<$BlogRSDUrl$>

31.5.04

Dia dos Açores 

Hoje também é o Dia da Região (assinalado sempre na 2ª feira do Espírito Santo). Ocorrerão várias actividades e iniciativas pelas diversas ilhas do nosso arquipélago, sendo que o centro das comemorações será [este ano] a ilha Graciosa, para onde se deslocou o Governo Regional.
Organizadas pela Direcção Regional da Cultura acontecerão mostras/exposições acerca de personalidades de destaque das diversas ilhas, sendo que na nossa ilha o tema será "Pedro da Silveira, cidadão do Mundo", no "nosso" Museu das Flores.
Saudações florentinas!!

Dia Mundial sem Tabaco 

photo Hoje é o Dia Mundial sem Tabaco. O consumo de tabaco (ou seja, fumar) é a segunda maior causa de morte em todo o mundo, sendo actualmente responsável pela morte de um em cada dez adultos (cerca de 5 milhões de mortes em cada ano!!). Por dia [em todo o mundo] cerca de mil jovens começam a fumar (isto é, fumam o seu primeiro cigarro). Fumar é mundialmente o quarto maior factor de risco de contrair doenças. Leiam-se estes textos da Organização Mundial de Saúde: "Porque deve o tabagismo ser uma prioridade da saúde pública?" e "Recomendações sobre o tratamento da dependência do tabaco". Mas [por favor!] não nos tomem por censores (do que quer que seja), mesmo assim aqui deixamos um exemplo de quem deixou de fumar, esta notícia sobre o impacto dos pais fumarem (no comportamento futuro d@s filh@s) e o Primeiro Encontro Ibérico de Prevenção e Tratamento do Tabagismo.
Saudações florentinas!!

30.5.04

Em São Miguel (no domingo passado): Sopas de Espírito Santo à moda das Flores 

photo No passado domingo [dia 23 de Maio, perfaz hoje uma semana] cerca de três centenas de pessoas marcaram presença em mais um encontro de florentin@s em São Miguel, desta feita para saborearem as tradicionais Sopas de Espírito Santo à moda das Flores [veja-se a foto ao lado esquerdo deste texto]. Tod@s se deleitaram com as sopas, tendo o almoço deste ano tido lugar no Salão Paroquial de São José (em Ponta Delgada) e a organização do mesmo esteve [uma vez mais] a cargo da Associação Amigos da Ilha das Flores [AAiF].
Também de referir que o espaço central da aerogare do aeroporto João Paulo II em Ponta Delgada (São Miguel) acolheu durante cerca de um mês [de 17 de Abril a 23 de Maio] uma exposição de fotografias da ilha das Flores. A colecção exposta era composta por meia centena de fotografias de ambos os concelhos, da autoria de José Alves Trigueiro; também se encontravam afixados junto às mesmas fotografias alguns poemas dos nossos Roberto de Mesquita e Pedro da Silveira. A ilha das Flores pôde assim ser vista e apreciada em fotografia pelas largas centenas de pessoas que passaram pelo aeroporto de Ponta Delgada no período da exposição [recorde-se que esta havia sido inaugurada no passado mês de Abril aquando do I Encontro Cultural da ilha das Flores, levado a cabo pela AAiF (como anteriormente já se havia aqui falado)]. Quem quiser ver algumas imagens dessa exposição de fotos das Flores deixamos aqui não uma, nem duas, muito menos três, mas quatro (!!) amostras da exposição.
[Agradecemos à AAiF o envio dos textos-resumo sobre os acontecimentos aqui relatados, bem como das imagens enviadas e aqui (a tod@s) disponibilizadas]
Saudações florentinas!!

A nossa selecção de futebol: ao domingo [patrioticamente] no banco de jardim... 

photo
Saudações florentinas!!

29.5.04

A retoma económica... (IV) ou O (nosso) País e o Futebol... (V) 

photo
Saudações florentinas!!

O Governo e a[s] sua[s] (ir)responsabilidade[s] no Euro 2004... (II) 

photo
Saudações florentinas!!

O Governo e a[s] sua[s] (ir)responsabilidade[s] no Euro 2004... (I) 

photo
Leia-se este editorial do "Público", bastante directo a tocar na(s) ferida(s).
Saudações florentinas!!

