<$BlogRSDUrl$>

30.11.04

CAIU... o Governo!!!!!! 

O intervalo (de quase 5 meses) acabou... regressemos à democracia!! Jorge Sampaio (Presidente da República) prepara-se para dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas!! Só foi pena termos passado [o país] pelos últimos 5 meses!!

[Em São Miguel:] Florentin@s comemoraram o São Martinho 

photo photo Da "Associação Amigos da ilha das Flores" [AAiF] recebemos um@ comunicado/notícia que segue abaixo (em itálico [sendo os negritos da nossa lavra]):
A Associação Amigos da ilha das Flores não deixou passar o São Martinho sem juntar @s seus/suas associad@s num convívio realizado no passado dia 13 de Novembro na sua sede social (inaugurada no passado mês de Outubro). Presentes nessa festa/convívio estiveram cerca de uma centena de pessoas (entre naturais, descendentes, familiares e amig@s da ilha das Flores), reunindo-se tod@s à volta da mesa para saborear castanhas, sardinhas, broa e vinho, entre outros petiscos. Uma festa que, para além do convívio propriamente dito, teve também como objectivo angariar fundos para a AAiF, à semelhança das restantes actividades que têm sido realizadas por esta mesma associação (como será o caso da festa/convívio de Natal a decorrer no próximo mês de Dezembro).
Entretanto, encontra-se em fase de negociação o protocolo a estabelecer entre a AAiF e ambas as autarquias florentinas para que em breve seja possível concretizar um outro projecto de âmbito social, que se enquadra nos principais objectivos desta associação. Um importante projecto que visa apoiar @s doentes mais desfavorecid@s e com maiores dificuldades financeiras que da ilha das Flores se desloquem a São Miguel, pelo que @s mesm@s poderão [futuramente] ficar alojad@s no edifício-sede da AAiF, na sequência desse mesmo protocolo.
A AAiF pretende, assim, ser um ponto de encontro e de convívio entre florentin@s e não só, desenvolvendo actividades que promovam o bem estar d@s naturais das Flores e daquel@s com quem vivem, bem como incrementar o intercâmbio com a ocidental ilha das Flores, realizando acções culturais, sociais ou desportivas e promovendo também a própria ilha na globalidade do seu contexto regional e nacional, enquanto Região Ultra-periférica da União Europeia.

Saudações florentinas!!

29.11.04

As obras de reabilitação do centro da vila de Santa Cruz... 

photo Prosseguem em (bom?) andamento as obras de reabilitação do centro da vila de Santa Cruz; como nos foram enviadas muitas e variadas imagens dessas mesmas obras, optamos por apenas fazer ligações para as fotos que nos foram enviadas [e não mostrá-las junto com este texto] para poupança de espaço na página de abertura do blogue. Veja-se, então, a Avenida Diogo de Teive (1, 2 e 3), o largo major Chaves, o Relvão, a Rua senador André de Freitas (a popular Rua do Porto: 1, 2 e 3) e, finalmente, a Rua Gago Coutinho.
A finalizar, fazemos uns breves reparos: nas placas informativas da empresa encarregue destas obras [de que temos um exemplo na imagem acima deste texto] vem a promessa de que as obras serão breves (espera-se que cumpram mesmo a promessa!!) e um erro de língua portuguesa: a acção de incómodo leva acento no primeiro "o" (tudo bem que sejam engenheiros mas isso não implica que não sejam minimamente letrados!) [nota: as partes da imagem que estão a vermelho vivo são da nossa responsabilidade].
Saudações florentinas!!

28.11.04

[Estreia amanhã:] "QUATRO ESTAÇÕES", espectáculo infantil d' A Jangada 

Amanhã estreia... "QUATRO ESTAÇÕES"...
Tendo como alvo privilegiado o público infantil "Quatro Estações" é o próximo espectáculo que A Jangada - Grupo de Teatro leva à cena no auditório da sede do Grupo Desportivo Os Minhocas nos dias 29 (já amanhã!) e 30 de Novembro e 2 e 3 de Dezembro às 17h30 para a comunidade escolar e no dia 1 de Dezembro às 21h para o público em geral.
"Quatro Estações" é um espectáculo que alerta para a forma como os humanos tratam a Mãe Natureza tendo um papel pedagógico e lúdico, contando com um elenco de seis actores/cantores e oito crianças.
"Quatro Estações" é um espectáculo da autoria da Oficina de criação teatral "Revisteiros", tendo a assinatura de encenação do actor e encenador Joaquim Salvador, música de António Castro, guarda-roupa de Luísa Gonçalves e Joaquina Brites, som e luz de Paulo Mateus e João Pedro Morais, fazendo parte do elenco os seguintes actores e actrizes: Cândida Almeida, António Lopes, Elisabete Silva, Selénio Freitas, Isabel Freitas e o actor convidado Fernando Oliveira no papel de Lixo.

