<$BlogRSDUrl$>

30.9.04

Que bom que é (neste país) ser-se ex-Ministr@/Governante!! 

photo
Recentemente o sociólogo Manuel Villaverde Cabral disse "ser a política um [mero] trampolim para carreiras [pessoais bem] mais rendosas", enquanto que Eduardo Prado Coelho falou em implosão no Governo, por tudo o mais que este Governo [não] tem realizado mas também pela nomeação de Celeste Cardona [Ministra da Justiça até à poucos meses atrás] para a administração da Caixa Geral de Depósitos [o Banco Público, relembre-se], assim, renunciando [a "coitadita" da dona Celeste] ao mandato de deputada, justificando o Governo esta nomeação não por ser qualquer troca de favores entre os partidos no poder mas, pelo contrário, advir das qualidades da senhora [vê-se bastante bem o que (não) mudou na Justiça em Portugal com a trabalho da dona Celeste enquanto esteve no Governo de Durão Barroso, qualidades não lhe falta(ra)m!!].
No entretanto, mas na mesma Caixa Geral de Depósitos [o Banco Público, relembre-se], sabe-se que uma outra pessoa (mas coincidentemente [ou, talvez, não] também ex-ministro de um Governo do PSD, no caso o senhor Mira Amaral) irá auferir uma reforma da CGD superior a 18 mil euros!!!; desculpa-se o "coitadito" do senhor que tudo isto "é humanamente compreensível" [mas em situação similar outros houve que (talvez humanamente pouco compreensíveis) se recusaram a tal ordinarice]. Talvez que tudo fique mais clarificado por se saber (dito pelo próprio senhor) que tal valor da sua reforma da CGD [onde trabalhou menos de 2 anos!!] havia sido combinado com o anterior Governo (ou seja, o Governo de Durão Barroso). Que belo país este, o nosso, hein??!!

29.9.04

Debate (radiofónico) entre os candidatos a deputados pela ilha das Flores  

Hoje pelas 21.30h, a Rádio Atlântida Flores (104.5 FM) realiza um debate com os candidatos a deputados pela ilha das Flores à Assembleia Legislativa Regional. A moderação do debate estará a cargo de José António Corvelo e de Jorge Silva. Apesar de as condições técnicas não serem as ideais será mais uma forma dos candidatos exporem as suas ideias, promessas e venderem a sua "banha da cobra". Não perca, num receptor perto de si!

28.9.04

Começou a Série Açores 2004/2005!!! 

photo No passado domingo [ou seja, anteontem] teve início a 1ª fase da Série Açores época 2004/2005, este ano a contar com duas equipas da ilha das Flores: o Boavista e os Minhocas (estes últimos a terem a sua estreia nesta competição). Não foi um início auspicioso pois na 1ª jornada as equipas florentinas averbaram duas derrotas: nas Flores, os Minhocas perderam por 2-0 com o Praiense; enquanto que o Boavista foi vencido pelo Angrense por 2-1, fora de casa [podem ver a crónica deste último jogo]. No próximo fim-de-semana disputa-se a 2ª jornada, com o Boavista a receber o Capelense e os Minhocas a defrontarem Os Leões, na ilha Terceira [adversários que parecem estar, perfeitamente, ao alcance das equipas florentinas].
Como para esta época [2004/2005] o calendário com os resultados e a classificação da série Açores estarão disponíveis (a todo o tempo) no espaço das nossas ligações, optou-se por não nos referirmos simplesmente aos resultados jornada a jornada quando não houver quaisquer outros motivos de realce [nomeadamente crónicas de jogos] para além da menção do resultado dos jogos, assim sendo, não iremos fazer qualquer menção ao normal desenrolar da competição. Relembramos, por fim, que podem conferir os planteis dos Minhocas e do Boavista.
Saudações florentinas!!

26.9.04

Yes Minister... 

photo
Com o "caso Galp" [da refinaria em Matosinhos] voltei-me a recordar de uma (já velhinha mas) magnífica série televisiva [no melhor do humor britânico]: "Sim, senhor Ministro"... (P)[N]obre Guedes.

Sondagem para as Eleições Regionais 2004 

photo Foi ontem tornada pública uma sondagem (para as eleições legislativas regionais) do Expresso, da Rádio Renascença e da SIC [realizada pela EuroSondagem]; certamente que esta sondagem é bem mais credível do que uma outra anteriormente divulgada. Deve retirar-se desta sondagem uma grande ilação: existe uma (muito) forte possibilidade de aproximação (em número de deputad@s) da Coligação Açores [PSD+PP] ao PS [actualmente são 20 para 30, com mais 2 do PCP], antevendo-se mesmo a eventualidade de caso seja eleit@ algum@ deputad@ à esquerda [BE ou PCP] isso poder (des)empatar alguma coisa no Parlamento Regional.
Convirá que ninguém se esqueça que nas eleições legislativas regionais [do próximo dia 17 de Outubro, como nas anteriores] se elegem deputad@s por (cada) ilha, não Governos Regionais, muito menos Presidentes de Governo!! Saibamos tod@s, então, ter o descernimento de votar em quem vá defender a nossa ilha (com uma visão do progresso geral e harmonioso da Região, evidentemente), não quem apenas se preocupa com a sua "vidinha" e com a sua (futura) subvenção vitalícia!!