VII Encontro Regional de Educação Ambiental (nas Flores e no Corvo) 

De quinta-feira a sábado da próxima semana (ou seja, de dia 3 a dia 5 de Junho) realiza-se nas Flores e no Corvo o VII Encontro Regional de Educação Ambiental. Promovido pela Secretaria Regional do Ambiente, alguns dos temas a debater serão os recursos marinhos, a orla costeira, os recursos hídricos, o ordenamento do território, o ambiente e as artes, a rede Natura 2000, a ética e a cidadania e o desenvolvimento sustentável.
Estes Encontros Regionais presupõem-se como um ponto de encontro e de formação para @s agentes de Educação Ambiental dos Açores, incluindo conferências, painéis de debate, oficinas de trabalho e circuitos de interpretação ambiental; contribuindo desse modo para a reflexão e (re)conhecimento de novas formas de abordagem da educação para o ambiente, a bem do desenvolvimento sustentável nos/dos Açores, visando a preservação de recursos e o ordenamento do território, nomeadamente a salvaguarda das lagoas das diversas ilhas e o equilíbrio das zonas costeiras [a degradação progressiva das lagoas, as dificuldades de compatibilização do equilíbrio marinho com as necessidades de pesca e os problemas no tratamento dos lixos devem constituir as maiores preocupações no domínio do ambiente em termos regionais].
Para mais informações podem contactar por email a Secretaria Regional do Ambiente.
Saudações florentinas!!

28.5.04

Rock in Rio... 

Começa hoje o...
photo
... mas eu não vou!!

27.5.04

O (nosso) País e o Futebol... (IV) 

photo
Saudações florentinas!!

Preparativos para as Eleições Europeias (II) 

photo
Tem início já à meia-noite de hoje o período oficial de campanha eleitoral para as eleições europeias (que, relembra-se mais uma vez, ocorrerão no dia 13 de Junho; e [por favor!!] não façam como os senhores deste nosso cartoon: [é uma questão de participação cidadã!] não faltem com o vosso voto!!).
Saudações florentinas!!

26.5.04

Rock in Rio Lisboa... 

Simplesmente...

... mas quem quiser aceder a informação sobre o evento(??)...

25.5.04

A(lguma [certa]) política e o futebol... 

photo Não é nenhum facto novo, pois o mesmo já havia acontecido o ano passado (com a final da Taça UEFA [entre o FC Porto e o Celtic de Glasgow], em Sevilha); mas não pode deixar de criar uma enorme irritação!! É que existem certas alturas em que muito boa gente (do mundo da política) quer ser vista ao lado d@s vencedor@s [ou daquel@s que têm uma certa aura de sucesso]. Aí, essa gente da política [que não toda a gente da política, convém salientar] vai ao beija-mão do mundo do futebol (depois acabam sempre por ser "capaxos" [ou marionetas] nas mãos dos dirigentes desportivos que lhes exigem mais e mais subsídios, subvenções e benesses públicas; senão [esses mesmos dirigentes desportivos] acicatam-lhes [contra esses (subservientes)políticos] os seus fanáticos adeptos!!).
Passando, então, a contar a "estória": uma certa senhora [dona Manuela Aguiar, deputada da Assembleia da República pelo PSD] acha-se no direito (e de mais alguns colegas seus) de "ir(em) ver a bola" amanhã à Alemanha [final da Liga dos Campeões, entre o FC Porto e o Mónaco] sendo que quer que a sua falta (por estar ausente do hemiciclo) seja justificada por achar que se trata de trabalho político [a sua presença no dito jogo de futebol], raios a partam (e aos seus demais colegas que vão ao jogo)!! Felizmente que Mota Amaral [presidente da Assembleia da República] não irá facilitar neste caso (infelizmente escudando-se apenas na Constituição, quando o que devia fazer era defender a seriedade do trabalho político d@s deputad@s [e da própria política, em si mesma; que não se vê nada defendida, dignificada e respeitada com actuações como esta]).

