<$BlogRSDUrl$>

30.6.05

A mandar "bitaites"... 

photo
Saudações florentinas!!

29.6.05

Festival MusicAtlântico 2005, música erudita em Julho na ilha das Flores!!! 

photo A edição deste ano [a sétima] do Festival MusicAtlântico vai levar concertos de música erudita a oito das nove ilhas dos Açores e irá decorrer de 1 a 23 de Julho.
Sabendo-se do gosto bem arreigado do povo açoriano pelos instrumentos de corda, esta iniciativa será este ano dedicada às diferentes sonoridades dos instrumentos de cordas, propondo-se a celebrar a grande música com uma das famílias de instrumentos mais antigas da história musical como são os instrumentos de corda, que atravessam todos os géneros musicais e culturais, sob o tema "Sonar con Affeti", expressão musicológica que significa "tocar com sentimentos".
O Festival MusicAtlântico é uma festa que convoca @s açorian@s para o júbilo da música, assumindo-se como um verdadeiro acto de amor pela própria música, sendo que para a ilha das Flores está destinado um recital de Harpa por Stéphanie Manzo no dia 11 de Julho [às 21h30 no Museu das Flores], um espectáculo que a organização do evento assegura irá "encantar" o público florentino [com o impressionismo musical francês], até porque acontece pela primeira vez na nossa ilha.
Saudações florentinas!!

28.6.05

Continuam as obras (de remodelação) na aerogare do aeroporto... (III) 

photo Passadas três semanas, voltamos a mostrar o "estado das obras" (de profunda remodelação) na aerogare do aeroporto das Flores, agora [como se pode constatar pela foto à direita deste texto] já numa fase bastante adiantada.
Saudações florentinas!!

27.6.05

Assim foram as Festas de São João 2005... (III) 

Abaixo deste texto, mostra-se um compacto de vários momentos passados nas noites de festa do São João 2005; nomeadamente, as actuações do grupo musical (brasileiro) Cubanissimo [na sexta-feira] e dos (portugueses) Santos e Pecadores [no sábado] e, ainda, da "rave"que acontecia em todas as (três) noites das Festas de São João 2005...
photo
Saudações florentinas [e... para o ano h(aver)á mais... São João]!!

Assim foram as Festas de São João 2005... (II) 

photo À esquerda deste texto, mostra-se um compacto de vários momentos da actuação (na noite de sábado) do principal grupo musical convidado para as Festas de São João 2005, a banda liderada por Olavo Bilac: os Santos e Pecadores.
Saudações florentinas!!

Assim foram as Festas de São João 2005... (I) 

photo À direita deste texto, mostramos um compacto de imagens do desfile de "carros alegóricos e etnográficos" que (na tarde da passada sexta-feira) percorreu várias ruas do centro de Santa Cruz.
Para que nos lembremos (sempre!) de algo do nosso passado [ou do passado dos/pelos nossos]... como sejam, a caça à baleia ou como se vivia (há umas décadas atrás) na ilha das Flores.
Saudações florentinas!!

24.6.05

Novo aumento dos preços dos combustíveis!!! 

photo Hoje os combustíveis voltam a aumentar de preço nos Açores! Entra hoje em vigor o novo tarifário dos combustíveis nas ilhas: o litro da gasolina sem chumbo passa a custar 1 euro e 3 cêntimos, enquanto que a gasolina aditivada sobe para 1 euro e 7 cêntimos; quanto ao gasóleo rodoviário, cada litro passa a custar 71 cêntimos, uma subida que também contempla os gasóleos agrícola (custa 43 cêntimos) e para as pescas (que custa 31 cêntimos por litro).
Saudações florentinas!!

23.6.05

Programa das Festas de São João 2005 

Hoje, quinta-feira, 23 de Junho:

18h30 [ou seja, daqui a pouco!]: magnífica sardinhada popular
19h: abertura oficial da Feira do Livro e da Exposição de Artesanato Local

20h30: Festival Infantil
21h30: actuação da Tuna SolMar
22h30: actuação da Orquestra Ligeira de São Jorge
23h30: actuação do grupo musical Pop Stars
00h: acender da Fogueira de São João
00h30: rave com o dj Tigue.

Amanhã, sexta-feira, 24 de Junho:

15h: desfile de crianças e carros alegóricos com largada de balões
16h30: espectáculo de variedades d@s alun@s da Escola do 1º Ciclo de Santa Cruz
17h30: abertura da Feira do Livro e da Exposição de Artesanato Local
18h30: realização dos jogos das meias-finais do Torneio de futebol de 7 de São João
22h: actuação do grupo de música Cubanissimo
00h30: rave com o dj Tigue.

Sábado, 25 de Junho:

17h30: abertura da Feira do Livro e da Exposição de Artesanato Local
18h30: realização dos jogos de apuramento dos 3º e 4º lugares e da final do Torneio de futebol de 7 de São João
21h: entrega dos prémios dos torneios desportivos das Festas de São João 2005
22h30: actuação do grupo musical Santos & Pecadores
00h30: rave com o dj Tigue.

Para tod@s: boas Festas de São João!!! E... saudações florentinas!!

22.6.05

Comédia "Coisas de Gaja" será apresentada a 24 de Junho, nas Lajes!!! 

photo Na próxima sexta-feira (depois de amanhã, ou seja, dia 24) é apresentada nas Lajes a comédia "Coisas de Gaja".
Este espectáculo é uma comédia musical atrevida na qual as personagens - Mónica (uma actriz de uma companhia de teatro) e o seu assistente Kiko - vivem tremendas aventuras. Pela primeira vez o público poderá espreitar pela fechadura de um camarim e viver de perto toda a azáfama dos bastidores e ensaios de um espectáculo [com textos da autoria de Pedro Almodôvar e Filipa Vasconcelos e Sá, e com encenação e direcção artística de Carlos Gualtino], assistindo a "coisas [e temas] de gaja", isto é, sexualidade, cosmética, implantes, dietas, modas, tricas do social, paixões... tudo numa linguagem actual, divertida e sem qualquer preconceito. Nas Lajes, na próxima sexta-feira!!
Saudações florentinas!!