Início do ano escolar / regresso às aulas... (VI) ou A confusão no concurso de colocação de professor@s... (III) 

photo Na passada terça-feira [dia 21] disse-se que "o Governo pode garantir, sem depender do sistema informático, que, o mais tardar a 30 de Setembro [próxima quinta-feira], estarão colocad@s @s 50 mil professor@s; sendo est@s colocad@s através do método manual"; na quinta-feira [dia 23] já se falava em "apresentar, com regularidade, pontos de situação da colocação de professor@s".
Rapidamente a empresa informática encarregue do processo de colocação de professor@s se eximiu (em comunicado de imprensa) de quaisquer responsabilidades [tal como a [demitida??] responsável(?), no Ministério da Educação, por este assunto], mas, mesmo assim, não consegue(m) fugir à polémica, sendo que há quem fale em vergonha nacional e quem esteja perplexo com tanta asneirada seguida e sem parar.
Depois de múltiplos e sucessivos erros (informáticos e, certamente, não só) optou-se [como eventual solução resolutiva dos problemas no concurso nacional de colocação de professor@s] pelo...
photo
... porque a senhora Ministra admite (que descaramento!!) não saber [ainda] o que falhou no concurso nacional de colocação de professor@s, nomeando uma Comissão de Inquérito [talvez tivesse sido positivo que a senhora Ministra tivesse assinado (em bom tempo) este pedido de auditoria ao concurso de colocação de professor@s]. Os anteriores responsáveis (no Governo de Durão Barroso) também se descartam de assumir quaisquer responsabilidades pelos (muitos) falhanços no concurso de colocação de professor@s [tanto o anterior Ministro, como o anterior secretário de Estado], sendo que algumas Associações de Pais avançam com uma sugestão (no mínimo) interessante: aumentar o número de professor@s efectiv@s [e "no quadro"], assim (também) dando maior estabilidade aos corpos docentes dentro de cada escola.

25.9.04

Boi Bocas... 

photo Estou feliz!! Não porque se viva melhor (seja na nossa ilha, seja no nosso país, nem mesmo no planeta) mas simplesmente porque encontrei o genérico de uma série televisiva de desenhos animados que marcou a minha infância: o "Boi Bocas" [tem a duração apenas de meio minuto mas deixou-me bastante nostálgico, podem (re)ver o genérico na ligação que atrás deixei]. Numa terra de lavradores faz muito bem (re)ver esta série de televisão!! Para se aprender com certas ingenuidades, certas asneiras ingénuas, certas asneiras propositadas e certas ingenuidades estúpidas... em terra de lavradores... e em tempo de (pré-)campanha eleitoral para as eleições legislativas regionais...

A confusão no concurso de colocação de professor@s... (II) 

photo
Saudações florentinas!!

23.9.04

Dia Europeu sem Carros em Lisboa... Onde??? 

Lisboa participou com... 150 metros de rua sem carros. Pronto! Preciso de dizer mais?

Inauguração do novo Tribunal da Comarca da ilha das Flores 

photo
Com a visita do Ministro da Justiça inaugurou-se ontem o novo edifício do Tribunal da Comarca da ilha das Flores.
Saudações florentinas!!

De novo o novo ano escolar... 

Estou surpreendida de duas formas com o ensino público. Por um lado, as aulas na FCSH (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, vulgo Nova da Avenida de Berna) começaram em Setembro! Acho que nunca tinha assistido a este fenómeno... E, pelos vistos, começaram bem. Mas, enfim, no ensino superior público nunca há falta de professores e, se houver, há sempre "tapa-buracos"... Por outro lado, o meu filho: nem aulas, nem professor. Dizem-me que nem há grande problema porque é só a pré-primária... Só a pré-primária? Só o primeiro ano da vida escolar de uma criança? E isso não é nada?! Há um profundo desrespeito pela educação, é isso que vejo. Os quatro pilares da sociedade - educação, emprego, saúde, cultura - são completamente espezinhados, para não dizer pior.
Se toda a estrutura do ensino está a ser abalada de raíz o que acontecerá quando estas crianças forem alunas do ensino superior? Percebem agora porque é que os explicadores fazem tanto dinheiro? Eu sei. Eu já dei explicações. E é um desespero, para não dizer frustração...
No ano passado, o filho de uma conhecida minha andava a ler "Harry Potter". Tudo bem, se fosse ler por prazer. Mas fazia parte do programa do 7º ano... O objectivo era cativar os alunos para a leitura... E isso faz-se facilitando-lhes a vida? Não sabia. O que acho é que a professora de Português nem sabia falar de literatura portuguesa de forma cativante. Bolas! É a nossa língua, é a nossa cultura, como é que pode ser um bicho-de-sete-cabeças? Antigamente, julgo eu, dava-se "Os Lusíadas" e há mil e uma maneiras de se dar "Os Lusíadas", acreditem. Se bem que acho que, às vezes, se "sobrestimam" as obras literárias. Tudo bem, são representativas de uma determinada época, mas só se estudam os - vá lá - best sellers. Só conhecemos os famosos, os conhecidos. Isso até dá jeito no 7º ano, mas voltar a repetir tudo no 10º ano? Tudo da mesma forma? Podia fazer-se as coisas de outra forma, por exemplo: "Os Lusíadas" no 7º ano, e no 10º ano, em comparação, dava-se o "Afonso Africano" - igualmente uma obra épica, do mesmo período. Acho que isso aprofundava o conhecimento. Como é que podem ter ideia de uma época se só conhecem uma obra aprofundadamente?
Mas esqueçam! Como disse um "querido" colega meu: os outros têm formação pedagógica, eu não. Que percebo eu de ensinar...

21.9.04

Início do ano escolar / regresso às aulas... (V) ou A confusão no concurso de colocação de professor@s... (I) 

photo
Já se sabia que @s professor@s são das classes trabalhadoras mais susceptíveis ao "stress" no trabalho, mas agora a causa do "stress" n@s professor@s é o simples facto de não saberem se irão ter trabalho e [caso sejam colocad@s] onde irão trabalhar, sendo que a lista de colocação do concurso nacional d@s professor@s continua sem sair [acontecendo sucessivos adiamentos] enquanto que no Ministério da Educação se diz: "Temporariamente indisponivel. Pedimos desculpa pelo incomodo." Talvez fosse bom, primeiro de tudo, a senhora ministra despedir quem no Ministério da Educação não sabe sequer escrever correctamente português (mais a mais a trabalhar nesse Ministério!); senão, veja-se: indisponível escreve-se indisponível, não indisponivel, ou seja, leva acento no último "i"; que os serviços do Ministério da Educação (com todas as suas sucessivas asneiras) andam a incomodar muita gente lá isso é verdade mas têm que se desculpar pelo incómodo causado, não pelo incomodo; mais uma vez a questão do acento, agora no primeiro "o". No Ministério da Educação parece que não gostam muito de usar acentos mas acho que aquilo que toda a equipa do Ministério merece é perder o seu assento!! Demitam-se, seus/suas incompetentes!!!