24.5.04

Encerramento dos postos/estações dos Correios (principalmente o caso das Lajes) 

photo O posto dos Correios das Lajes poderá ser encerrado (a situação esta a ser reanalisada), numa medida de mera racionalidade económica da Administração dos CTT e do Ministério da Economia que pretendem encerrar cerca de metade das estações de Correios dos Açores.
Foi assinado um protocolo entre a ANAFRE [Associação NAcional de FREguesias] e os CTT - Correios de Portugal tendo em vista transferir para algumas juntas de freguesia a prestação do respectivo serviço postal [a troco de uma compensação mensal de referência rondando os 400 euros], mas esse protocolo não é vinculativo para todas as freguesias, isto é, cada freguesia poderá encetar (por si mesma) negociações com os CTT quanto à manutenção do seu/sua posto/estação de Correios.
A ANACOM [Autoridade NAcional de COMunicações] põe travão ao fecho de estações (ou postos) dos Correios nos Açores, não autorizando o encerramento de estações dos Correios ou a transferência de serviços postais para outras entidades sem o parecer favorável da Câmara Municipal ou Junta de Freguesia da área a que pertencem. O que se pode depreender daqui/disto?? Está tudo nas mãos d@s noss@s eleit@s locais (nomeadamente [e no caso em apreço]: os membros de vereação da Câmara Municipal das Lajes e também os membros da sua Assembleia Municipal, bem como os membros das Assembleias [e Juntas] das Freguesias)!! Que se portem à altura dos cargos para os quais foram eleit@s e defendam os interesses da nossa ilha e da sua população!!
Saudações florentinas!!

Reciclagem (de aparelhos eléctricos e electrónicos usados) 

photo O Ministério do Ambiente elaborou um decreto-lei (que [em breve] será aprovado em Conselho de Ministros) que obriga os produtores de equipamentos eléctricos e electrónicos a fazerem recolha selectiva dos seus produtos e a enviá-los para reciclagem; assim sendo, os hipermercados e os distribuidores passarão a ter de receber os electrodomésticos usados quando venderem novos. Desta maneira é transposta para a legislação nacional a directiva comunitária sobre resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos.
Lâmpadas, telefones, computadores, brinquedos, jogos de vídeo ou caixas multibanco são alguns dos equipamentos que terão de ser entregues nos ecocentros e sistemas municipais (que, entretanto, serão criados); todo este processo será suportado por um "ecovalor" (isto é, uma taxa que será adicionada ao preço de compra do produto por parte do consumidor). A reciclagem permitirá usar o resíduo velho num produto novo; a reutilização transformará um aparelho velho num novo de igual função [reconversão].
Em 2003 Portugal recolheu, tratou e reciclou cerca de 1.870 toneladas de resíduos eléctricos e electrónicos (número que se espera seja muito superior com a implementação deste [futuro] decreto-lei).
Saudações florentinas!!

23.5.04

É tudo [apenas] uma (pequena) questão de uma letra: R... (V) 

photo

A retoma económica... (III) ou O (nosso) País e o Futebol... (III) 

photo
Saudações florentinas!!

A retoma económica... (II) ou O (nosso) País e o Futebol... (II) 

photo
Saudações florentinas!!

22.5.04

É tudo [apenas] uma (pequena) questão de uma letra: R... (IV) 

photo
[A "figurinha" é Morais Sarmento, ministro da Presidência]

Sondagens eleitorais (são mesmo ao gosto do freguês)... 

photo
Ontem foi publicada uma outra [nova] sondagem do Expresso (e também da Rádio Renascença e da SIC), mas desta vez apenas inquirindo [com voto em urna] sobre as eleições europeias [no Diário de Notícias de hoje ainda se fala da sondagem (sobre as eleições regionais) paga pelo PSD/Açores].

Dia Internacional da Diversidade Biológica 

Hoje comemora-se o Dia Internacional da Diversidade Biológica; da bio-diversidade já se havia falado por aqui, da Ecologia que alguns dizem ser uma utopia recomendamos uma visita a esta Ecotopia.
O Dia Internacional da Diversidade Biológica foi instituído pelas Nações Unidas com o intuito de aumentar a compreensão e a consciência de tod@s sobre temas relacionados com a bio-diversidade, visando contribuir para a implementação dos objectivos da Convenção sobre a Diversidade Biológica (que este ano comemora 10 anos da sua entrada em vigor).
O Governo Regional atribui (a partir deste ano e bianualmente) um Prémio para Trabalhos de Investigação sobre Ecologia e Biodiversidade. Ainda nos Açores, termina hoje o I Ciclo de Cinema-Documentário Ambiental de São Jorge, uma iniciativa (de louvar!) levada a cabo pela Ecoteca jorgense.
Saudações florentinas!!

O concurso de colocação de professor@s... (III) 

"Corre na internet" um abaixo-assinado solicitando uma auditoria ao Concurso de colocação de professor@s. É um acto de cidadania activa a sua assinatura!!
Saudações florentinas!!