Saudações florentinas!!

22.11.04

Pagamento dos jornais regionais on-line, modernices?? 

Já tal havia acontecido (há muitos meses atrás!) com o Açoriano Oriental, agora chegou a vez do Diário Insular [DI] se alcandorar a uma dita modernidade. A quem serve a assinatura (ou seja, o pagamento prévio da leitura dos artigos da edição on-line do jornal)?? Numa região marcada pela ultra-periferia e pela sua grande insularidade, quais serão as justificações plausíveis para as edições on-line dos jornais regionais serem pagas?? Já dizia Fernando Pessoa que a acção mais provinciana de todas era o seguidismo mimético, ou seja, fazer o que @s outr@s (dit@s modern@s, cult@s e civilizad@s) já fizeram, sem exercermos qualquer julgamento crítico próprio sobre essas acções passadas. Ninguém se lembra, ou sequer leva em conta, que temos uma imensa diáspora espalhada por todo o mundo?? Que ess@s emigrantes devem querer saber o que se vai passando na sua terra natal?? Que somos uma região turística que deve ser ao máximo divulgada lá fora?? Esta decisão da direcção do DI [da leitura dos artigos da edição on-line passar a ser de pagamento prévio obrigatório] foi vilipendiada pel@s leitor@s do DI na secção de fórum de discussão on-line do jornal.
Por nós [Rocha dos Bordões - Fórum ilha das Flores] , e para finalizar, o mais que podemos fazer é garantir que nunca iremos cobrar qualquer quantia monetária pelas leituras de tod@s aquel@s que nos visitam, muito menos pela divulgação que julgamos fazer, quer da ilha das Flores (em particular) quer dos Açores (no geral).
Saudações florentinas!!

19.11.04

"Argoladas" (e outras coisas) sobre João Lourenço... 

João Lourenço, presidente da Câmara Municipal das Lajes e cabeça de lista na ilha das Flores pela Coligação Açores nas passadas eleições legislativas regionais (de 17 de Outubro), tem sido notícia por alguns actos por si praticados nos tempos mais recentes: a birra de João Lourenço ao passar a não fornecer areia a pessoas que não sejam da sua cor partidária.
Nas últimas semanas João Lourenço também tem sido alvo de algumas "argoladas" na secção humorística do semanário das ilhas "Expresso das Nove":
E depois admiram-se...
Cá o Argolas sabe que houve um autarca que tudo fez para ser candidato ao parlamento regional. Não o fez porque prefere ser deputado, bem pelo contrário. Fê-lo porque tem necessidade de beneficiar de umas certas regalias parlamentares como, por exemplo, a imunidade. Escusado será dizer que é tudo boa gente...


Talibã das Flores...
Alguém tem que pôr cobro às atitudes inenarráveis do presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores. João Lourenço é acusado, por vários empresários, de discriminação política. O homem - conhecido por não querer jornalistas a fazer perguntas no seu concelho - deve julgar que vive no faroeste ou em Cabul. Agora recusa-se a vender areia aos empresários que não o apoiaram na última campanha eleitoral. Um exemplo deplorável e sem paralelo.

Mau perdedor
É preciso saber aceitar as derrotas, principalmente quando se ocupa um lugar público. Contudo, há pessoas que não sabem separar as águas, como é o caso do autarca João Lourenço, que está a levar alguns habitantes da ilha das Flores ao completo desespero. A má disposição, após a derrota da Coligação Açores nas últimas eleições, tomou conta do presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores, o qual, desde 17 de Outubro, tem-se recusado a vender areia aos empresários locais. O mais grave é o facto do único campo de extracção da ilha se encontrar no concelho a que preside. A continuar assim, o sector da construção [civil e obras públicas] estagna na ilha.

Saudações florentinas!!

