<$BlogRSDUrl$>

31.10.04

Mudança para o horário de Inverno 

photo Já tod@s se devem ter dado conta que hoje o entardecer deu-se mais cedo do que estavamos habituad@s; pois é, na madrugada de hoje (mais precisamente à 1 hora da manhã dos Açores) os relógios andaram para trás 60 minutos, cumprindo-se assim, e para este ano, o fim do horário de Verão e o regresso à hora solar real. Espera-se que ninguém tenha andado enganad@ [com a questão das horas] durante o dia de hoje...
Saudações florentinas!!

28.10.04

"Argolada" sobre as chuvadas fortes [e os seus (eventuais) efeitos nos leitos das ribeiras] 

Da edição a sair amanhã do semanário "Expresso das Nove" retira-se a seguinte "argolada":
Chuvadas fortes de volta
O mau tempo chegou. As chuvas intensas das últimas semanas trouxeram à lembrança de todos cenas tristes do passado. Resta saber é se os responsáveis actuaram antecipadamente na limpeza dos leitos das ribeiras, entre outras medidas preventivas, para que não hajam mais perdas no Inverno deste ano.

Saudações florentinas!!

27.10.04

"Argolada" sobre os maus resultados eleitorais da Coligação Açores 

Da edição desta semana do semanário das ilhas "Expresso das Nove" retirei a "argolada" que abaixo segue:
Penalizações
Como é que Victor Cruz queria ganhar eleições com João Lourenço a encabeçar a lista de deputados pela ilha das Flores? Como é que queria ganhar eleições com Paulo Gusmão em 4º lugar na lista de deputados por São Miguel? Há limites para tudo e o eleitorado encarregou-se de os estabelecer com clareza.


25.10.04

Série Açores: 5ª jornada 

photo Há algum tempo [mais precisamente 3 semanas] que não davamos informações sobre os resultados que iam ocorrendo no normal desenrolar do calendário competitivo da série Açores 2004/2005 [pelas razões (várias vezes) anteriormente invocadas]; entretanto, deram-se dois empates e uma vitória do Boavista e três derrotas dos Minhocas [pode-se conferir o calendário com os resultados]. Mas sublinha-se uma correcção aos resultados que aí constam: na 3ª jornada deram o empate a 2 entre o Santiago de Água de Pau e o Boavista como tivesse sido uma derrota do Boavista por 2-0 [o que, pelas informações mais fidedignas que temos, é incorrecto]; assim sendo, deve-se (na classificação) retirar dois pontos [e acrescentar 2 golos sofridos] ao Santiago e acrescentar um ponto [e dois golos marcados] ao Boavista (tendo, então, 6 pontos e ocupando o 7º lugar), enquanto os Minhocas só averbaram derrotas (tendo apenas marcado um golo e sem qualquer ponto conquistado ocupam o 10º e último lugar na classificação).
Quase atingido o primeiro terço da fase inicial da série Açores nota-se que os Minhocas, os Leões e o Capelense [pelos seus inícios titubeantes na competição] deverão ter sérias dificuldades na sua manutenção, enquanto que, por outro lado, o Desportivo Velense (de São Jorge) se mostra como a grande surpresa, ocupando a liderança isolada da prova. Mas, ainda há muitos jogos por fazer... no próximo fim-de-semana realiza-se a 6ª jornada: o Boavista vai à ilha Terceira jogar com os Leões, enquanto os Minhocas recebem o Angrense.
Saudações florentinas!!

21.10.04

Porque não tenho "blogado" nos últimos dias... 

photo photo Numa das suas últimas entrevistas Salgueiro Maia (capitão da Revolução de Abril) disse: "Há os Estados Socialistas, os Estados Capitalistas e o [triste] Estado a que chegamos"... Quem não queira crer que constacte a repressão policial acontecida na manhã da passada terça-feira e na tarde seguinte na Universidade de Coimbra [como as fotos bem comprovam; parece que estamos num regresso ao passado [30 anos atrás] em que Democracia (temos um Governo não eleito pela população) e Liberdade (de manifestação e expressão de contestação) são palavras vãs e já em completo desuso].

18.10.04

Resultados das Eleições Legislativas Regionais 

Quem queira aceder aos resultados eleitorais das Legislativas Regionais ocorridas ontem pode aceder à comparação com as eleições de à 4 anos atrás e também a outros dados eleitorais, apenas à distância de um simples clique.
Saudações florentinas!!