(Curiosa) Sondagem para as Eleições Legislativas Regionais 

photo Foi hoje publicada em dois jornais regionais (concretadamente, o Diário Insular [da Terceira; mostra-se a sua manchete de hoje à direita deste texto] e o Correio dos Açores [de São Miguel]) uma sondagem curiosa, que dá uma vitória à Coligação Açores nas próximas eleições legislativas regionais. Curiosa, porquê?? Veja-se quem é o IPOM (a empresa que realizou a sondagem), que trabalhos recentemente fez o IPOM e para quem (nos Açores) e quem é o director do Correio dos Açores (um dos jornais que pagou e publicou a dita sondagem). Coincidências?? Quem quiser acreditar na credibilidade desta sondagem que o faça, eu continuo "como São Tomás"... tal como à 4 anos atrás penso que a verdadeira sondagem (e aquela que conta mesmo) são as próprias eleições e estas só se realizarão no dia 17 de Outubro [já falta menos de um mês!]. (A)Note-se outra curiosidade desta sondagem: as intenções de voto [Coligação Açores 33,3% e PS 30,8%] divergem da opinião sobre quem vai ganhar as eleições regionais [PS 31,5% e Coligação Açores 30,4%]. (Já anteriormente havia abordado o tema das sondagens para as eleições legislativas regionais: aqui e ali).

Voto antecipado d@s estudantes deslocad@s (para as Eleições Regionais 2004) 

photo Tal como à 4 anos atrás (aquando das anteriores eleições legislativas regionais, no ano 2000) também este ano [para as próximas eleições legislativas regionais, de 17 de Outubro] será possível o voto antecipado d@s estudantes que se encontrem deslocad@s da sua ilha por motivo de estudos (a lei que tal permite pode ser consultada aqui [o artigo que mais interessa, o 77º, pode ser lido a páginas 113 (ou visto aqui ao lado, na imagem à esquerda)]).
Como fazer para se poder votar antecipado (sendo-se estudante deslocad@)?? O "site" da Assembleia Legislativa Regional encontra-se em "reconstrução", não sendo por aí que se consegue o formulário do requerimento a enviar [pel@ estudante deslocad@] para a Câmara Municipal do concelho de onde for deslocad@, o melhor que se consegue arranjar são as indicações dadas pela Direcção Regional da Organização e Administração Pública: acompanhar o requerimento à Câmara Municipal [da sua residência nos Açores] com fotocópia autenticada do Bilhete de Identidade, fotocópia autenticada do cartão de eleitor@ e, por último, documento comprovativo do impedimento invocado [deslocação por estudos], passado pelo Conselho Executivo/Directivo do estabelecimento de ensino onde se encontre matriculad@. [Atenção: o prazo acaba dia 27, ou seja, na próxima segunda-feira; não resta, então, muito tempo!!].
Apesar de haver casos conhecidos de exigência [pelos Cartórios] de pagamento de emolumentos pela autenticação dos documentos [bilhete de identidade e cartão de eleitor@] tal é completamente ilegal à luz da já referida lei (mais concretamente o seu artigo 165º); não se deixem enganar!!
Entretanto, o Ministro do República apelou à participação d@s açorian@s nas próximas eleições legislativas regionais (para que a taxa de abstenção diminua); pode consultar-se, ainda, alguma informação acerca de quantas pessoas estão recenseadas [para as próximas eleições legislativas regionais] e que partidos concorrem (e em que ilhas, caso não concorrão em todas as ilhas).
Saudações florentinas!!

20.9.04

Boavista eliminado da Taça de Portugal 

photo Ontem à tarde o Boavista perdeu por 3-1 com o Angrense, jogo [em Angra do Heroísmo] a contar para a 2ª eliminatória da Taça de Portugal, sendo eliminado desta competição; pode-se consultar/ler a crónica do jogo.
Agora fica a restar às equipas das Flores [Boavista e Minhocas] a série Açores da 3ª Divisão Nacional, que começa já no próximo fim-de-semana com o Minhocas a receber (na sua estreia) o Praiense e o Boavista a ir jogar (novamente) ao campo do Angrense (após a eliminação [ontem] da Taça de Portugal).
Saudações florentinas!!

19.9.04

"Argoladas" sobre a Coligação Açores (III) 

Na edição desta semana do semanário das ilhas "Expresso das Nove" sairam duas "argoladas" sobre a Coligação Açores que merecem referência [e alguma reflexão], abaixo transcritas:
Crise para os outros...
Faz impressão que os governantes [de Lisboa] apelem à contenção e ao apertar de cinto. Que digam que os portugueses têm que fazer sacrifícios e que os gastos devem ser rigorosos. Há dias, o líder nacional do PSD deslocou-se a Ponta Delgada num Falcon alugado para participar num comício de apoio à Coligação Açores. Uma deslocação dessas custa, como se sabe, uma batelada de dinheiro. Santana Lopes bem que podia dar o exemplo de contenção de gastos a nível interno. Caso contrário, parece que a crise só existe para os outros...

Conselho de Ministros em Ponta Delgada
Santana Lopes afirmou no comício do PSD, em Ponta Delgada, que o Conselho de Ministros reunirá em Ponta Delgada caso o líder da Coligação Açores vença as eleições e solicite essa reunião. Cá o Argolas ficou escandalizado. O líder nacional do PSD anuncia num jantar partidário uma eventual reunião do Conselho de Ministros em Ponta Delgada, mas dá a entender que a mesma só será feita caso o seu partido ganhe as eleições regionais. Se o líder nacional de um partido vem aos Açores não deve aproveitar essa deslocação para proferir, num encontro partidário, declarações enquanto chefe do Governo da República. Há que saber separar as águas.


