<$BlogRSDUrl$>

28.4.04

Na(lguma) política: futebol... ou Futebol... 

photo
Em Portugal está muito na moda (ou nunca terá deixado de estar) a utilização [por parte de algumas correntes políticas] de frases em "futebolês" para fins propagandístico-políticos. Já [no passado] Salazar o havia feito e hoje em dia (como sempre, também no passado [mais ou menos] recente dos últimos 30 anos) também se faz (ou, mais correcto seria dizer que se continua a fazer). Senão, veja-se: há a Coligação Governamental (para as eleições Europeias) "Força Portugal" [numa colagem nojenta ao "hino" de apoio à selecção nacional para o Campeonato Europeu deste ano, cantado(?) pela "nossa"(?) Nelly Furtado], hà os que [PS] querem mostrar cartão amarelo a outros [Coligação no Governo] e quem diga [Coligação no Governo] que esses [PS] é que levariam o país a ver o cartão vermelho da União Europeia (se tivessem continuado a ser Governo). Enfim... (e tão perto do 13 de Maio) parece que [em Portugal] continuamos (sempre!!) com os 3 F's (do tempo da ditadura fascista): Futebol, Fátima e Fado. É esta a evolução que alguns tanto apregoam??!! Continua-se a (querer) enganar as pessoas com "pão e circo"??!! Atirando-lhe areia para os olhos??!! Assim parece...
Aconselho a leitura de um artigo de opinião de um conservador inpedernido [com o qual nunca havia concordado, nem ao de leve!] mas que desta vez toca um pouco na ferida [fico bastante preocupado por concordar com o seu texto].

27.4.04

@s portugues@s e o Euro 2004... ou o que irá trazer o Euro 2004 aos/às portugues@s (V) 

photo

26.4.04

Tudo (já) decidido no Grupo de Despromoção da Série Açores... 

photo No fim-de-semana que passou o Boavista folgou [defeito de na 2ª fase da série Açores ser ímpar o número de equipas em cada Grupo] mas os resultados da 9ª jornada foram esclarecedores e decidiram o que ainda havia para decidir na classificação do Grupo de Despromoção: a descida [para o próximo ano futebolístico] do Sporting Ideal ao seu respectivo Campeonato de ilha (para além dos já anteriormente despromovidos Mira Mar e Barreiro). De notar dois factos (minimamente relevantes): nada se alterou face à classificação da 1ª fase da série Açores (quem já estava em posição de descida acabou mesmo por ser despromovido) e, também, que as equipas despromovidas são todas provenientes das "ilhas grandes" [duas de São Miguel e a outra da Terceira], assegurando a manutenção as duas equipas das "ilhas pequenas" que estavam presentes neste Grupo de Despromoção [o Boavista e o Desportivo Velense, de São Jorge].
No próximo domingo jogam-se os últimos jogos desta época futebolística da série Açores: o Boavista vai jogar à Povoação com o despromovido Mira Mar. Para o ano haverá(?) mais [série Açores]!!
Saudações florentinas!!

25.4.04

25 de Abril, Sempre (sem hesitações)!! 

Hoje, Avenida da Liberdade (Lisboa)...
Cravos...
Gente nova, Gente velha...
Uns mais betos, outros mais revolucionários...
Canções de "Intervenção" que me emocionam...
Levar o meu sobrinho ao seu primeiro desfile...
Esperança na nova geração...
"Grândola, Vila Morena..."
Há 31 anos, havia a corja que topava da janela... E, hoje?

25 de Abril, foi Revolução... Não tenho dúvidas!

Mas, há que agitar a malta...

25 de Abril: a conquista da liberdade!!! 

photo
Saudações florentinas!!

25 de Abril de 1974: Revolução dos Cravos 

photo
Saudações florentinas!!