16.10.04

Em tempo de reflexão política individual [para as Eleições Legislativas Regionais de amanhã] apenas queremos deixar o nosso agradecimento pelo elogio que o Paixão da Educação nos fez: "Para vencer a insularidade, que no caso da Ilha das Flores é praticamente dupla insularidade, não há melhor que um blogue. Este, por acaso: Rocha dos Bordões - Fórum ilha das Flores. As Flores são desde então uma cyber-ilha no arquipélago da blogosfera."
Saudações florentinas!!

Irresponsabilidade(s), imaturidade(s) e irreflexões, próprias dos 20 (e tais) anos??? 

No dia de reflexão [véspera das Eleições Legislativas Regionais]...
photo
Leia-se, ainda, o Pequeno Dicionário Açoriano, realizado pela jornalista Ana Sá Lopes, do jornal Público.

15.10.04

Coligação Açores?? NÃO, tenha-se muito cuidado com Paulo Gusmão!!! 

photoHá uns meses atrás deu-se [ou espera-se que se tenha efectivamente dado] um clarificar de posições: Victor Cruz garante (e já terá acordado isso com Alvarino Pinheiro) que Paulo Gusmão não terá qualquer lugar no (eventual futuro) elenco governativo regional [em caso de vitória eleitoral da Coligação Açores no próximo domingo, que "Deus nos salve!!"] mas garantem-lhe (Cruz e Alvarino a Gusmão) um lugar de topo na bancada parlamentar da Coligação [possivelmente bastante parecido com o que se mostra na imagem à esquerda deste texto]. Em que ficamos?? Afinal, Paulo Gusmão incomoda ou não?? Ou apenas se atira areia para os olhos das pessoas, tentando iludi-las/enganá-las?? Paulo Gusmão é do pior que a Direita em Portugal tem!! É profundamente xenófobo, machista, racista, homófobo e outras falta de qualidades de que agora não me lembre. Para Gusmão tudo o que soe a diferença e tolerância para com o que é ou quem é diferente é algo de inimaginável. Uma sociedade livre não pode conviver com quem é assaz intolerante e que coarcta as liberdades d@s outr@s da forma que Paulo Gusmão o faz.
photo Pode ver-se como Victor Cruz e Paulo Gusmão (afinal, talvez) se dão bem [juntos na imagem (à direita) que se reporta a uma acção de campanha eleitoral para as Eleições Europeias, no passado mês de Junho]:

Por último, leiam-se algumas "argoladas" saídas recentemente no semanário das ilhas, o "Expresso das Nove":

"´Tou nem aí..."
Começa a causar muita impressão a ausência sistemática de dirigentes do Partido Popular na campanha eleitoral de São Miguel efectuada pela Coligação Açores. Alguma coisa terá acontecido...


Vergonhoso
A forma como o Governo da República se envolveu e empenhou na campanha para as Eleições [Legislativas] Regionais não tem qualquer precedente. Em mais de duas décadas de autonomia nunca se tinha visto tal coisa. Promessas como a redução das tarifas aéreas, perdoar a dívida do Serviço Regional de Saúde ao Serviço Nacional de Saúde, utilização de meios das forças armadas para o transporte de correio para as ilhas [mais pequenas e longínquas], oferta de uma passagem aérea a todos os estudantes açorianos deslocados no Continente, anúncio de reunião do Conselho de Ministros em Ponta Delgada, de tudo um pouco se viu e ouviu. Isto para não falar do constante vaivém de ministros e governantes nacionais para os Açores. Uma campanha que ficou, deste modo, marcada pela excessiva e inaceitável intervenção do Governo da República, numa manobra eleitoralista sem precedentes nos 28 anos de autonomia regional.


Eles andam por aí?
Os dirigentes do PP andaram sumidos durante a maior parte da campanha eleitoral. Cá o Argolas ouviu dizer que o sumiço da malta do PP foi propositado e estratégico, de modo a não "ferir" as sensibilidades de certas franjas tradicionais do eleitorado social-democrata que, pura e simplesmente, não vê com bons olhos a coligação com os populares. Independentemente disso, há muito boa gente do PSD que acha que o PP não trouxe qualquer mais-valia à campanha.