No entretanto, e no calor (abrasador) da pré-campanha eleitoral para as eleições legislativas regionais, sucedem-se [em catadupa] as propostas populistas e demagógicas da Direita: equiparar (até 2006) o valor das pensões ao salário mínimo nacional. Só vejo uma forma de tal poder acontecer (ou melhor, duas): ou o salário mínimo até 2006 estagna (ou mesmo perde valor) e, assim, talvez, as pensões consigam atingir o valor do salário mínimo nacional em 2006 ou @s senhor@s candidat@s da Coligação Açores são uns grandes aldrabões e andam a mentir descaradamente às pessoas [as mais pobres, no caso], prometendo (ilusoriamente) aquilo que sabem que não vão cumprir [caso fossem eleit@s, "Deus nos salve"!!] (nem que alguma vez cumpriram em mais de 20 anos em que estiveram no Governo Regional nos Açores!!, convém não esquecer). Pior do que não lutar pelo fim da pobreza, só mesmo usar a pobreza d@s outr@s para usos/proveitos partidários!!! Haja vergonha, meus "senhores" da Coligação Açores!! Não brinquem com a pobreza, das outras pessoas!!

Verão está a acabar... 

photo
Saudações florentinas!!

Semana Europeia da Mobilidade 2004 e Dia Europeu sem Carros (22 de Setembro) 

photo Actualmente, Portugal emite cerca de 1,5 toneladas por dia de clorofluorocarbonetos [CFC's], sendo assim, o nosso país converte-se num dos membros da União Europeia com maior responsabilidade na destruição da camada de ozono. Promover formas de vida alternativas, sensibilizar as pessoas para as questões ambientais e para os efeitos negativos do tráfego urbano, são alguns dos principais objectivos do Dia Europeu sem Carros, promovido pela União Europeia [todos os anos sempre no dia 22 de Setembro].
photo O encorajamento do aperfeiçoamento de comportamentos (individuais e colectivos) compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a protecção da qualidade do ar e a prevenção do efeito de estufa, a sensibilização para as pessoas utilizarem um transporte alternativo ao seu carro próprio, faz da Semana Europeia da Mobilidade [de 16 a 22 de Setembro] um pretexto para que (a favor do ambiente) os cidadãos redescubram o seu município, os seus habitantes e o seu património.
Nos Açores as cidades de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Ribeira Grande aderiram à Semana Europeia da Mobilidade. Sugestiona-se, ainda, um jogo/questionário a que tod@s podem/devem responder.
Saudações florentinas!!

18.9.04

Início do ano escolar / regresso às aulas... (IV) 

photo
A senhora Ministra da Educação escolheu seguir o caminho mais fácil: culpar @s subordinad@s (e, assim, não assumir as suas [do Ministério] culpas), exonerando-@s; a FenProf já pediu explicações para tal actuação; entretanto, (para algumas pessoas) a vida continua...
photo
... e a barafunda também, com o primeiro-ministro Santana Lopes a "sacudir a água do capote" (no que toca às confusões e atrasos na abertura do ano lectivo nas escolas de Portugal, advindo [na maior parte dos casos] dos atrasos e erros na(s) listagem(/ns) do concurso nacional de colocação d@s professor@s). A Culpa é uma solteirona com que ninguém neste Governo parece querer assumir que tem uma relação muito assídua e regular, tantas são as vezes que (em tão pouco tempo) fazem asneiras [e, depois, não as assumem].

Melhorias(?) e novidades no blogue... 

Ontem atingimos a marca [mítica!!] das DEZ MIL visitas e, entretanto, temos vindo a experimentar (e implementar) algumas [pensamos que] melhorias no Rocha dos Bordões - Fórum ilha das Flores [todas ocorridas na nossa secção das ligações, à direita]: passamos a ter "tradução automática" para inglês dos nossos textos, assim podendo divulgar mais e melhor a nossa ilha; acrescentamos a Via Oceânica aos outros dois "portais açorianos" que já publicitavamos: a Virtual Azores e o Portal Açores; criamos um motor-de-busca interno (para assim melhor [e mais facilmente] se pesquisar, no Rocha dos Bordões, sobre algum tema específico relatado nos nossos textos); acrescentou-se uma secção de jornais açorianos "on-line" e também passamos a ter (sempre e em constância) ligações para o calendário, os resultados e a classificação da série Açores [que começa por daqui a uma semana, relembra-se].
Agradece-se profundamente a tod@s @s que nos leram e continuam a ler [as dez mil visitas devem-se a vocês!!] e recorda-se a tod@s que este Fórum ilha das Flores é [e sempre foi] aberto à participação de tod@s, podendo haver participação de múltiplas formas: apenas visitando e lendo os textos do blogue, lendo o blogue e dando a vossa opinião no nosso espaço de comentários, lendo os nossos textos do blogue e enviando-nos a vossa opinião por email, enviando-nos (por email) textos vossos que queiram ver publicados no Rocha dos Bordões - Fórum ilha das Flores ou propondo-vos a vocês mesm@s como colaborador@s regulares do blogue.
Saudações florentinas!!

As obras na aerogare do aeroporto... 

À alguns meses atrás já haviamos mostrado o início das obras na aerogare do aeroporto, voltamos a fazê-lo agora (um pouco mais adiantadas)...
photo
Saudações florentinas!!

17.9.04

10 000-visitas-dez mil!!!! 

Hoje ultrapassamos as dez mil visitas, brevemente teremos novidades e melhorias no blogue!!!
Saudações florentinas!!

