<$BlogRSDUrl$>

27.7.06

A ilha das Flores vista do espaço... 

Saudações florentinas!!

19.7.06

Inacreditável!!! 

Numa das minhas leituras diárias pela internet, fiquei alertado pelo título pomposo da notícia do Jornal Diário, que se segue abaixo, pensando eu que se tratava de facto de uma vaga de turismo em busca do Inverno da nossa ilha. Ao ler, pensei que fosse alguma peça de arquivo, mas, pasme-se, não era!!!!! Chamar a isto jornalismo? Ainda por cima um jornal que se diz dos Açores, como outros [jornais] que por aí andam, mas que para se encontrar uma notícia das chamadas "ilhas pequenas", é quase como procurar uma agulha no palheiro? Haja decência, e paciência!!!!

"Turistas PROCURAM ilha das Flores no Inverno
Turistas italianos, alemães e suíços procuram a ilha na época baixa para descansar.


O desenvolvimento turístico [da ilha] das Flores está reflectido no facto de nos meses de Julho e Agosto não haver carros de aluguer [vagos], apesar da frota rondar as 40 unidades. Além disso, a ilha [das Flores] está bem servida de unidades hoteleiras e de infra-estruturas de lazer. O turismo rural é uma vertente que está actualmente em franco desenvolvimento, com a construção de um aldeamento denominado Cuada. Segundo os florentinos, este novo empreendimento [turístico] estabelece a ponte de ligação entre a década de 60 e a modernidade, recuperando as habitações originais e adaptando-as às actuais necessidades de conforto. Não obstante este incremento do sector turístico na ilha, o "jornaldiario" conseguiu apurar que persiste uma grande deficiência nos transportes públicos rodoviários, sem ligações diárias entre os dois concelhos [da ilha das Flores: Santa Cruz e Lajes], o que constitui um problema para o turismo.

2006-07-19 09:34:28", in Jornal Diário.

15.7.06

3 anitos do Rocha dos Bordões!!! 



13.7.06

«EXPO 98' - Feira de Banalidades» 

Há oito anos atrás, deu-me para escrever um texto crítico sobre a Expo 98 que (então) tanto maravilhava/ou @s portugues@s, esse meu artigo de opinião foi (na altura, Julho ou Setembro de 1998) publicado n' "O Monchique". Segue abaixo, na íntegra, a sua republicação [sem ter directamente relação com algumas notícias recentes (vide títulos da secção Sociedade duma edição do jornal "Público")]:

EXPO 98' - FEIRA DE BANALIDADES
Cinco séculos após a "descoberta" da Índia, "reinando" em Portugal o engenheiro António Guterres, montou-se, à beira [do rio] Tejo, uma feira com pavilhões, teleféricos e oceanários. O objectivo inicial fora o de celebrar o [Vasco da] Gama; o subliminar, o de aumentar o prestígio e a auto-estima dos indígenas; o recôndito, o de fazer negócio; o final, o de comemorar os Oceanos.
A Expo [98] é circo, vaidades, psicanálise e construção civil. Um amalgamado de histórias desinteressantes e em muitos casos uma imensidão vazia, cheia de nadas e coisas nenhumas, próprias de quem faz do ócio e da futilidade uma profissão ou, quem sabe, o objecto de uma vida.
A Expo [98] não passa da manifestação do espírito do saloíismo nacional e da necessidade de afirmação na irrelevância.
Queremos um país com prestígio e auto-estima?? Mas um país com prestígio e auto-estima é um país bem governado, bem organizado, com bons serviços públicos de saúde, com boas estradas, um sistema de segurança social justo e que contemple quem realmente necessita e com uma economia (realmente) em expansão. Não é a fazer uma exposição que se adquire prestígio e se aumenta a auto-estima. A Expo [98] é a vontade de fingir que Portugal é um país que não é.
Os visitantes [da Expo] podem dizer que estão perante uma maravilha. Eu não os acompanho. Considero que os portugueses mereciam melhor. Contrariamente ao que os organizadores da Expo [98] julgam, o oposto do elitismo não é a vulgaridade: é a dignidade e o respeito pelo outro. Ao patrocinar [construindo] esta feira de banalidades, o Estado demitiu-se da sua função nobre. Os impostos que os portugueses pagam não deveriam servir para dar espectáculos de luz e som aos meus compatriotas, mas para os educar. Na impossibilidade de impedir a participação de quem quer que seja nestas palermices, limito-me a denunciá-las.
Ao contrário do que se diz, a Expo [98] é, também, muito portuguesa. É uma óptima ilustração do Portugal de finais do século XX: um país pretensioso, inculto e provinciano. Como lembra[va] Fernando Pessoa, o provincianismo consiste em pertencer a uma civilização sem tomar parte no seu desenvolvimento, ou seja, em seguir mimeticamente o que se passa nos países mais avançados, "com uma subordinação inconsciente e feliz". A característica que mais distinguia o [indivíduo] provinciano do ser civilizado era "a [extrema] admiração [daquele] pelos grandes meios": as cidades novas e as inovações técnicas. Os povos civilizados criam o progresso, por isso, lhe não atribuem importância de maior.
Terminava com um conselho terapêutico: que o doente comece por tomar consciência do [seu] provincianismo. Nunca será tarde demais para nos convencermos de que o «Mergulho no Futuro» dos outros não [nos] leva a lado nenhum.
post scriptum: Já lá dizia Herberto Helder, "puta de vida subdesenvolvida", nos dias de hoje, em beata tonalidade rosa.