21.5.04

Rocha dos Bordões candidat@ a Monumento Natural Regional 

photo Decorre até ao próximo dia 25 (ou seja, a próxima terça-feira) um inquérito público com vista à recolha de eventuais observações e contributos sobre a proposta de diploma de classificação da Rocha dos Bordões como Monumento Natural Regional.
A iniciativa pertence à Secretaria Regional do Ambiente, podendo a proposta ser consultada por tod@s @s interessad@s na Câmara Municipal das Lajes, na Ecoteca (situada no antigo Bairro dos Franceses) e nos Serviços de Ambiente (nas Lajes). O resumo não técnico do referido estudo pode ser consultado na Junta de Freguesia do Mosteiro ou no "site" da Secretaria Regional do Ambiente.
As exposições a apresentar (por parte da população) deverão ser dirigidas por escrito à directora dos Serviços de Promoção Ambiental (Rua Francisco Ornelas nº 12 - 2º, 9701-862, Angra do Heroísmo) ou por e-mail durante o período de consulta.
Esperemos que com esta classificação [da Rocha dos Bordões como Monumento Natural Regional] não nos obriguem a pagar alguma quantia pelo uso do nome [da Rocha dos Bordões] aqui no blogue.
Saudações florentinas!!

20.5.04

Sondagens eleitorais (para todos os gostos, ou [melhor dizendo] ao gosto do freguês) 

photo No passado sábado na edição do semanário "Expresso" (em conjunto com a SIC e a Rádio Renascença) publicava-se uma sondagem (realizada pela EuroSondagem) [cujo quadro (relativo aos Açores) mostramos aqui à esquerda], que foi prontamente respondida (no início desta semana) pelo PSD no "Correio dos Açores" (cujo director é, nem mais nem menos que, Américo Natalino Viveiros [alguém ainda se lembra dele, quem ele é/foi??]) com a publicação de uma outra sondagem (realizada pelo Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado (??), a pedido do [e paga pelo] PSD/Açores) cujos resultados são diametralmente opostos à do "Expresso" [não foi possível encontrar dados desta sondagem na edição on-line do Correio dos Açores, por isso reporto para uma notícia do Jornal Diário]; mas por alguma razão (talvez que não subliminar) foi sentida a necessidade de o "Correio dos Açores" se explicar em editorial.
Já se dizia [num clássico do cinema português]: "chapéus há muitos, seu palerma!!", a que acrescentaria... (sempre!) ao gosto do freguês!!

19.5.04

Preparativos para as Eleições Europeias (I) 

A menos de um mês do dia das eleições [relembra-se que se irão realizar no dia 13 de Junho]...
photo
Saudações florentinas!!

18.5.04

Concordata - as relações da Igreja Católica e o Estado Português... 

Hoje [18 de Maio] o Papa João Paulo II faz 84 anos e é assinada uma nova Concordata entre o Estado Português e o Vaticano (ou seja, a Igreja Católica, Apostólica, Romana), que entrará em vigor no início do próximo ano. Este documento (de 33 artigos) vem reger as relações entre a Igreja Católica e o Estado Português; que anteriormente eram regidas por um outro texto assinado em 1940 por Salazar (nosso ditador fascista) e Pio XII (Papa conivente com o nazismo alemão).
De mais significativo deste novo texto concordatário [para além da extinção de muitos artigos da antiga Concordata que hodiernamente eram anacrónicos e irrelevantes, por serem relativos à época colonial] salienta-se a entrada dos padres e das instituições católicas em todos os âmbitos do sistema fiscal, tendo início o pagamento de impostos [a partir de 2005] por parte dos padres-professores de Educação Moral e Religiosa Católica [EMRC]. Antes (ou seja, ainda hoje), os padres que lecciona[va]m(?) EMRC nem sequer paga[va]m impostos!! Tendo, assim, um privilégio perante tod@s @s outr@s (mesmo com outr@s professor@s que lecciona[va]m(?) EMRC, que não sendo padres paga[va]m (mais que justamente) IRS pelo seu salário de professor@). Era/é este o exemplo que os senhores priores da[va]m, assim demonstrando a sua preocupação pelos outros [quando é através da fiscalidade que melhor se pode fazer a justa redistribuição social]. Note-se que [com esta Concordata] fica consagrada a existência da disciplina de EMRC, continuando @s professor@s a serem nomead@s pelos bispos e pag@s pela tutela [ou seja, os nossos impostos pagam mais uma outra Catequese!!]. Também de mencionar o fim do estatuto especial da Igreja Católica em termos protocolares nas cerimónias públicas (nomeadamente inaugurações de obras públicas), acabando assim a obrigatoriedade da presença de bispo nestas cerimónias.
Este acordo ainda terá que ser votado na Assembleia da República e, depois, ratificado pelo Presidente da República. Aconselha-se a leitura destas quatro perguntas sobre a Concordata.