16.9.04

Início do ano escolar / regresso às aulas... (III) 

photo
Mais uma vez foi adiada a divulgação definitiva(??) da lista do concurso de colocação de professor@s, agora para a próxima segunda-feira.
Saudações florentinas!!

15.9.04

Na vida... há um tempo para tudo (ou, talvez, não) 

photo

14.9.04

Coligação Açores?? NÃO, "por amor de Deus"!!! 

A Coligação Açores é uma autêntica manta de retalhos que se juntam por fim; ou, melhor dizendo, com determinados fins [certamente que pouco publicamente confessáveis]: atingir o poder, d@s seus/suas e para @s seus/suas. Senão, porque raio é que, primeiro, de cada lado se apresentaram @s seus/suas candidat@s a deputad@s às eleições legislativas regionais [do PSD e do PP] e só depois a lista conjunta [da Coligação Açores]?? Uma verdadeira coligação funciona(ria) como um todo, não como mera soma das partes!! Nem (certamente) ninguém tira(ria) álgebra para fazer as suas contas.
Comprove-se como a Direita sempre vê os orgãos diferentemente, os nossos e os dos outros: a Câmara de Santa Cruz e a Câmara das Lajes [num caso com direito a foto do presidente da Câmara, no outro (adivinhem qual) sem foto do presidente da Câmara]; depois, (de forma pouco coerente com os seus próprios comportamentos) ainda pedem imparcialidade.
Voltaram a fazer propostas populistas [o que é muito hábito da Direita]: passagens aéreas inter-ilhas mais baratas, ou, como foi explicado num outro blogue, o populismo facilitista e demagógico, sem qualquer relação com a realidade.
Votar [em 17 de Outubro próximo, para as eleições legislativas regionais] na Coligação Açores?? NÃO, "por amor de Deus"!!!

13.9.04

O novo ano escolar... 

Pois é, novo ano lectivo. E desta vez inicio-o numa nova posição: como mãe. O meu filho estreia-se, no dia 20, como aluno do ensino público. Hoje foi a minha primeira reunião de pais e encarregados de educação. Achei que os problemas financeiros da educação só começavam na Faculdade; enganei-me. A diferença entre ensino privado e ensino público é que o ensino público é, apenas, mais barato. A qualidade, pelos vistos, tem um preço, bastante real por sinal: 20€ mensais em troca de material escolar. Se um aluno da pré-primária gasta todo esse dinheiro num mês? Não sei. Se me devolvem o que não for gasto? Nem pensar. É a primeira propina do meu filho; que orgulho! Ah! Fora, claro, as senhas de almoço.
Agora pergunto: e se uma família tiver mais do que um filho em idade escolar, multiplicado por 20€? Mas, regozijemos! A retoma [económica] vem aí, o ensino e a saúde estão pela hora da morte e deixar o "Aurora" entrar é um atentado à saúde pública! Fico muito mais descansada em saber que vivo num país feliz...
Fora o pormenor da colocação de professores. Sim, aos cinco anos o meu filho vai sofrer de um mal que - pelo andar da carroça - o vai perseguir durante, pelo menos, mais 12 anos. Três educadoras para três turmas (75 crianças ao todo; 25 em cada turma): apenas uma está efectiva; a outra - que trabalhou ali no ano passado - está à espera de colocação; a terceira ainda não se sabe [sequer] quem seja.
Os professores dizem que têm que recorrer ao financiamento dos pais porque o do Estado não chega; não é para o bolso deles, é para a qualidade de ensino. Eu acredito neles. Não acredito [é] no Estado.


Início do ano escolar / regresso às aulas... (II) 

photo Nos Açores o novo ano lectivo escolar começa hoje e com menos alun@s inscrit@s/matriculad@s [talvez seja este um facto que mereça alguma reflexão por parte de tod@s].
Na passada sexta-feira o Governo da República já avançava com justificações para possíveis atrasos, tanto na abertura das escolas e recomeço das aulas como (causa maior) na colocação d@s professor@s; no entanto, tais atrasos [na (re)abertura das escolas] não deverão ocorrer nas escolas dos Açores, segundo garantia do secretário regional da Educação.
Saudações florentinas!!

12.9.04

Boavista passa à 2ª eliminatória da Taça!! 

photo Disputou-se esta tarde, nas Flores, o jogo em atraso da 1ª eliminatória da Taça de Portugal entre o Boavista e o Fayal Sport, com vitória dos "axadrezados" por 3-2 [com 3-0 ao intervalo]. Assim sendo, no próximo domingo (ou seja, dia 19) o Boavista irá ao campo do Angrense disputar a 2ª eliminatória da Taça de Portugal (refira-se que o Angrense havia ficado isento na 1ª eliminatória).
Relembra-se que a série Açores começa no próximo dia 26, ou seja, daqui por duas semanas; este ano a ilha das Flores está representada na série Açores pelo Boavista e também pelos Minhocas.
Saudações florentinas!!

11.9.04

Adeus(?)... ("querela") Aurora 

photo Acerca do tema da interrupção voluntária da gravidez (por escolha e decisão da mulher!) e escrito por José António Lima [cronista de opinião no semanário "Expresso"] (insuspeito de poder ser acusado de radical de esquerda ou abortista-empedernido) agradou-me ler o que se segue: "o radicalismo (...) do ministro da Defesa [Paulo Portas] começa a tornar-se patético. [...] Má-consciência e intranquilidade de Portas (...) face à desproporção das medidas tomadas. [... Nas] conferências de imprensa (de Portas ...) é tal a confusão de estatutos, de funções, de bandeiras, de responsabilidades que já não se percebe em que condição e onde fala Portas. [...] Com o seu radicalismo populista, o ministro da Defesa acabou por instigar este folclore propagandístico e conseguiu que o tema (...) ocupasse os noticiários durante mais de uma semana. [...] Paulo Portas, nervoso e acalorado (só estes temas fracturantes e propícios a atitudes radicais excitam tanto o populismo), fez questão de sublinhar: «Não há nenhuma fragata junto ao barco! É uma corveta». Ora, sendo assim, o caso torna-se totalmente diferente. Ficamos todos muito mais descansados... [... Com] esta novela folclórico-populista (...) ficou claro que, a partir de 2006, será politicamente inevitável a descriminalização das mulheres que recorrem à interrupção voluntária da gravidez. E que se tornou quase obrigatória a realização de um novo referendo que alterará a actual lei.".
Como provocar um aborto? Em Portugal é crime fazer uma interrupção voluntária da gravidez, veja(m) com que outros países estamos (a este nível) equiparados, junto com África, a América Latina e Ásia-Pacífico, que orgulho ser de um país [dito] desenvolvido e civilizado!! Para (não) variar o Presidente da República (mais uma vez e apenas) apela à serenidade.