Uff!!!
A campanha eleitoral [para as Eleições Legislativas Regionais] termina nesta sexta-feira. Finalmente, chegou o momento de falar menos e fazer mais. Ao longo de quase um ano os açorianos foram bombardeados com informação, contra-informação, críticas, promessas, enfim, tudo o que é possível e imaginário. Se é verdade que esta foi uma das campanhas [eleitorais] mais ferozes de que há memória nos Açores, também não é menos verdade que foi uma das mais niveladas por baixo de sempre.


O fim do "Circo" 

Finalmente, chegamos ao último dia do "circo" da campanha eleitoral! Foram 13 dias de promessas, de ataques, de palavras vãs... Aqui, pelas Flores, foram dias de sacos de cimento, de metros cúbicos de areia, de impermeáveis, de camisolas, de esferográficas... Já lá vai o tempo em que se discutiam as ideias! O que interessa é ter a Tia Maria do Nordeste de um lado, e a Adelaide Ferreira do outro. O resto pouco importa, até porque o povo cada vez mais quer é pão e circo. O que interessa haver um candidato, João Lourenço, que já assumiu não ir ocupar o seu lugar na ALRA, ou então só lá ir quando lhe convier? O que interessa saber que os grandes partidos trabalham apenas para os líderes, como se o que se estivesse a eleger fosse um Presidente? O que interessa que um empresário da construção civil esteja a distribuir benesses a quem prometer votar no PS? O que interessa se tanto na Coligação, como no PS, todos os que lá estão são coniventes com esta baixa política? O que interessa que o único candidato que se assume das Flores e pelos florentinos seja Paulo Valadão? A resposta é nada... O que querem é pão e circo, e uma discussãozinha no café ,e uma pancadinha atrás das costas, e um saco de cimento, e um emprego para o filho, e... e...

No Domingo veremos os resultados, mas temo que se aproxime a tão falada bipolarização entre os dois partidos que afinal são muito mais irmãos do que querem fazer crer. Utilizando uma famosa expressão, mudam-se apenas as moscas... As moscas do tempo do amaralismo, as moscas que fazem pressão sobre os brilhantes desta praça, as moscas que assinam acordos com empresas de construção civil quatro meses antes...

Estaremos perdidos? Ainda,quero acreditar que não... E, assumidamente, desejo e espero que no Domingo haja umas boas centenas que acordem da modorra, e respondam nas urnas com um NÃO a uma maioria absoluta,quer de laranjas-azulados, quer de rosinhas... Esse NÃO, em São Miguel passará pelo voto no BE e na CDU, e nas Flores e no Faial pelo voto na CDU.

14.10.04

Eleições Legislativas Regionais 2004: alguns (possíveis) problemas de memória... 

photo Afinal, nas eleições legislativas regionais (do próximo domingo) preparamo-nos para eleger deputad@s regionais por ilha ou (eventuais futuros) presidentes do Governo Regional?? Que ninguém se esqueça que alguns candidat@s a deputad@s pela nossa ilha só devem estar a pensar nas suas (futuras) subvenções vitalícias!! Senão, porque seria que gente que (do conhecimento geral) tão mal se dá e tanto se critica, se consegue(??) juntar numa Coligação?? Os Açores voltarem ao Amaralismo do passado?? Não, "por amor de Deus"!!

13.10.04

Associação Amigos da ilha das Flores inaugurou a sua sede!!! 

