trabalho político"!).

Boavista na série Açores: que benefícios para a ilha das Flores?? 

Mas afinal que benefícios há para a ilha das Flores da presença do Boavista na série Açores?
Não advem daí qualquer fomento da prática desportiva na população da ilha (até porque o Boavista vai apostar em "jogadores de fora", praticamente não havendo "jogadores da terra" no plantel!!). A população há muito tempo que está completamente alheada da "competição futeboleira" nas Flores; não há qualquer sustentação ou apoio popular na presença do Boavista na série Açores, tudo não passa de um projecto individual de duvidosa motivação (de um "Vale-e-Azevedo-de-trazer-por-casa").
Há quem diga que irá melhorar a imagem da nossa ilha nas outras ilhas dos Açores; mas (no ano que passou) alguém fez alguma visita a São Jorge por causa do Desportivo Velense ter estado na série Açores [e em que fez o brilharete de ficar no Grupo dos Primeiros]?? Outr@s dizem que aumentará o fluxo turístico; mas ninguém repara que a cada jogo do Boavista em casa corresponde outro lá fora [é um fluxo monetário de soma zero]?

8.7.03

Abertura 

Olá a tod@s!!
Vivemos [dizem-nos!!] na era das novas tecnologias, na sociedade da informação e da comunicação, que nos faculta ferramentas que permitem reduzir em muito as distâncias geográficas que por vezes nos separam e que dificultam a comunicação entre tod@s nós, e muitas das vezes não sabemos (ou nem sequer queremos) utilizar essas ferramentas com fins profícuos, de aumento do espírito de cidadania de tod@s nós!!
Foi pensado que um "blog" seria uma das maneiras mais fáceis, simples, rápidas e eficientes de tod@s @s florentin@s se manterem em contacto e em debate/conversa/discussão sobre uma das coisas que é certamente um ponto comum entre tod@s nós: a ilha das Flores. Aqui está!!! Servirá este "blog" para que @s florentin@s (e não só) nele discutam/debatam/opinem sobre assuntos relativos à "nossa" ilha.

Por uma maior participação cidadã... florentin@s (e amantes da ilha das Flores) em todo e qualquer lugar, uni-vos!!

Saudações florentinas!!

Serviço prestado por Blogger

Comentários por backBlog