11 de Setembro... 3 anos depois 

photo
Veja-se como a Humanidade [aqui ou ali, pelo Planeta inteiro...] já não pratica a violência, nem a barbárie...

Curiosidades... (à volta de José Francisco Fernandes, agora deputado independente) 

photo No "site" do PSD/Açores procure(m) saber quem é o (único) representante do PSD nas Flores?!! E quem é o deputado do PSD pelas Flores?? E, outra vez, quem é (mesmo!) o deputado do PSD pelas Flores [e volta a ser e (finalmente) deixa de ser]?? Vejam-se, também, as Comissões Parlamentares a que pertenceu o deputado do PSD pelas Flores [também se pode (re)confirmar aqui], as suas intervenções na Assembleia Legislativa Regional e (por fim) os seus artigos de opinião; sem qualquer margem para dúvidas: uma grande e brilhante folha de serviço, sim senhor, muitíssimo bem!! Leia-se (na íntegra) a declaração ("de despedida") de José Francisco Fernandes [JFF] na Assembleia Regional, na passada quarta-feira.
Por outro lado, porque será que já não é referida sequer a existência de Comissão Política Concelhia do PSD em Santa Cruz [na qual JFF, agora deputado independente, era (ou, ainda, é??) rei e senhor]??

10.9.04

Início do ano escolar / regresso às aulas... (I) 

photo
Espera-se que o ano escolar comece (efectivamente) [e como foi agendado] na próxima segunda-feira (dia 13), mas o prazo para o início das aulas já foi uma vez alargado pela Ministra da Educação e a FenProf avisa que em Outubro ainda haverão alun@s sem aulas devido à não colocação d@s professor@s.
Saudações florentinas!!

9.9.04

Continua [ou termina?]... o "filme" de José Francisco Fernandes (agora, deputado independente) 

photo O 4º [e último??] acto do "filme" de José Francisco Fernandes [JFF] foi (ou, talvez, não) uma tremenda desilusão (que não surpresa): JFF apenas disse "sentir-se traído" e que "nunca esteve agarrado a qualquer cargo e nunca exigiu nada que não fosse receber do seu [anterior?] partido o mesmo respeito e a mesma lealdade", sendo que "não podia continuar a fazer parte de um grupo [parlamentar do PSD] cujos principais responsáveis o traíram, faltando à palavra dada". Pergunta-se: o que teriam prometido a JFF esses principais responsáveis do PSD/Açores??
Nas últimas sessões da Assembleia Legislativa Regional o deputado (agora, independente) JFF sentou-se isolado, entre os grupos parlamentares do PSD e do PS mas mais próximo deste [último, ou seja, do PS]; o deputado [agora, independente] das Flores foi uma das figuras mais cumprimentadas, recebendo o aperto de mão [de deputad@s] de vários quadrantes políticos, mas sobretudo dos parlamentares do PS. Aliás, foi ao lado dos socialistas que JFF geralmente votou nos pontos agendados na ordem do dia durante os dois dias que encerraram os trabalhos na Assembleia Legislativa Regional, no último plenário antes das eleições regionais de Outubro; pergunta-se: será isto (uma certa harmonia entre JFF e o PS) [premonitoriamente] já indicativo de algo??

Circo Santaneli continua a apresentar... 

photo

8.9.04

O "filme" de José Francisco Fernandes (agora, deputado independente)... 