photo Da "Associação Amigos da ilha das Flores" [AAiF] recebemos um@ comunicado/notícia d@ qual transcrevemos os extractos que seguem abaixo (em itálico [sendo os negritos da nossa lavra]):
A sede da AAiF foi inaugurada no passado sábado (dia 9 de Outubro) em Ponta Delgada (São Miguel), contando com a presença de cerca de uma centena de pessoas, entre associados e demais convidados.
[...] Na sua intervenção o presidente da direcção da AAiF, Luís Paulo Pereira, recordou o historial da associação desde a sua criação a 19 de Fevereiro de 2003 até ao dia da inauguração [da sede], passando pelas actividades já realizadas e falando também dos projectos futuros. Frisou também os princípios filosóficos que estão no cerne desta associação, sublinhando a questão emocional que une os florentinos à sua terra natal e que aprenderam a valorizar esta ausência de uma forma muito especial, sem esquecer a forte atitude cívica que caracteriza a AAiF. Relembrou as tradicionais Sopas de Espírito Santo à moda das Flores que todos os anos se realizam em São Miguel; o I Encontro Cultural da Ilha das Flores que decorreu em Abril [do presente ano] e a exposição de fotografias desta ilha que esteve patente ao público durante um mês na aerogare do aeroporto João Paulo II em Ponta Delgada.
Entretanto, [afirmou Luís Paulo Pereira] decorreu um longo período de conversações e negociações, que nem sempre foram fáceis, até que finalmente foi possível terem uma sede própria, que é para todos [@s associad@s] motivo de grande satisfação e orgulho. Para o efeito, a AAiF contou com o apoio do Governo Regional (valor do imóvel), bem como das Câmaras Municipais de Santa Cruz das Flores e Lajes das Flores (juros do respectivo empréstimo bancário que foi necessário contrair). Por outro lado, e para viabilizar a aquisição do imóvel em questão, foi ainda necessário contrair um empréstimo de dez mil euros, do qual os órgãos sociais da AAiF foram solidariamente responsáveis pelo pagamento da dívida em causa.
A AAiF espera agora poder contar com o apoio e incentivo dos seus associados para levar avante os objectivos a que se propõem para os próximos tempos. Exemplo disso são a realização de diversas actividades para angariação de fundos: festa/convívio de São Martinho; festa/convívio de Natal; arrematações; bingos; torneios de damas, xadrez e cartas, entre outros.
Esta associação tem também a intenção de desenvolver um projecto que visa apoiar os doentes mais desfavorecidos e com maiores dificuldades financeiras que da ilha das Flores se desloquem a São Miguel. Deste modo, os mesmos poderão ficar alojados no edifício sede da associação - sito ao número 89 da Rua do Peru em Ponta Delgada - na sequência de um protocolo entre a AAiF e [ambas] as autarquias florentinas. Além dos espaços destinados a acolher estas mesmas pessoas, a sede tem também diversos espaços de convívio que servirão de ponto de encontro entre florentinos, descendentes, amigos e simpatizantes, ajudando assim a impulsionar tudo isto, além de enriquecer e [fazer] crescer a própria associação.
Afinal, promover a ilha das Flores na globalidade do seu contexto regional e nacional, e enquanto região ultra-periférica na comunidade europeia, são os grandes objectivos desta associação que foi criada há pouco mais de um ano por florentinos residentes na ilha de São Miguel.
A AAiF pretende pois promover o bem estar dos naturais das Flores e daqueles com quem vivem, bem como incrementar o intercâmbio com aquela ilha, realizando assim acções culturais, sociais e desportivas, como tem vindo a acontecer desde a sua criação.

Saudações florentinas!!

12.10.04

A nossa campanha eleitoral... à americana! 

photo
Eis as queixas "anónimas" a Bruxelas e o CD do telefonema de César a Brilhante.
Saudações florentinas!!

11.10.04

Mar tempestuoso destrói veleiro!!! 

Ontem tivemos mais um dia de mau tempo na ilha das Flores: muita chuva, ventos fortes e mar algo tempestuoso. Com tudo isto deu-se um "naufrágio" no porto das Lajes; explicando melhor, um veleiro que lá se encontrava não resistiu à força das ondas, sendo que as suas amarras quebraram-se e o veleiro foi de encontro às rochas junto à praia da Calheta tendo-se desfeito e ficado no estado de destruição que a foto abaixo comprova.
photo
Saudações florentinas!!