É tudo [apenas] uma (pequena) questão de uma letra: R... (III) 

photo

A nossa Revolução foi há 30 anos atrás... 

photo
Trinta anos depois

Trinta anos depois querem tirar o r
se puderem vai a cedilha e vai o til
trinta anos depois alguém que berre
r de revolução r de Abril
r até de porra r vezes dois
r de renascer trinta anos depois.

Trinta anos depois ainda nos resta
da liberdade o l mas qualquer dia
democracia fica sem o d.
Alguém que faça um f para a festa
alguém que venha perguntar porquê
e traga um grande p de poesia.

Trinta anos depois a vida é tua
agarra as letras todas e com elas
escreve a palavra amor (onde somos sempre dois)
escreve a palavra amor em cada rua
e então verás de novo as caravelas
a passar por aqui: trinta anos depois.


[poema de Manuel Alegre, publicado no "Le Monde Diplomatique" - edição portuguesa, nº 61]

Saudações florentinas!!... e (hoje [muito em especial])... 25 de Abril, sempre!!!

24.4.04

(N)O dia anterior... 

photo
Saudações florentinas!!

23.4.04

Dia Mundial do Livro 

photo Hoje comemora-se o Dia Mundial do Livro (e dos Direitos de Autor@); instituída pela Unesco [em 1995] esta (simbólica) data visa atrair a atenção das autoridades governamentais e da população em geral para aquele que é um dos meios de transmissão de conhecimento mais universais e eficazes que existem: o(s) livro(s). A escolha deste dia deve-se ao facto de vári@s escritor@s consagrad@s, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Vladimir Nabokov [entre outr@s] terem nascido ou falecido num dia 23 de Abril.
A leitura é algo que deve (sempre!) ser incentivada; quem descobre o prazer da leitura nunca mais se deixa(rá) de deleitar com esse enorme gozo. Similarmente ao que haviamos dito numa entrada anterior: (não esqueçam!) que lendo um livro aprende-se sempre algo de novo!! Enfim... ler é um enorme prazer!!
Podem consultar mais informações sobre o Dia Mundial do Livro.
Saudações florentinas!!

22.4.04

É tudo [apenas] uma (pequena) questão de uma letra: R... (II) 

photo
O que se assiste com a polémica da [R]Evolução em torno das comemorações dos 30 anos do 25 de Abril é apenas a uma reles tentativa de branqueamento da nossa História; mas a realidade e o nosso passado não se mudam!! Por mais que a alguns incomode: Abril foi uma Revolução!! photo Por muito que [com o 25 de Abril essas pessoas (que se sentem incomodadas)] tenham perdido privilégios (detidos [nos tempos da ditadura fascista] de forma socialmente ilegítima e que, entretanto, e com o passar dos anos, já readquiriram)!! Talvez que [esses] preferissem que tivesse acontecido em Portugal apenas uma calma evolução na continuidade [isto soa-me tanto a marcellismo!!]. Talvez que [actualmente] seja (mais do que) necessário voltar a fazer um novo (e outro) Abril!! Para que uns tantos não nos roubem o passado!!

21.4.04

Revisão Constitucional avança (mas sem mudança imediata do sistema eleitoral regional) 

Amanhã e sexta-feira deve(rá) ser aprovada na Assembleia da República a [sexta] revisão da Constituição da República. Para viabilizar a sua aprovação o PS deixou cair a exigência desta revisão constitucional incorporar desde já (e com efeitos imediatos) a nova formulação para o sistema eleitoral regional [mas (ficou já acordado entre PSD, PS e CDS/PP que) este deverá ser aprovado num prazo de 6 meses após a tomada de posse d@s nov@s deputad@s eleit@s, saíd@s das eleições regionais de Outubro próximo]. Recorda-se que a criação de um "círculo do exterior" (abrangendo a emigração e @s açorian@s residentes no Continente) e um "círculo regional de correcção" (para além dos 9 "círculos de ilha" já existentes) são as alterações mais inovadoras(?) propostas pelo PS/Açores para a reformulação do sistema eleitoral regional.
photo
Saudações florentinas!!