17.5.04

O (nosso) País e o Futebol... (I) 

photo
Saudações florentinas!!

16.5.04

Problemas no blogue... 

Não sabemos ao certo a sua causa/origem mas nos últimos dias as entradas realizadas aqui no blogue não surgem publicadas. Estamos a envidar todos os nossos esforços para solucionar este problema (ao qual, naturalmente, somos totalmente alheios), esperando que brevemente tudo volte ao normal.
Saudações florentinas!!

15.5.04

A liberalização dos preços dos combustíveis... (II) 

photo
[Relativamente a este tema podem ler algo anteriormente aqui escrito: à dois meses atrás e no início deste mês]

14.5.04

Fátima... e a "nossa (ir)realidade" 

photo

13.5.04

13 de Maio: (cert)as relações da Igreja Católica... 

photo Nada melhor do que o dia de hoje [13 de Maio: data da primeira aparição de Nossa Senhora (a Virgem Maria) aos três pastorinhos em Fátima (corria o ano de 1917)] para se falar das relações da Igreja Católica com o Estado [convém não esquecer que o Estado Português é Republicano e Laico!!] e a utilização que certas áreas políticas (entenda-se, partidos) fazem da religião para (dela) tirarem proveitos/ganhos eleitorais.
Durante a semana que passou foi (anonimamente) distribuído no Santuário de Fátima [e também por alguns espaços religiosos em Lisboa] um folheto de cariz político-propagandístico. Nesse folheto implicitamente apelava-se ao voto no PSD e CDS-PP para as eleições europeias. Tudo isto se deve à discussão de se incluir (ou não) na futura Constituição Europeia uma referência às raízes (fundacionais) cristãs da Europa. Mais uma vez se comprova como em Portugal alguns círculos políticos não têm qualquer pudor em utilizar a religião para tirar proveitos eleitorais meramente partidários. [A frente do dito folheto mostramo-la acima deste texto; o verso do folheto pode ser visto aqui, onde se enuncia (num quadro) a votação d@s actuais eurodeputad@s portugues@s no que toca à questão em apreço: a menção, na futura Constituição Europeia, das raízes (fundacionais) cristãs da Europa].
Este é mais um claro exemplo da manipulação de consciências a que uma Direita muito estúpida [aquela que vamos tendo (e sempre tivemos) em Portugal] nunca se coibe de recorrer. E sempre contando com uma certa complacência da Igreja, pois esta não pôs cobro à distribuição do dito folheto [dizendo mesmo que desconhecia a sua distribuição no recinto do Santuário]. O espaço da discussão política [e ainda menos o da diferenciação partidária] não é (claramente!) um campo onde a religião (seja ela qual for!) deva intervir. Mas... o que esperar de Fátima - uma Las Vegas à portuguesa, onde (em nome da fé) tudo se comercializa??

11.5.04

A Educação em Portugal e o senhor ministro... 

photo
O senhor ministro da Educação [David Justino] diz-nos que
"neste momento não falta dinheiro à Educação"
, no entanto não é nada disso que se vê pelas escolas deste país. Senão, vejamos: são imens@s @s professor@s formad@s que estão no desemprego enquanto existem inúmeras escolas com turmas enormes e salas sobrelotadas, os materiais laboratoriais para @s alun@s poderem fazer (na prática!) as experiências científicas que (normalmente no nosso ensino) apenas se vai sabendo teoricamente (pel@s professor@s falarem nisso) raramente existem e muito, muito mais [que falta]!! É mais do que necessário criar-se essa mobilização pela Educação no nosso país [a que desafia o Presidente da República], pois é através da formação d@s cidadã(o)s que se afere o desenvolvimento (seja de um país, de uma região ou de uma ilha)!! Nunca apenas através da contabilidade do betão e do alcatrão, muito menos do futebol!!