10.10.04

(A última??) Sondagem para as Eleições Legislativas Regionais 

Foi publicamente divulgada este fim-de-semana [aquela que se presume seja] a última sondagem antes das Eleições Legislativas Regionais nos Açores (que se realizarão no próximo domingo, recorde-se): sondagem para a Rádio Renascença, semanário Expresso e SIC, realizada pela EuroSondagem [consulte-se a súmula da sondagem no gráfico da imagem abaixo].
photo No que toca a mandatos [entenda-se, eleição de deputad@s] esta sondagem indica 27 a 30 para o PS e de 25 a 22 para a Coligação Açores, ou seja, (sempre e em quaisquer dos cenários previstos pela sondagem) mantem-se o Governo PS e a maioria absoluta de Carlos César, sendo, ainda [e talvez mais importante e preocupante (a meu ver, é claro)], "pulverizada" a posição do PCP na Assembleia Regional perdendo os seus 2 deputados (o "nosso" Paulo Valadão e Decq Mota [pelo Faial]) e o Bloco de Esquerda não elege(rá) qualquer deputad@. Leia-se a análise saída no Diário de Notícias: perspectiva de bipolarização extrema [PS de um lado, Coligação Açores (PSD e CDS/PP) do outro] e de (ab)uso do [chantageador] estratagema mental do voto útil.
Quem queira fazer uma pequena retrospectiva evolutiva, comparando as anteriores sondagens realizadas para estas eleições legislativas regionais, fique a saber que saiu, inicialmente, uma sondagem em Maio e, depois, outras duas já em Setembro (uma séria e outra menos séria). Sobre sondagens, seriedade(s) e independência(s) [assunto de que já se falou anteriormente] veja-se a intervenção legislativa que o Governo Central prepara, sabendo-se que até o próprio PSD tem telhados de vidro no que toca à (eventual futura) "lei Rui Oliveira e Costa" e que este se disse ameaçado pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares [o mesmo senhor(?) que conseguiu mandar calar Marcelo Rebelo de Sousa com as suas "homilias" dominicais na TVI].
Junto com esta sondagem [e na edição desta semana do semanário Expresso, nomeadamente na sua revista Única] saiu uma longa reportagem sobre (crise d)a lavoura açoriana e extensas entrevistas com Carlos César e Victor Cruz. Por último, mas a ter em muita atenção, veja-se que a maioria d@s deputad@s não cumprem o seu mandato até ao fim.

9.10.04

Retardamento nas obras do porto das Lajes 

O mar verdadeiramente tempestuoso que assolou a ilha das Flores há duas semanas atrás deixou marcas bem visíveis n[o retardamento d]as obras de recuperação do porto das Lajes, nomeadamente [e como se comprova com os sinais vermelhos na foto abaixo] nos apoios de uma das gruas que fazem as ditas obras de recuperação do porto das Lajes (que agora ainda serão mais demoradas, certamente).
photo
Saudações florentinas!!

Continuam as obras de reabilitação do centro da vila de Santa Cruz... (I) 

photo
Saudações florentinas!!

Iate encontrado à deriva ao largo das Flores!! 

três semanas atrás foi encontrado à deriva ao largo da ilha das Flores um iate (com algum estado latente de abandono, como se comprova na foto abaixo). A questão que fica no ar é que histórias terá este iate para contar?? Algumas já as (ou)vimos/soubemos várias vezes...
photo
Saudações florentinas!!

8.10.04

Grandes chuvadas nas Flores!! 

Na noite da passada terça-feira a ilha das Flores foi fustigada por fortes chuvadas, tendo inclusivé acontecido cortes no fornecimendo de electricidade para toda a ilha e algumas pequenas obstruções de estradas em vários pontos da ilha.
Saudações florentinas!!

Série Açores: 2ª jornada 

photo No passado sábado jogou-se a 2ª jornada da série Açores: nas Flores o Boavista empatou a zero com o Capelense, enquanto que na Terceira os Minhocas foram goleados por 4-0 pelos Leões (do Porto Judeu) [pode ler-se a crónica deste último jogo]; quanto à classificação o Boavista tem 1 ponto (ocupando o 7º lugar) e os Minhocas ainda não pontuaram (sendo últimos classificados).
No fim-de-semana que aí vem jogar-se-á a 3ª jornada, com os Minhocas a receberem o Santo António e o Boavista a ir a Água de Pau (São Miguel) jogar com o Santiago [ambas as equipas adversárias também se encontram em situação bastante adversa neste início de época].
Já haviamos explicado anteriormente que nesta época da série Açores (2004/2005) não iriamos informar dos resultados das equipas das Flores tão assiduamente como no passado recente, devido a disponibilizarmos [em contínuo e a todo o tempo, no nosso espaço das ligações (à direita)] a ligação directa para o calendário e os resultados da série Açores; frise-se: esta época apenas nos reportaremos a crónicas de jogos ou outras informações de relevo (que não meramente os resultados dos jogos) porque deixamos esses mesmos resultados apenas à distância de um clique.
Saudações florentinas!!