20.4.04

Entrega da Declaração de Retenções na Fonte (IRS e IRC) 

photo
Desde já se salienta/lembra que no próximo dia 30 encontra-se a pagamento o Imposto Municipal sobre Imóveis [a antiga Contribuição Autárquica]. Mais informações fiscais consultem aqui!!
Saudações florentinas!!

19.4.04

Boavista ganhou o último jogo da época em casa!! 

photo Ontem à tarde o Boavista ganhou por 3-2 ao Sporting Ideal, naquele que foi o último jogo realizado pelos axadrezados nas Flores na edição deste ano da série Açores (8ª jornada do Grupo de Despromoção). Na classificação o Boavista cimentou a sua liderança, tendo "atirado" o Sporting Ideal para uma situação de extrema dificuldade para evitar a sua despromoção aos Campeonatos de ilha.
Deixo-vos um cartoon que espero que não seja mal entendido...

18.4.04

É tudo [apenas] uma (pequena) questão de uma letra: R... (I) 

photo
Apesar de (habitualmente) ter grande discordância com (quase todas) as suas ideias [de JMF], aconselho a leitura de um seu texto histórico-descritivo, bastante bom (e muito pedagógico!) sobre Abril e o seu "R" (JMF [por vezes até] consegue ser lido [mas apenas] quando é descritivo e factual).

17.4.04

@s portugues@s e o Euro 2004... ou o que irá trazer o Euro 2004 aos/às portugues@s (IV) 

photo

16.4.04

I Encontro Cultural das Flores 

photo A Associação Amigos da Ilha das Flores realiza amanhã (em São Miguel) o Primeiro Encontro Cultural das Flores. Sendo um evento aberto ao público em geral [mas que interessará a florentin@s em particular] terá lugar no auditório da Biblioteca Pública de Ponta Delgada pelas 16 horas, constando do seu programa uma palestra sobre o tema "Flores - que Futuro?", onde serão abordados vários problemas e questões relativas à nossa ilha. Às 18 horas ocorrerá a inauguração de uma exposição de fotografias com imagens da ilha das Flores da autoria do padre José Trigueiro na aerogare do Aeroporto João Paulo II.
Com mais esta iniciativa a Associação Amigos da Ilha das Flores continua a promover a nossa ilha no contexto regional, incrementando o intercâmbio cultural [no final do passado mês de Janeiro esta mesma associação já havia promovido um almoço-convívio entre florentin@s].
Saudações florentinas!!

15.4.04

@s portugues@s e o Euro 2004... ou o que irá trazer o Euro 2004 aos/às portugues@s (III) 

photo
[nota: Figueiredo Lopes é o ministro da Administração Interna]

14.4.04

(Fugir a)Os cuidados de $aúd€ na nossa ilha... 

photo
Saudações florentinas!!

13.4.04

@s portugues@s e o Euro 2004... ou o que irá trazer o Euro 2004 aos/às portugues@s (II) 

photo

12.4.04

Passaram-se 11 anos da primeira emissão da Rádio S.O.S. 

photo Tinha pretensões de fazer um texto mais longo e sentido mas não houve disponibilidade para tal, ficando isso para mais tarde [fica prometido!!]. Por agora [e para não deixar passar a data em claro] fica apenas a menção de hoje passarem 11 anos que nasceu (com a sua primeira emissão pirata) um projecto de rádio nas Flores (a 12 de Abril de 1993), inicialmente como mera brincadeira de adolescência de um grupo de amigos: a Rádio S.O.S., que sempre se quis irreverente e sem amarras. Mais tarde naturalmente cresceu, agrupou novas pessoas e foi perdendo algumas outras, mas sempre com espírito de amizade entre tod@s! Hoje já pouco perdura a não ser a sua memória, por isso... a tod@s @s que por lá passaram e ajudaram a fazer a S.O.S. daqui envio (sentidamente) um grande abraço e um beijinho muito grande!! A "Super Onda" continua... nos nossos corações!! A mim parece-me que ainda foi ontem!!