10.5.04

Minhocas também na Terceira Divisão!!! 

photo Ontem à tarde, na ilha do Faial, o Grupo Desportivo "Os Minhocas" venceu o Grupo Desportivo do Salão por 2-1 (após prolongamento), assim conquistando o título de Campeão da Associação de Futebol da Horta e a consequente ascensão à série Açores da 3ª Divisão Nacional. Sendo assim, na próxima temporada futebolística teremos duas equipas das Flores a disputar aquela série, uma vez que o Boavista, na sua estreia nacional, assegurou a manutenção. No imediato é um feito notável para uma ilha com pouco mais de 4 mil habitantes, mas como será o "sustento" das duas equipas?? O tecido empresarial é pequeno, os subsídios também não são por aí além...

Tarifas dos telefone[ma]s fixos (mesmo com "domingos à borla")... (II) 

photo
Leia-se o comunicado do(s) novo(s) tarifário(s) da PT (em vigor desde à uma semana). Baixam os preços das chamadas menos utilizadas (de média e longa distância: as chamadas regionais e nacionais) e sobem os preços das chamadas mais utilizadas (de curta distância: as chamadas locais). «Mãos ao ar!! Isto é um assalto!!»??
Saudações florentinas!!

9.5.04

Tarifas dos telefone[ma]s fixos (mesmo com "domingos à borla")... (I) 

photo
Vejam-se as vantagens que a ("filantrópica") Portugal Telecom[e] nos oferece: "Domingo a PT paga". Só não nos dizem que essas ditas chamadas à borla já as pagamos adiantado (quando ilegalmente a PT nos cobrava o impulso de activação das chamadas). Devem querer comer-nos por tol@s!!
Saudações florentinas!!

8.5.04

O concurso de colocação de professor@s... (II) 

photo

photo
Dando-se conta da sucessão de erros [cometidos por serviços seus] o Ministério da Educação vai fazer uma nova listagem (a partir do zero) para o Concurso Nacional de colocação de Professor@s. Jorge Sampaio (Presidente da República) chama a atenção para que (as várias partes em contenda) se entendam, enquanto David Justino (ministro da Educação) promete assumir todas as consequências do inquérito (entretanto realizado ao Concurso de colocação de Professor@s).
Saudações florentinas!!

7.5.04

O concurso de colocação de professor@s... (I) 

photo
Podem ler-se as notícias do Público e do Diário de Notícias relativas à confusão gigantesca que está a ser o Concurso de colocação de Professor@s.
Saudações florentinas!!

6.5.04

Preços (sempre) a subir, a subir, a subir... 

photo
Veja-se uma comparação dos aumentos dos preços dos combustíveis entre os Açores e o Continente e a Madeira (num lado liberalizaram-se os preços, noutro mantiveram-se os preços tabelados [mas sempre tendo em conta as flutuações internacionais, embora nunca esquecendo o impacto social desse aumento dos preços no quotidiano das pessoas]; como já se havia falado por aqui).

5.5.04

Aniversário do nascimento de Karl Marx!! 

photo Na cidade de Trier (na Prússia, actualmente parte da Alemanha) em 5 de Maio de 1818 [ou seja, à 186 anos] nasce Karl Heinrich Marx. Sem dúvida um dos maiores pensadores do século XIX (até mesmo, de todos os tempos). Revolucionou o pensamento social e filosófico. Podem ver um índice de vários textos de Marx (em português) e ler o Manifesto (também em português), sempre actual!!
Luta de classes?? Soa estranho??! Leiam photo!!