7.10.04

"Recortes" da campanha eleitoral 

No jornal "Público" considerou-se que Carlos César havia perdido o debate televisivo com Vítor Cruz [na RTP-Açores, na noite da passada sexta-feira (dia 1)]. O que parece ficar (de maior realce) desse debate é [outra vez, e como cada vez mais acontece numa certa política] uma sessão completa de espectáculo circense, faz-se espalhafato e folclore em vez de se debater e esplanar ideias (para a Região e para cada ilha em particular).
Após o debate Carlos César defendeu-se de algumas acusações (apresentadas no debate televisivo) mas as palavras serão sempre aquilo que são: "Brilhante, é Carlos César. Vi com surpresa o teu nome numa lista de apoio ao PSD. Precisava falar contigo." Nos Açores não há perseguições político-partidárias?? Mas então o que quer dizer "é Carlos César. Vi com surpresa o teu nome numa lista de apoio ao PSD. Precisava falar contigo"??!! Contudo, a hipocrisia (e o oportunismo e a falta de memória!) é algo de absolutamente desprezível!! Já não se lembrarão @s senhor@s(?) da Coligação Açores dos tempos dos Governos Regionais de Mota Amaral?? Da exigência do "cartãozinho laranja"?? Da enorme pressão, então exercida, sobre tod@s e quaisquer funcionári@s públic@s?? Ainda vamos tendo mordaças (um pouco por todas as ilhas dos Açores) mas lembremo-nos de como era há uns anos atrás. Neste aspecto, concedo (apesar de tudo), que estamos ainda longe de estar bem, mas bem piores já estivemos!!
Para terminar, atente-se ao percurso (sempre pela certa) de Vítor Cruz dentro do PSD/Açores [resguardou-se (sempre!) nos maus momentos do partido, nunca querendo "assumir o barco" em alturas de "mar tempestuoso"] face ao percurso de Carlos César; e leia-se o questionário realizado pelo "Expresso das Nove" aos rostos mais visíveis das quatro maiores forças políticas em contenda nestas Eleições Legislativas Regionais dos Açores [nomeadamente: Carlos César pelo PS, Victor Cruz pela Coligação Açores, Decq Mota pela CDU e Zuraida Soares pelo Bloco de Esquerda].

Rotatividade d@s ex-Minitr@s/Governantes 

photo Há uma semana atrás já havia abordado este assunto (o[s] caso[s múltiplos] d@s governantes que após a sua saída de funções do Governo vão directamente (ou quase) para cargos de nomeação política, enchendo aí os seus bolsos); mas nada melhor do que um cartoon (a caricatura ridicularizante das situações do nosso quotidiano) para melhor se (a)perceber as questões... sai Mira [com uma rica reforma "às costas"] entra Celeste... pela porta giratória da Caixa Geral de Depósitos [o Banco Público, relembre-se]...
[Acrescento(s) posterior(es): veja-se como Mira Amaral e Celeste Cardona são pessoas integras e muito sérias!! Talvez que ambos merecessem a aprovação deste projecto de lei com efeitos retroactivos; a bem da transparência e da credibilização da actividade política! Para que não seja tudo um mero "Jardim da Celeste"... giroflé-flé-FLA]

6.10.04

Início (oficial) da campanha eleitoral para as Eleições Legislativas Regionais 2004 

Teve no passado domingo oficialmente início a campanha eleitoral para as Eleições Legislativas Regionais dos Açores [que se realizarão a 17 deste mês, relembra-se].
Aconselha-se a leitura de um artigo e do editorial do Diário Insular (sobre as campanhas eleitorais e as promessas realizadas nessas épocas pelos partidos); assim como se aconselha uma breve passagem, mesmo que de relance, para se ver como começou a campanha eleitoral para o PS, para a Coligação Açores, para a CDU e para o Bloco de Esquerda.
Saudações florentinas!!

5.10.04

A(s) solidariedade(s) para com José Francisco Fernandes... 

Partindo de uma notícia do Diário dos Açores [sobre o "fenómeno" da entrega de cartões de militante no PSD/Flores] relevam-se alguns depoimentos que considero interessantes (com a devida ligação à notícia de onde foram retirados os extractos [das declarações e da notícia] abaixo transcritos).
[No final do passado mês de Agosto,] 95 militantes do PSD nas Flores demitiram-se do partido em protesto pela exclusão do deputado José Francisco Fernandes [JFF] da lista de candidatos da Coligação Açores pelo círculo da ilha às eleições regionais de [17 de] Outubro, num acto de solidariedade para com o deputado JFF e [como] a expressão da condenação pela falta de respeito de que [JFF] foi vítima por parte do PSD-Açores.