9.7.06

Protecção da orla costeira de Santa Cruz (I) 

photo
Anteriormente havíamos intitulado (erradamente) algumas imagens como sendo «Obras no porto das Poças, em Santa Cruz», quando (correctamente) se trata das obras de protecção da orla costeira de Santa Cruz [podem ver-se outras (1, 2, 3) fotografias].
Saudações florentinas!!

7.7.06

Poluição ambiental é bastante "simplex"... 

photo
Saudações florentinas!!

5.7.06

Programa da XXI Festa do Emigrante 

Este ano a Festa do Emigrante (já na sua XXIª edição) cresce mais um dia, começando [mais cedo] na quinta-feira e estendendo-se [como normalmente] até à segunda-feira (feriado municipal), ou seja, de dia 13 a 17, no concelho mais ocidental da Europa, as Lajes.

Eis, então, o programa da Festa do Emigrante 2006:

na quinta-feira, dia 13:
às 20h ocorre a sessão de boas-vindas pelo Presidente da Câmara Municipal;
às 20h10 acontece a apresentação do livro "Inventário do Património Imóvel dos Açores" pelo dr. Jorge Paulus Bruno;
às 20h40 haverá "Momentos Musicais", com interpretação em viola clássica do conceituado músico Victor Castro;
às 21h ocorrerá a apresentação do livro "Casais das Flores e do Corvo; Extractos dos Assentos de Casamento 1675-1911", da autoria de Francisco Pimentel Gomes [a que já nos haviamos referido anteriormente];
e às 21h30 acontece "Momentos Musicais", com a parte final da interpretação do músico Victor Castro.

Na sexta-feira, dia 14:
às 20h ocorre (novamente) a sessão de boas-vindas pelo Presidente da Câmara Municipal;
das 20h às 22h30 haverá programa infantil com animação de rua, malabarismo, andas, monociclo, jogos de fogo, pinturas de rosto, esculturas de balões e ainda mais algumas outras diversões para a pequenada;
às 20h10 acontece a conferência sobre "Representatividade das ilhas pequenas açoreanas na Autonomia político-administrativa dos Açores", pelo dr. Madruga da Costa;
às 20h45 ocorre a apresentação do livro "Obras do padre José António Camões", da autoria de José Arlindo Armas Trigueiro;
às 21h15 haverá "Momentos Musicais", com interpretação em viola clássica do conceituado músico Victor Castro;
às 21h30 ocorre a apresentação do livro "Os Açoreanos e as Pescas: 500 Anos de Memória", o IV da série "O Homem e o Mar", da autoria de João António Gomes Vieira;
às 21h acontece "Momentos Musicais", com a parte final da interpretação do músico Victor Castro;
às 22h30 ocorre a actuação de Ruth Marlene e seus bailarinos;
e às 23h45 há baile animado pelo conjunto musical graciosense, Os Rebeldes.