14.11.04

Comunicado d' A Jangada - Grupo de Teatro 

D' "A Jangada" - Grupo de Teatro recebemos um comunicado de imprensa a informar dos seus dois próximos espectáculos a serem postos em cena ("Cá está a Irmã Maria" e "Quatro Estações"); abaixo transcrevem-se os principais extractos desse comunicado:

"CÁ ESTÁ A IRMÃ MARIA"

O Grupo de Teatro "A Jangada" [...] estreia [no próximo] dia 8 de Dezembro às 21h30 no auditório [da sede] do Grupo Desportivo Os Minhocas, mais uma comédia em dois actos, com um elenco de sete actores e quatro bailarinas em palco.
O espectáculo é uma adaptação da comédia "Pêssegos em Calda", de
Miguel Mihura, intitulada "Cá está a Irmã Maria"; [sendo que] esta comédia foi levada à cena nos tempos áureos do teatro de comédia em Portugal. [Com] Uma encenação de Joaquim Salvador que trabalha com este grupo desde há cinco anos, [...] "Cá está a Irmã Maria" vai à cena nos dias 8, 9, 10, 11 e 12 de Dezembro no auditório do Grupo Desportivo Os Minhocas, [sempre] às 21h30, em Santa Cruz das Flores.
"Cá está a Irmã Maria" conta no seu elenco com Dora Valadão, João Gonçalves, Francisco Nunes, Alda Lopes, a revelação em comédia Kathy Sousa, e os actores convidados Fernando Oliveira e Orlando Martins.


"QUATRO ESTAÇÕES"

Também o público infantil tem da nossa parte [de A Jangada - Grupo de Teatro] uma atenção especial. [...] "Quatro Estações" é o próximo espectáculo infantil que A Jangada leva à cena nos dias 29, 30 de Novembro e 2, 3 de Dezembro às 17h30 para a comunidade escolar desta ilha e dia 1 de Dezembro às 21h para o público em geral.
"Quatro Estações" é um espectáculo que alerta para a forma como os humanos tratam a Mãe Natureza tendo um papel pedagógico e lúdico, [contando] com um elenco de seis actores/cantores e oito crianças.
"Quatro estações" da autoria da Oficina de criação teatral "Revisteiros" tem assinatura de encenação do actor e encenador Joaquim Salvador, música de António Castro, guarda-roupa de Luísa Gonçalves e Joaquina Brites, som e luz de Paulo Mateus e João Pedro Morais, fazendo parte do elenco os seguintes actores e actrizes: Cândida Almeida, António Lopes, Elisabete Silva, Selénio Freitas, Isabel Freitas e o actor convidado Fernando Oliveira no papel de Lixo.

Saudações florentinas!!

13.11.04

Entrevista do presidente d' Os Minhocas ao Expresso das Nove 

Na edição desta semana do semanário das ilhas, "Expresso das Nove", é dada à estampa uma entrevista com César João Sousa, presidente do Grupo Desportivo Os Minhocas, em que são abordadas várias questões da estreia do clube nos campeonatos nacionais de futebol; abaixo transcrevemos alguns (os mais importantes) extractos dessa entrevista:
"(...) As maiores dificuldades têm sido com o grupo de trabalho. No início de época, por exemplo, tivemos que deixar sair três elementos que tinham sido contratados, em virtude de uns terem revelado problemas de adaptação à ilha e outros não terem conseguido aguentar o ritmo forte que foi imposto nos treinos de pré-temporada. Devido a isto, vimo-nos obrigados a ter que contratar quatro novos jogadores, o que só aconteceu na semana passada, em virtude de termos estado à espera de disponibilidade financeira para que isto pudesse acontecer. (...) Há a referir, ainda, que um dos elementos recentemente contratados, Sabino Mendes, acumulará juntamente com as suas funções de jogador, a de treinador. [...] Vamos tentar dar a volta por cima. (...) O importante é que toda a gente (jogadores, treinadores, direcção e sócios) se una em torno do clube. Sabemos que, no caso dos sócios, quando os resultados não aparecem, isto é difícil (... mas) com as contratações agora efectuadas, estamos convictos de que as coisas vão mudar. [...] Com a entrada destes quatro jogadores, a qualidade do grupo aumentará em cerca de 30%. Por exemplo, no caso de Sabino Mendes, assegura-se a experiência de um elemento que já actuou na 1ª Divisão e ainda na temporada passada, ao serviço do Freamunde, apontou 14 golos.
[Sobre as dificuldades económicas...] A Direcção já tomou a decisão de contrair um empréstimo, para conseguir levar este barco até ao fim. Caso contrário [sem contrair o empréstimo bancário], tal não será possível. [...] Sempre pensámos que, mais tarde ou mais cedo, isto [contrair o empréstimo bancário] teria de acontecer. Havia sempre a dúvida se, com o grupo de trabalho que tínhamos no início da época, os resultados iam ou não aparecer. Claro que, chegados a esta altura, e estando nós na posição [classificativa] em que estamos, vimo-nos forçados a contrair mais cedo os empréstimos bancários.
[O problema das deslocações do clube...] Situações como as que têm acontecido - viajarmos só com 13 jogadores de campo, e inclusivamente deixarmos o treinador nas Flores - garanto que nunca mais irão acontecer.
[...] O nosso grupo de trabalho é composto por nove jogadores açorianos e mais onze elementos provenientes do Continente.
[As dificuldades desportivas sentidas neste início de época...] Estávamos conscientes de que isto podia acontecer. Acima de tudo porque um clube da Série Açores necessita de treinar duas vezes por dia. Claro que esta situação não é compatível com os horários de trabalho de alguns jogadores, o que desde logo cria mais uma dificuldade. A acrescentar a esta necessidade de efectuar treinos bi-diários, junta-se o facto de, em virtude do nosso campo estar em obras, termos que treinar a horas invulgares (às 10h e às 16h30), que ainda são mais difíceis de conciliar com as actividades profissionais dos referidos jogadores. [...] A equipa era orientada em paralelo por mim e pelo César Furtado. Só que, devido às nossas actividades profissionais serem muito complicadas, não tínhamos total disponibilidade para orientar os treinos. Assim, vimo-nos obrigados a contratar uma pessoa [Sabino Mendes] que, além de ter mais disponibilidade, tem ainda muito mais experiência do que nós.
[A manutenção dos Minhocas na Série Açores...] Recuso-me terminantemente a atirar a toalha ao chão. Sabemos que é difícil mas, em todo o caso, esperamos que, a partir deste momento, consigamos dar outro tipo de réplica aos nossos adversários. (...) Espero que no final da primeira fase, quando for feita a separação dos clubes em dois grupos (um que luta pelo título e o outro que luta pela manutenção) o Minhocas já não seja o lanterna vermelha da prova."