Num anúncio publicitário de 3 páginas [três](!!), saído nos jornais regionais de maior circulação (no final de Julho, início de Agosto), vinha um elenco enorme de nomes para uma [assim auto-apelidada] "Comissão de apoio da candidatura do dr. Victor Cruz a Presidente do Governo Regional dos Açores" (pode ver-se pequenos resumos [da constituição dessa "Comissão"] realizados pelo próprio partido e pela imprensa). Não era que, na última dessas três páginas do referido anúncio publicitário, aparecia uma secção [também auto-apelidada] de "Personalidades Políticas" (o que quer que sejam!) e nessa "secção" apareciam vários (mas poucos) nomes da ilha das Flores [João Lourenço entre (poucos) outros], mas mereceu-me especial referência e causou-me uma tremenda surpresa a presença do nome de José Francisco Fernandes [JFF], mais a mais nomeado "apenas" como autarca [presume-se que presidente da Junta] da freguesia de Santa Cruz das Flores e não como deputado regional!!
Aquando da saída do referido anúncio publicitário nos jornais [final de Julho, início de Agosto, recorde-se] já hà bastante tempo que publicamente se sabia das desavenças de JFF com a formulação da lista de candidat@s a deputad@s na ilha das Flores pela Coligação Açores, por isso muito me surpreendeu a presença do seu nome naquela listagem. Será que JFF até apoia(ria) a candidatura de Victor Cruz a Presidente do Governo Regional ou o seu apoio está(ria) exclusivamente dependente do seu escalonamento/lugar/posição na lista de candidat@s a deputad@s pela ilha das Flores nas listas da Coligação Açores?? Ou, então, JFF-deputado regional não apoia(ria) a candidatura de Victor Cruz mas JFF-presidente de Junta já apoia(ria) a candidatura de Victor Cruz para Presidente do Governo Regional?? Espero bem que haja o decoro de [agora] retirar(em) o nome de JFF dessa listagem, pois o senhor está mesmo desavindo com o seu (anterior) partido!
Veja-se (cronologicamente) o "filme" de JFF: 1º acto, ameaça da sua demissão do partido se não obtivesse boa colocação na lista de candidat@s a deputad@s pela Coligação Açores; 2º acto, passagem a deputado independente devido à sua má colocação [3º lugar??] na lista de candidat@s a deputad@s pela Coligação Açores; e, por fim, 3º acto, a entrega dos cartões de militante por parte de largas dezenas de militantes do PSD/Flores, em solidariedade com JFF (noticiada pelo Diário Insular, Açoriano Oriental, Diário dos Açores e Diário de Notícias).
Leia-se, também sobre este assunto [o "filme" de JFF], Alvarino Pinheiro [presidente do CDS-PP/Açores, parceiro na Coligação Açores] em entrevista ao semanário das ilhas "Expresso das Nove" [edição da presente semana]:
P: Nas Flores houve problemas na elaboração das listas [da Coligação Açores], levando mesmo à debandada de cem militantes do PSD, solidários com um deputado afastado das listas...
R: Não vou comentar situações internas do nosso parceiro da coligação. Estranho que alguma comunicação social, que está sempre muito atenta a direitos e privilégios que decorrem da situação do exercício do mandato de deputado, agora escamoteiam a situação em jogo nesse caso das Flores. O que já ouvi, de alguns dos apoiantes desse deputado [JFF, no caso], é que lamentavam o facto de ele não fazer mais um mandato para poder ficar com a [sua] situação patrimonial e de reforma parcial garantida. Não me querendo envolver nesta situação, acho que isso não tem nada a ver com o processo da coligação, mas com situações pessoais.

Entretanto, [e no normal desenrolar do "filme" de JFF] espera(va)-se para hoje que JFF "parti-se a loiça toda" em plena Assembleia Legislativa Regional [explicando a sua passagem a deputado independente], já que na sessão de ontem JFF nada disse e os grupos parlamentares limitaram-se a fazer "chincana política" em pleno clima de pré-campanha eleitoral.

Dia Mundial para a Alfabetização 

photo Hoje comemora-se o Dia Mundial para a Alfabetização; agendado pelas Nações Unidas, neste dia tem-se como grande objectivo chamar a atenção para a importância da literacia para os indivíduos, para as comunidades e para as sociedades. O tema da celebração deste ano é Literacia e Género; actualmente, quase uma em cada sete pessoas é iliterada e de um total de 860 milhões de adultos iliterados mais de 500 milhões são mulheres.
Podem consultar-se algumas estatísticas sobre a iliteracia na Europa e na América do Norte e o programa da Conferência Internacional sobre Educação (a realizar-se em Genebra [Suiça] de hoje até sábado). Por cá, sabe-se que a ministra da Educação pode incorrer em pena de desobediência (devido ao concurso de colocação d@s professor@s), que quase 9% d@s portugues@s são analfabet@s (praticamente um milhão de pessoas!) e que a Sociedade Portuguesa de Matemática está preocupada com o financiamento da disciplina.
Saudações florentinas!!

7.9.04

Circo Santaneli apresenta... 

photo

"adBusting"... pelo aborto livre!!! 

photo
Os tribunais voltaram a decidir pela moral e não pela justiça prática.

6.9.04

Lisboa está (publicitariamente) diferente 

photo Numa manobra publicitária de "adbusting" a capital do nosso país (durante o passado fim-de-semana) acordou diferente do seu normal:

Ajuda... para se chegar até @ Aurora 

photo
photo Se alguém puder satisfazer o pedido da "Women on Waves"...





Tantos meios militares... para quê?? 

photo
Em que ponto estaremos no que toca à Educação Sexual??

Minhocas, plantel para 2004/2005 

No passado dia 20 de Agosto tiveram oficialmente início os trabalhos da equipa do Grupo Desportivo Os Minhocas visando a preparação da sua primeira presença na 3ª Divisão série Açores.
Para a época 2004/2005 o treinador será César Furtado (que havia sido na época transacta treinador-adjunto do Boavista); quanto ao plantel de jogadores mantêm-se [da época passada]: Ramalho (guarda-redes), João Pedro Caetano e Rocha (defesas), Marco Cabral, Márcio Ramos e Emanuel Ventura, e [ainda] Dino Câmara e Sabino [ex-juniores] (médios) e Sói e Márcio Nóia (avançados); no que toca a reforços são os seguintes: o guarda-redes Valter Marques (ex-Boavista), os defesas Amaro (ex-Merelinense), Nelson Silva (ex-Freamunde), Jorge Reis (ex-Tirsense) e João Pedro (ex-Pedras Rubras), os médios Daniel (ex-Tirsense), Gonzaga (ex-Fátima) e Roland Duo (ex-Aliados do Lordelo) e o avançado Braguinha (ex-Joane).
De notar que do presente plantel, constituído por 19 jogadores (incluindo 2 juniores), 9 são aquisições, ou seja, deu-se uma relativa remodelação na equipa que no ano passado havia conseguido sagrar-se campeã distrital da Associação de Futebol da Horta (assim assegurando a subida à série Açores) mantendo-se 8 jogadores do ano anterior; deve referenciar-se, ainda, que apenas 7 jogadores do plantel são "jogadores da terra".
Os trabalhos para a nova época não se iniciaram sem que houvesse alguma polémica pública (nomeadamente com a Câmara Municipal de Santa Cruz), tendo a Direcção d' Os Minhocas divulgado publicamente um comunicado (datado da véspera do início dos trabalhos do plantel [ou seja, dia 19 de Agosto]) onde se referenciava que o clube iniciaria a época "sem quaisquer apoios financeiros" da edilidade.
A época de jogos iniciou-se ontem com a 1ª eliminatória da Taça de Portugal, tendo os Minhocas perdido por 2-0 com o Santiago (de Água de Pau, São Miguel); o campeonato da série Açores 2004/2005 tem início agendado para 26 de Setembro, com os Minhocas a abrirem a competição recebendo o Praiense [à partida, um dos mais sérios candidatos a vencedor da série Açores].
Saudações florentinas!!