No sábado, dia 15:
durante a tarde (e em simultâneo) decorrem variadas actividades desportivas;
das 20h às 22h30 haverá programa infantil com animação de rua;
às 21h decorre o desfile das Marchas da Festa do Emigrante;
às 22h acontece a actuação do Grupo Folclórico e Etnográfico da Associação Cultural Lajense;
às 22h45 ocorre a actuação da artista luso-americana Olívia;
às 23h30 acontece a actuação da artista Nucha;
e às 00h30 há baile animado pelo conjunto musical graciosense, Os Rebeldes.

No domingo, dia 16:
às 11h ocorre o tradicional Cortejo do Divino Espírito Santo;
às 12h decorre a Missa solene na Matriz das Lajes, presidida pelo Bispo dos Açores, António de Sousa Braga;
às 13h acontece o servir das Sopas de Espírito Santo para toda a ilha e forasteiros;
durante a tarde decorrem variadas actividades desportivas;
das 20h às 22h30 haverá programa infantil com animação de rua;
às 21h decorre a actuação da Filarmónica Nossa Senhora dos Remédios, da freguesia da Fajãzinha;
às 22h ocorre a actuação da Tuna Sol Mar, da freguesia da Fajã Grande;
e às 23h acontece a actuação do trio feminino Can Can.

Na segunda-feira, dia 17:
durante a tarde decorrem variadas actividades desportivas;
das 20h às 22h30 haverá programa infantil com animação de rua;
às 21h decorre (novamente) o desfile das Marchas da Festa do Emigrante;
às 22h30 acontece a actuação do artista José Alberto Reis;
e às 0h acontece o fecho da XXI Festa do Emigrante, com a sessão de fogo de artifício e de fogo preso.

Notas: no edifício dos Paços do Concelho estará patente ao público uma exposição de fotografias, sobre o tema "A Festa na Praça de Touros de Montemor-o-Novo", da autoria de Francisco Salgueiro.
Durante o período da Festa do Emigrante 2006 o serviço de refeições estará a cargo de vários restaurantes, tasquinhas e quiosques, nas proximidades do recinto das festas.
De sexta-feira a domingo estará em funcionamento [à noite] a discoteca, no campo de Jogos da ex-Rádio Naval.

[As informações acima reproduzidas do programa da XXI Festa do Emigrante (embora ainda sujeito a alterações) foram retiradas do original em diário da Lurdes.]
Saudações florentinas!!

4.7.06

Ainda... a Auditoria Ordinária da Inspecção Administrativa Regional ao Município das Lajes 

Há algumas semanas atrás, o semanário das ilhas "Expresso das Nove" trazia a "argolada" abaixo transcrita:
Barraca n[a ilha d]as Flores
O Tribunal Administrativo [Regional] investigou e denunciou diversas irregularidades da Câmara Municipal das Lajes das Flores, a tal [edilidade] cujo presidente [João Lourenço] diz alto e bom som que "a comunicação social não mete o nariz no meu concelho"! Pois a verdade é que o tribunal meteu e descobriu muitas situações anómalas. Cá o Argolas sempre disse que o PSD cometeu um erro ao apoiar a recandidatura de João Lourenço à presidência da autarquia [lajense].


Na edição da presente semana deste mesmo semanário das ilhas, o Rocha dos Bordões - Fórum ilha das Flores foi citado na secção «blog-in» do "Expresso das Nove", sobre um nosso (anterior) texto sobre a presente temática [a Auditoria Ordinária realizada pela Inspecção Administrativa Regional ao Município das Lajes].
Saudações florentinas!!

3.7.06

«Internet de banda larga em todo o país»... ainda não chegou às ilhas das Flores e Corvo!!! 