4.5.04

Eclipse total da Lua 

photo Ao príncipio da noite de hoje poder-se-á observar a olho nu [caso as condições atmosféricas assim o permitam] um eclipse total da Lua. A totalidade do eclipse será visível a partir das 20h51 [hora de Lisboa] apenas 25 minutos depois de o satélite natural da Terra ter surgido no horizonte e deverá terminar às 22h08; o máximo do eclipse ocorrerá às 21h30.
A penumbra, ou seja, o início do fenómeno ocorrerá às 18h51 e acontece quando a Lua se prepara para entrar no cone de sombra projectado pela Terra [esta fase inicial é de difícil visualização e apenas importante em termos científicos]. Quase uma hora depois (mais precisamente às 19h48) a Lua entra finalmente na umbra, ou seja, na sombra do nosso planeta, mas este fenómeno não será visível em Portugal pois por cá e a essa hora ainda não nasceu a Lua. Depois de uma hora e 16 minutos (a duração do eclipse total) começará a poder ver-se (parcialmente) a Lua a partir das 22h08; a fase da umbra acaba às 23h12 e o fim do eclipse lunar será às 0h09 de amanhã [quarta-feira].
Fenómeno astronómico ainda mais interessante e muitíssimo mais raro dar-se-á a 8 de Junho: um trânsito de Vénus (a passagem deste planeta em frente ao Sol). Desde 1882 que nenhum fenómeno destes ocorre e o próximo visível em Portugal [depois deste de 8 de Junho] será apenas em 2117. Sobre este acontecimento [o trânsito de Vénus] aconselha-se a leitura deste artigo saído domingo no Diário de Notícias (ou deste livro); ou, então, estas várias explicações: do Observatório Astronómico de Lisboa, de uma revista brasileira de Ciências ou destas imagens ilustrativas do fenómeno. Também podem ler explicações sobre a passagem de Mercúrio em frente ao Sol (em 7 de Maio de 2003).
[nota: todos os horários aqui referidos são GMT, ou seja, é sempre menos uma hora para os Açores, confirmem os horários]
Saudações florentinas... e boa observação do eclipse total da Lua!!

3.5.04

Última jornada da série Açores... 

photo
Ontem o Boavista foi à Povoação jogar com o Mira Mar e acabou a série Açores 2003/2004 com uma copiosa derrota por 4-0 na 10ª e última jornada do Grupo de Despromoção.
Assim ficou a classificação da 2ª fase (com somatório dos pontos vindos da 1ª fase) e pode-se comparar com a classificação da 1ª fase.
Para o ano (ou seja, daqui por poucos meses) h(aver)á mais [série Açores]!!
Saudações florentinas!!

2.5.04

O Dia da(s) Mãe(s) (II) 

photo
Saudações florentinas!!

O Dia da(s) Mãe(s) (I) 

photo
Saudações florentinas!!

1.5.04

Alerta!! 

photo Segundo notícia do Diário Insular, durante os anos 60 as nossas ilhas terão registado elevados índices de radioactividade, resultantes dos testes nucleares realizados pelos Norte-Americanos e pelos Soviéticos. Se isto se vier a confirmar, teremos com muita amargura de deixar de lado algumas frases que utilizamos para descrever aos outros as nossas 9 magníficas ilhas. Tais como: ambiente despoluído, água fresca e cristalina, ar puro... Com estes dados talvez seja possível perceber a razão porque há tantas pessoas na ilha afectadas pelo pesadelo do cancro.

1º de Maio: Dia d@ Trabalhador@ 

photo Hoje comemora-se em todo o Mundo o Primeiro de Maio: o Dia d@ Trabalhador@!!
A origem desta comemoração neste dia remonta ao século XIX: no dia 1 de Maio de 1886 na cidade de Chicago [na altura o principal centro industrial dos Estados Unidos da América] milhares de trabalhador@s foram para as ruas em protesto contra as condições de trabalho a que eram submetid@s e exigindo a redução da jornada de trabalho. A repressão deste movimento foi muito dura: houve prisões, feridos e mortes nos confrontos entre @s operári@s e a polícia. Este acontecimento ficou conhecido como "os mártires de Chicago", por causa das pessoas que foram feridas e mortas só por estarem a lutar pelos seus direitos e pela sua própria dignidade. Em 1888 [portanto, dois anos após estes acontecimentos] as pessoas que haviam sido presas foram libertadas por lhes ter sido reconhecida a sua inocência. Em 1889, o Congresso Internacional em Paris decide que o dia 1 de Maio passaria a ser o Dia d@ Trabalhador@, em homenagem aos/ás mártires de Chicago.
Em Portugal só após a Revolução de 25 de Abril é que se passou a comemorar publicamente o Primeiro de Maio, Dia d@ Trabalhador@. Podem dar uma olhada aos "sites" das duas federações sindicais portuguesas: a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses [CGTP- InterSindical Nacional] e a União Geral de Trabalhadores [UGT]; e também ver este pequeno Historial do Dia d@ Trabalhador@.
Saudações florentinas... e... bom Dia d@ Trabalhador@!!

Serviço prestado por Blogger

Comentários por backBlog