Saudações florentinas!!

10.11.04

Série Açores: 7ª jornada (e outras coisas) 

photo No passado fim-de-semana realizou-se a 7ª jornada da série Açores com as equipas da ilha das Flores a averbarem duas derrotas: os Minhocas foram goleados por 4-0 nas Capelas (em São Miguel) e o Boavista perdeu, em casa, por 3-1 com o Santo António. Na classificação, os Minhocas mantêm-se sem pontuar e no último lugar e o Boavista desceu para o 7º lugar mantendo os seus (anteriores) 7 pontos [por outro(s) lado(s), o Desportivo Velense mantem-se na liderança isolada, sendo a grande surpresa (até agora) da prova; enquanto o Praiense se constitui como a desilusão da competição (ocupando, presentemente, a sexta posição; francamente muito pouco para quem abertamente se candidatava à subida de divisão)].
Da edição desta semana do semanário das ilhas, "Expresso das Nove", transcrevemos a "argolada" que segue abaixo:
Penalizações
Uns com tanto, outros com tão pouco. Isto é o que se pode dizer da situação em que vive[m] actualmente o[s] Minhocas das Flores. Ao que se sabe, as [suas] dificuldades financeiras são tantas que quando a equipa joga fora da [sua] ilha só leva 13 ou 14 elementos na [sua] comitiva. É triste esta constatação, quando ainda por cima se sabe que há equipas [da Região] que se dão ao luxo de integrar nas suas comitivas atletas lesionados e com poucas probabilidades de recuperarem a tempo do jogo. De uma vez por todas, os processos de apoio aos clubes [da Região] que participam em competições nacionais, sejam elas de que índole for, necessitam de ser revistos. Se isso não acontecer corre-se o risco de continuar a desperdiçar dinheiro e a enxovalhar o nome dos Açores.

photo Entretanto, prevê-se para Dezembro a conclusão das obras de beneficiação a que o campo municipal de jogos de Santa Cruz está a ser sujeito ["orçada em 586.838,28 euros [ou seja, aproximadamente 120 mil contos!!], esta obra têm um prazo de execução de cerca de 60 dias e os custos serão integralmente assumidos pelo município [de Santa Cruz das Flores]"].
Saudações florentinas!!

8.11.04

Palpites (para o "novo elenco" do Governo Regional)... 

photo
Saudações florentinas!!

6.11.04

photo

4.11.04

De saída [de Coimbra] para (a manifestação de estudantes em) Lisboa... 

photo Não adianta olhar pró céu com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer e muita greve
Você pode e você deve, pode crer

Não adianta olhar pró chão, virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus sofreu
Não quer dizer que você tenha que sofrer.


Até quando você vai ficar usando rédea
Rindo da própria tragédia?

Até quando você vai ficar usando rédea
Pobre, rico ou classe média?
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura
Até quando você vai ficando mudo?
Muda que o medo é um modo de fazer censura.


Até quando você vai levando porrada, porrada?
Até quando vai ficar sem fazer nada?