Boavista, plantel para 2004/2005 (adenda e correcções) 

Aproximadamente à um mês atrás haviamos avançado com a constituição do plantel de jogadores do Boavista para a época 2004/2005 na série Açores; entretanto, (e como é normal no "mundo do futebol") aconteceram algumas alterações que passamos a referir: Valter Marques (guarda-redes) afinal não continua no plantel e quanto a novas aquisições hà a reportar as dos médios Célio Pereira (ex-Alcains) e Pedro Mendes, que compensam as transferências goradas dos também médios Isaac (ex-Minhocas) e Paulinho (ex-Tondela). Assim sendo, o plantel do Boavista para a nova época é constituído por 22 jogadores [incluindo-se 3 juniores].
Como referimos ontem, o jogo do Boavista [com o Fayal Sport] a contar para a 1ª eliminatória da Taça de Portugal foi adiado para o próximo domingo(dia 12), às 15 horas nas Flores. A competição na série Açores só começará no dia 26 de Setembro, com o Boavista a ir jogar ao campo do Angrense.
Saudações florentinas!!

5.9.04

Após as férias... Circo Santaneli, a não perder!! 

photo

Hoje há Taça de Portugal!! 

photo
Tem hoje início a Taça de Portugal para a época 2004/2005, com a realização da grande maioria dos jogos da 1ª eliminatória. Na ilha das Flores realiza-se (às 15 horas) o Minhocas - Santiago [de Água de Pau, São Miguel], tendo o jogo entre o Boavista e o Fayal Sport sido adiado para o próximo domingo (dia 12, às 15 horas).
A competição da série Açores época 2004/2005 só terá início no final deste mês (mais precisamente no dia 26) com os Minhocas [na sua estreia nos campeonatos da 3ª Divisão Nacional] a receberem o Praiense, enquanto o Boavista vai jogar ao campo do Angrense.
Saudações florentinas!!

4.9.04

O concurso de colocação de professor@s... (IV) 

photo
Para já há duas listas de colocação d@s professor@s (para precaver por mais erros que existam na listagem?), tendo o Ministério da Educação alargado o prazo de candidaturas até à próxima terça-feira, havendo ainda a merecer referência a operação "Regresso às aulas" da GNR.
Saudações florentinas!!

Santa Cruz, as fotos das obras de reabilitação do centro da vila... 

Já haviamos tido texto (numa anterior entrada aqui no blogue) sobre as obras de reabilitação do centro da vila de Santa Cruz; agora, mostramos imagens:
a rua do Porto (ou, rua senador André de Freitas)...
photo
... a avenida Diogo de Teive...
photo
Saudações florentinas!!

3.9.04

Aborto: saúde pública ou sanidade mental?? 

photo
Senão, leia-se "A Hipocrisia e a Corveta".

2.9.04

Poder(es) e Batalha Naval... 

Anteriormente, e por várias vezes [1, 2, 3, 4], já havia abordado este assunto [as relações internas de poder dentro do Governo (afinal, quem manda?), @s comportamentos/actuações do Governo e as relações entre o Governo e o Presidente da República] mas com o cartoon é sempre mais fácil e directa a passagem da mensagem...
photo

Combustíveis fósseis vs energias renováveis... (II) ou Aumento dos preços dos combustíveis (agora também) nos Açores... (II) 

photo Há uma semana atrás (e mais uma vez) os preços dos combustíveis aumentaram nos Açores. Continuo a ser de opinião que se deve fazer um grande esforço para depender cada vez menos das energias fósseis [como os derivados do petróleo] e apostar cada vez mais nas energias alternativas [eólica, solar, geotérmica, das ondas e das marés, gás natural, biomassa, entre variadas outras], seguindo-se (parcialmente) uma indicação de Sarsfield Cabral.
Veja-se também o cúmulo da (neo-)liberalização económica [preconizada pelo Governo de Santana Lopes e Paulo Portas]: o preço dos transportes públicos será indexado ao valor do gasóleo; sabendo-se quem mais utiliza os serviços dos transportes públicos e como anda [sempre a subir!] o preço do gasóleo já se vê quem vai pagar a [factura de mais esta] crise: (como sempre!) @s mais pobres!!

Problemas no nosso contador de visitas 

Não sabemos ao certo o que se passou nem a sua causa mas estivemos com um problema no nosso contador de visitas: durante vários dias permaneceu inactivo, não contabilizando quaisquer das visitas que entretanto aconteciam ao Rocha dos Bordões - Fórum ilha das Flores; desde quarta-feira passada [dia 25 de Agosto] até segunda-feira, dia 30 (inclusive) [como se comprova pelos espaços não preenchidos no gráfico do contador de visitas]. Nada por demais preocupante (o blogue não deixou de funcionar, entretanto, e já tudo retornou ao normal), apenas demoraremos mais uns dias a atingir a marca mítica das 10 mil visitas [já não falta muito!!].
Saudações florentinas!!

1.9.04

Ainda... @ Aurora 

O presidente da República parece não ter gostado que o Governo andasse a brincar à Batalha Naval sem lhe pedir permissão [ou apenas quereria ser convidado a brincar também?]. Entretanto, leiam "siga a Marinha do CDS" e "não encontrámos nenhuma ameaça à segurança nacional".
Quem quiser assinar a petição que aqui foi ontem transcrita na integra pode agora fazê-lo directamente na internet, aqui (por agora já estão contabilizadas 2349 assinaturas).

Serviço prestado por Blogger

Comentários por backBlog