A internet de banda larga (vulgo, acesso/ligação ADSL) está disseminada pelo país inteiro [confira-se o relatório da ANACOM, entidade portuguesa reguladora do sector das telecomunicações], gabando-se o primeiro-ministro José Sócrates que "Portugal entrou no clube restrito da cobertura total de internet em banda larga", durante a cerimónia de ligação da última central telefónica da Portugal Telecom em banda larga.
photo
Às ilhas ocidentais açorianas das Flores e do Corvo é que ainda não chegou essa velocidade de ligação de internet em banda larga, assim mantendo-se os motivos para ter activ@ @ noss@ petição/abaixo-assinado electrónic@ reivindicando por ADSL "à séria" para as ilhas das Flores e do Corvo, presentemente contando com 274 assinaturas.
Há duas semanas atrás, voltamos a comunicar [por email] as informações e os dados desta reivindicação às entidades competentes [e já anteriormente contactadas: as prestadoras nas ilhas das Flores e Corvo do serviço de internet de banda larga ADSL (Sapo e Telepac [do grupo Portugal Telecom] e as demais concorrentes: Oni e Clix), a entidade reguladora das telecomunicações (a ANACOM) e várias entidades do Governo Regional (Presidência, Vice-Presidência e Direcção Regional da Ciência e Tecnologia)] mas (a conselho de um nosso leitor, realizado no espaço de comentários) desta vez quissemos alargar o lote de entidades conhecedoras desta nossa queixa e luta de consumidor@s-mal-servid@s, contactando [para além das entidades atrás referidas] o Instituto do Consumidor e a Deco (Associação para a Defesa do Consumidor).
Desta nossa comunicação apenas obtivemos resposta (de novo) por parte da Sapo ("informamos que as novas velocidades [de acesso internet ADSL] não são garantidas, mas sim velocidades máximas possíveis. A velocidade real [de ligação internet ADSL] depende das condições técnicas e da localização da linha telefónica, bem como do nível de utilização do website a que um cliente esteja a aceder. Deste modo a PT.com cobra a mensalidade de acordo com o tarifário escolhido pelo cliente e de acordo com as velocidades máximas possíveis.") e da Telepac ("informamos que, para a PT.com disponibilizar o serviço Telepac ADSL.PT, é necessário que a central telefónica da área [da residência do cliente] possua um equipamento específico, denominado DSLAM, que permitirá a utilização em simultâneo do acesso à internet e o uso do seu telefone fixo. Os planos de expansão da rede Telepac ADSL.PT prevêem a breve prazo uma cobertura significativa do território nacional continental e insular. Infelizmente, não nos é possível indicar uma data efectiva para podermos disponibilizar o serviço Telepac ADSL.PT na área indicada [ilhas das Flores e Corvo]. Contudo, pode efectuar um pré-registo, sem qualquer compromisso, no sítio da Telepac e assim ser notificado por email aquando da disponibilização do serviço ADSL para o número de telefone indicado. Mais informamos que o número de pré-registos existentes em determinada região é um dos factores considerados para a abertura de novas áreas com tecnologia ADSL.").
O ministro [das Obras Públicas, Transportes e Comunicações] Mário Lino garantiu que a cobertura total do país à internet em banda larga foi uma "aposta ganha". "Portugal é um dos poucos países que se pode orgulhar de oferecer a toda a população o acesso à [internet de] banda larga. Estamos no pelotão da frente em termos de modernização tecnológica", frisou. Mesmo perante toda esta propaganda governamental, continua-se (por ser a mais pura realidade) a negar que tal seja verdadeiro [a cobertura de internet de banda larga (ADSL) em todo o país], muito menos nas ilhas das Flores e Corvo!!
Saudações florentinas!!

2.7.06

Artistas da Festa do Emigrante 2006... 

photo
A organização da XXI Festa do Emigrante está a cargo da Associação Cultural Lajense.
Saudações florentinas!!

1.7.06

Cartaz da... 

photo
Saudações florentinas!!

[Quartos-de-final do Mundial 2006:] Vitória! 



Serviço prestado por Blogger

Comentários por backBlog