Até quando você vai levando porrada, porrada?
Até quando você vai ser saco de pancada?

Até quando você vai levando porrada, porrada?
Até quando vai ficar sem fazer nada?

Até quando você vai levando porrada, porrada?
Até quando você vai ser saco de pancada?


Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
Seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Você tenta ser contente, não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e sua filha tá gestante
Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
Você que é inocente foi preso em flagrante
É tudo flagrante
É tudo flagrante


Até quando você vai levando porrada, porrada?
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando porrada, porrada?
Até quando você vai ser saco de pancada?

Até quando você vai levando porrada, porrada?
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando porrada, porrada?
Até quando você vai ser saco de pancada?


A polícia matou o estudante
Falou que era bandido, chamou de traficante
A justiça prendeu o pé-rapado
Soltou o deputado e absolveu os PM's de Vigário.


Até quando você vai levando porrada, porrada?
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando porrada, porrada?
Até quando você vai ser saco de pancada?

Até quando você vai levando porrada, porrada?
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando porrada, porrada?
Até quando você vai ser saco de pancada?


A polícia só existe pra manter você na lei
Lei do silêncio, lei do mais fraco:
Ou aceita ser um saco de pancada ou vai pró saco.

A programação existe pra manter você na frente
Na frente da TV
, que é pra te entreter
Que pra você não ver que o programado é você.

Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar
O cara me pede diploma, não tenho diploma, não pude estudar
E querem q'eu seja educado, q'eu ande arrumado, q'eu saiba falar
Aquilo que o mundo me pede não é mundo que me dá.

Consigo emprego, começo o emprego, me mato de tanto ralar
Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar
Não peço arrego mas na hora que chego só fico no mesmo lugar
Brinquedo que o filho me pede não tenho dinheiro pra dar.

Escola, esmola
Favela, cadeia
Sem terra, enterra
Sem renda, se renda. Não, não!

Até quando você vai levando porrada, porrada?
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando porrada, porrada?
Até quando você vai ser saco de pancada?


Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente.


Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro.


Até quando você vai levando porrada?
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai ficar de saco de pancada?
Até quando você vai levando?


[letra de Gabriel, o Pensador; da música "Até quando?"]

3.11.04

O que tem (ou terá) George W. Bush a "oferecer(-nos)" [num (eventual) segundo mandato]?? 

photo
Quem queira seguir os resultados da "maratona eleitoral" das presidenciais dos Estados Unidos da América pode fazê-lo na CNN ou na Fox [por agora, dizem-nos que está "too close to call", ou seja, (em futebolês) "prognósticos só no final do jogo"].

2.11.04

Hoje @s norte-american@s vota(ra)m para o Governo do Mundo?? 

photo
Para o bem de todo o planeta e todos os povos do mundo espero que seja eleito (hoje, para presidente dos Estados Unidos da América) qualquer um [candidato] que não seja George W. Bush [somebody, anybody(else)].

1.11.04

Série Açores: 6ª jornada 

photo Cumprindo com um conselho [que agradecemos bastante] dado por um nosso leitor [nos comentários da nossa anterior entrada sobre os resultados da série Açores] acrescentamos algumas ligações no nosso "espaço futebolístico" (pode comprovar-se, à direita: o calendário e os resultados individuais de cada um dos clubes da ilha das Flores que participam na edição 2004/2005 da série Açores [o Boavista e os Minhocas], a matriz de todos os resultados, o calendário completo [com os resultados dos jogos já acontecidos] e, finalmente, a classificação [alargada e com todos os dados]).
Quanto à jornada acontecida na tarde de ontem, nas Flores os Minhocas perderam por 3-0 com o Angrense, enquanto o Boavista empatou 1-1 com os Leões (do Porto Judeu, na ilha Terceira) [pode ler-se a crónica deste último jogo]. No que toca à classificação, os Minhocas mantêm-se sem pontuar e no último lugar, enquanto o Boavista somou mais um ponto (totalizando 7) subindo ao 6º lugar. Ainda sobre o resultado do Boavista na 3ª jornada [saido nalguns orgãos de informação como tivesse sido uma derrota], veja-se o placard: empate do Boavista, pois claro! Com a sua participação na Taça de Portugal [entretanto, eliminado, na passada quarta-feira, pela União de Leiria] o Madalena (da ilha do Pico) não efectuou os seus jogos das duas recentes jornadas [5ª e 6ª], estando assim com boas hipóteses de se chegar à frente na classificação [se nos jogos em falta obtiver resultados positivos].
Saudações florentinas!!

Serviço prestado por Blogger

Comentários por backBlog