11.4.04

@s portugues@s e o Euro 2004... ou o que irá trazer o Euro 2004 aos/às portugues@s (I) 

photo

10.4.04

Uma Santa e Feliz Páscoa para tod@s!! 

photo
Saudações florentinas!!

9.4.04

Recenseamento eleitoral... e eleições europeias já têm dia marcado 

photo Jorge Sampaio, Presidente da República, marcou a realização das eleições europeias para domingo dia 13 de Junho (a outra hipótese seria 10 de Junho, feriado nacional); assim sendo, a campanha eleitoral [para as Europeias] decorrerá entre 31 de Maio e 11 de Junho e a entrega das listas de candidat@s terá que ser feita até 3 de Maio. De salientar que o facto das eleições europeias se realizarem nessa data condiciona o prazo de recenseamento eleitoral, que [assim] termina já na próxima terça–feira (dia 13 de Abril, precisamente dois meses antes do acto eleitoral [quaisquer outras dúvidas aconselha-se a consulta da Comissão Nacional de Eleições]).
Nas eleições europeias deste ano serão eleit@s, num círculo nacional único, 24 deputad@s ao Parlamento Europeu por Portugal [que viu reduzido de 25 para 24 o número d@s seus/suas representantes no Parlamento Europeu na sequência do alargamento da União Europeia de 15 para 25 Estados, a partir do próximo dia 1 de Maio].
photo
A abstenção não é o caminho!! Não deixes que @s outr@s decidam por ti!!!
Saudações florentinas!!

8.4.04

"Expresso das 9" de novo disponível "on-line"!! 

Saúdo fortemente o regresso ao "mundo dos 3 W's" daquele que para mim (ainda) é ["apesar dos apezares"] o melhor jornal e semanário das ilhas: o Expresso das Nove; este seu retorno às lides cibernéticas deu-se à já duas semanas atrás mas só à uns dias me dei conta de tal facto. Entretanto, vou esperando ansiosamente (a cada semana que passa) pelas suas "argoladas", que até são bastante temidas por cert@s florentin@s (vá lá, ou talvez não, saber-se porquê) [as argoladas da edição saída hoje podem ler-se aqui].

7.4.04

Ler livros... um enorme prazer (para tod@s e seja qual for a idade)!!! 

photo Ler é divertido, ensina e ajuda a crescer (em muitos e variados aspectos). Na passada sexta-feira [dia 2 de Abril] comemorou-se o Dia Internacional do Livro Infantil, ou seja, um dia inteiramente dedicado aos mais novos e, principalmente, à leitura.
A magia da leitura e a magia dos livros. A imaginação e a criatividade. Pontos cardiais fundamentais para uma forma de dizer e contar que alicie e estimule o gosto pela leitura.
A escolha do dia 2 de Abril para a comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil não é obra do acaso; lembrando o aniversário de Hans Christian Andersen, festeja-se um pouco por todo o mundo o livro infantil e a magia das primeiras histórias. Para chamar as crianças à leitura (como a qualquer outra actividade) é imperativo que primeiro estas sejam cativadas [já a isso aconselhava, muito sabiamente, o "Principezinho"]. Entre os livros e vários autores descobrir-se-á a magia dos livros que iniciam as crianças no fabuloso mundo da leitura.
Aconselha-se uma breve visita a um outro tipo de leitura infantil (actualmente muito em voga), a(s) História(s) do Dia, de António Torrado [renovadas todos os dias]. Pode-se ver também o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas que apoia as Olimpíadas da Leitura [este ano as Olimpíadas já passaram, mas fica a lembrança para o próximo ano escolar (com o regulamento de como participar nas mesmas)], sendo o concurso promovido pela Fundação Círculo de Leitores.
Para finalizar fica esta (triste) graçola...
photo
E... (não esqueçam!!) que lendo um livrinho, vocês cresçem sempre um bocadinho!!
Saudações florentinas!!