Cíntia Jorge [líder da JSD/Flores] sempre disse nos órgãos locais do partido que não era altura para fazer mudanças em termos de candidatos, acrescentando que a escolha de "João Lourenço foi o pior que poderia ter acontecido ao PSD".

José Carlos Mendes [vereador da Câmara Municipal de Santa Cruz] critica sobretudo a forma como JFF foi tratado em todo este tempo e realçou que "não se pode usar as pessoas apenas quando as mesmas são necessárias e quando não se precisa delas põem-se pela porta fora a pontapé. As pessoas que trabalharam para este partido [PSD], e muito, têm que ser tratadas com respeito e dignidade".

José Alberto Rodrigues [presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz, passando (tal como JFF) a independente] não se importa que o seu partido de sempre [o PSD] saia penalizado com estes abandonos: "eu tenho a certeza que isso prejudica o PSD, porque já existia uma estabilidade a nível [do] PSD, mesmo com a presença do deputado que aqui estava [JFF, no caso]. Para regularizar esta estabilidade [do PSD e da Coligação Açores], na minha maneira de ver, seria que o mesmo deputado [fosse cabeça de lista] e com uma boa campanha eleitoral se chegaria a um bom termo [/resultado eleitoral]".

Por outro prisma, José Manuel Bolieiro [secretário-geral do PSD/Açores] lamentou que as pessoas dêem mais importância aos seus interesses pessoais do que aos interesses do seu partido, sublinhando que "as pessoas não devem cuidar apenas dos seus interesses pessoais quando estão envolvidos num projecto político, devem aceitar que hoje estão numa missão política ao serviço dos outros e que amanhã podem ser substituídos para que outros possam fazer este papel".

Entretanto, o "fenómeno" da perda de militantes no PSD/Flores parece estar em refluxo (com novos militantes e readmissões de antigos militantes), pelo menos assim o disse, recentemente e na nossa ilha, Victor Cruz, o líder regional do PSD.

[Leia-se, ainda, os capítulos anteriores do "filme" de JFF: um, dois, três...]

3.10.04

Naufrágio ao largo das Flores!! 

Deu-se ontem, ao final da tarde, o naufrágio de um barco de pesca a 85 milhas a Sul da ilha das Flores. Felizmente que todos os dez tripulantes da embarcação naufragada foram socorridos/recolhidos por um outro barco que se encontrava nas redondezas.
Saudações florentinas!!

2.10.04

A confusão no concurso de colocação de professor@s... (IV) 

photo
O trabalho que a empresa informática inicialmente contratada não conseguiu resolver em muitos e largos meses, outra empresa informática resolveu (humildemente) em apenas 6 dias!! Mesmo assim, a FenProf diz ainda haver milhares de erros nas listas de colocação de professor@s e a senhora Ministra da Educação faz alguns saneamentos na sua casa (talvez que lhe seja mais fácil culpar @s seus/suas subordinad@s do que assumir as suas próprias falhas) [entretanto, um ex-Ministro da Educação retira de todo este imbróglio algumas importantes lições para o futuro].
O mesmo CDS/PP que exigiu uma investigação até à exaustão ao processo de colocação de professor@s é o mesmo que rejeita um inquérito parlamentar à colocação d@s professor@s. Vale que nunca @s julguei de confiança!
Podem também aceder às listas do concurso de colocação e às listas de exclusão.

Santuário de Fátima... 

De António, cartoonista do semanário "Expresso": "Aleluia! Jackpot!!"
photo Entretanto, diz-se que o Vaticano [sede da "administração da multinacional" Igreja Católica Apostólica Romana] pretende mudar a "administração" da sua "franchisada sucursal" em Fátima (senão assumirá a gestão directa do Santuário de Fátima), apesar de (posteriormente) terem acontecido desmentidos vários: da Conferência Episcopal Portuguesa [ou seja, a "administração em Portugal" da "multinacional" Igreja Católica] e de vári@s outr@s (mas também onde se diz [alguém bastante conhecedor desses meandros] que não há fumo sem fogo).
Enfim... Aleluia! Jackpot!!

Serviço prestado por Blogger

Comentários por backBlog