6.4.04

Obras ainda por concluir... 

photo
... a estrada no topo norte da pista do aeroporto (e algumas outras que ainda nem começaram??).
Saudações florentinas!!

5.4.04

Boavista ganha fora de casa!!! 

Na tarde de ontem o Boavista foi a Angra do Heroísmo ganhar ao Barreiro por 2-1, em jogo da 7ª jornada do Grupo de Despromoção da Série Açores, conseguindo assim a sua primeira vitória fora de casa nesta fase da competição. Com a manutenção do Boavista já assegurada (na semana passada) resta agora cumprir calendário, não havendo na próxima semana campeonato volta, então, o Boavista à competição no dia 18 recebendo o Sporting Ideal, naquele que será o último jogo nas Flores nesta época da série Açores; eis como está actualmente a classificação.
Pode-se também ler a crónica do jogo.
Saudações florentinas!!

4.4.04

Obras já concluídas em Santa Cruz... 

photo
... a nova Lota e a Casa de Aprestos para @s pescador@s

photo
.... e a protecção da orla costeira/marítima, junto ao Porto Velho.
Saudações florentinas!!

3.4.04

"Convenção do Futuro". Qual futuro?? Futuro de quem?? Futuro para quem?? 

Decorre(u) na Praia da Vitória (na ilha Terceira). Chama(ra)m-lhe "Convenção do Futuro". É (terá sido) o segundo evento público da "Coligação Açores", embora seja a primeira iniciativa conjunta juntando @s velh@s amig@s [uns e outr@s recentes (ou ainda??) inimig@s] e alguns "ditos independentes" (que fica sempre bem levar na "lapela (pré-)eleitoral").
De notar, desde já, a postura negativa que Alvarino Pinheiro demonstrou no seu discurso aquando da formalização da Coligação (no passado dia 20); esse seu contínuo desculpar-se previamente de uma eventual derrota eleitoral, com tiques de constante mania da perseguição/conspiração não o leva(rá) a lado nenhum!!; dizer-se que "os socialistas preparam um entendimento secreto com os comunistas" é a demonstração de muito mau perder!! Se têm (efectivamente) ideias de governação diferentes [para além de mudarem @s governantes] afirmem-nas!! Mas pela positiva, não (e muito menos continuamente) fiquem nesse jogo de simples bota-abaixo!! Ou será que apenas querem o poder pelo Poder em si mesmo?? E para el@s mesm@s?? Haverá quem já não se lembre dos tempos de governação do PSD nos Açores [e, nesses tempos, muitos dos actuais grandes dirigentes do PP eram militantes do PSD]?? Da completa utilização maniqueísta do funcionalismo público (ou seja, dos empregos na função pública) para mer@s benesses/favores partidári@s?? Da "exigência do cartãozinho laranja" para se poder concorrer a um qualquer cargo na função pública regional?? Tudo isto, como forma de obter/manter o Poder (subjugando as outras pessoas), foi feito durante mais de duas décadas por ess@s mesm@s senhor@s que agora nos aparecem de carinha lavada (ou, então, por outr@s que [na sombra] @s apadrinham agora, como nova(?) geração da Direita nos Açores). Haja memória, foda-se!!
Veja-se também este novo método de fazer campanha eleitoral (mentindo, como sempre o fazem/fizeram); é assim que as novas tecnologias da comunicação são utilizadas por alguns e para isso lhes servem, sem dúvida que é um fenómeno novo no nosso espaço democrático(?).

2.4.04

Dia das mentiras (III) 

photo
Saudações florentinas!!

1.4.04

Dia das mentiras (II) 

Afinal não cumprimos com o que nos haviamos comprometido (remetermo-nos ao silêncio no dia de hoje), mas apenas porque queremos deixar esta pequena mensagem (com sentido):
photo
Saudações florentinas!!

Dia das mentiras (I) 

Por razões óbvias no dia de hoje não diremos nada por aqui.
Saudações florentinas!!

Serviço prestado por Blogger

Comentários por backBlog