21.6.05

Aniversário do nascimento de Sartre!! 

photo Jean-Paul Sartre nasceu em Paris a 21 de Junho de 1905.
Em 1933, Sartre parte para Berlim com o propósito de estudar o existencialismo, filosofia que vê o homem e a mulher como seres totalmente livres e, como tal, responsáveis pelo que fazem de si mesm@s. Em 1934, de volta a Paris, Sartre escreve a "A Náusea" (publicado em 1938), um romance filosófico que o transformou numa das mais promissoras figuras literárias da época.
Durante a II Guerra Mundial, Sartre foi preso pelo exército alemão. Graças a um atestado médico falso, é libertado em 1941 e começa a escrever a que é considerada a sua obra-prima: "O Ser e o Nada" (publicado em 1943).
Em 1952, Sartre assume-se marxista e é sob a influência desta escola de pensamento que escreve, em 1960, "Crítica à Razão Dialética". Em 1964, rejeita o Prémio Nobel da Literatura" por defender que "o escritor não se deve deixar transformar pelas instituições".
A década de 70 é marcada pelos seus problemas de saúde; assistido de perto pela sua companheira de sempre, Simone de Beauvoir, Jean-Paul Sartre fica cada vez mais debilitado, acabando por falecer a 15 de Abril de 1980, aos 74 anos.
photo Mas, passam-se hoje 100 anos do nascimento de Jean-Paul Sartre!! Este "pequeno francês" de olhar estrábico foi alguém (sem qualquer margem para dúvida) bastante polémico, que trouxe algo de novo à literatura, que "revelou novas relações" com as mulheres [as liberdades (dentro) do casal], sendo também um intelectual no "mundo da política" (nomeadamente no Maio de 68) mas, ao fim de tudo, apenas (e simplesmente)... um grande ser da filosofia.
Na data do centenário do nascimento de Jean-Paul Sartre, podem consultar-se a sua bibliografia publicada em português e os seus livros disponíveis nas livrarias "on-line" da Fnac, da Bertrand e da MediaBooks.

Começou o Verão [2005]!!! 

photo Hoje teve início a estação do ano de que tod@s gostamos mais: o Verão!!
Por este ano, a Primavera despediu-se hoje às 6h45, a hora do Solstício de Verão no hemisfério Norte. Nesta fase do movimento de translação da Terra [que demora um ano], o hemisfério Norte está mais inclinado em relação ao Sol.
Este é o dia mais longo do ano e espera-se uma subida das temperaturas máximas.
Saudações florentinas!!

17.6.05

Alguns dos candidatos do PSD/Açores às eleições autárquicas 

O PSD-Açores já fez praticamente todas as suas escolhas para as candidaturas às Câmaras Municipais açorianas nas próximas eleições autárquicas (a realizar em Outubro próximo). Das actuais 13 presidências detidas pelo Partido Social Democrata (dos 19 municípios dos Açores) recandidatam-se 12, por aí não havendo quase nenhuma renovação por parte do PSD-Açores.
No que toca ao Grupo Ocidental: João Lourenço é (re)candidato nas Lajes e João Greves igualmente se recandidata no Corvo (embora, desta vez, numa coligação PP e PSD), restando ainda em aberto [caso único nos Açores] a decisão sobre a candidatura do PSD a Santa Cruz.
Saudações florentinas!!

"Argoladas" sobre eventuais recandidaturas nas eleições autárquicas... (III) 

Das edições da passada semana e desta semana do semanário das ilhas "Expresso das Nove" [agora, com novo director] retiramos as "argoladas" que abaixo se transcrevem:

Dúvida florentina
Disseram-nos que João Lourenço volta[rá] a recandidatar-se à presidência da Câmara das Lajes das Flores. Até custa a crer. Victor Cruz [presidente do PSD-Açores] podia muito bem fazer como Marques Mendes [presidente do PSD] fez com Valentim Loureiro [presidente da Câmara de Gondomar] e Isaltino Morais [ex-presidente da Câmara de Oeiras]. Porque será que não o faz [com o "caso" de João Lourenço]? Sabendo-se que Victor Cruz não subscreve os desmandos de João Lourenço [nas Lajes], falta saber quem manda afinal neste PSD-Açores.


Outra vez
Afinal, João Lourenço é mesmo [re]candidato à presidência da Câmara das Lajes das Flores. (João Lourenço é o tal autarca exemplar que diz que não admite que a comunicação social meta o nariz no seu concelho!) Porque não terá havido coragem no PSD[-Açores] para apresentar outro candidato [à Câmara das Lajes das Flores]? Com a capacidade de limpeza que Marques Mendes veio trazer ao partido [no Continente], é caso para admirar...

Saudações florentinas!!

16.6.05

Livros sobre a emigração açoriana para os Estados Unidos da América: apresentação (no próximo sábado!!!) no Museu das Flores 

A Direcção Regional das Comunidades, da Presidência do Governo Regional dos Açores, promove no próximo sábado na ilha das Flores, a apresentação de duas obras sobre a emigração açoriana para os Estados Unidos da América: "Sixty Acres and a Barn: A Novel", de Alfred Lewis, e "In Pursuit of Their Dreams: A History of Azorean Immigration to the United States", de Jerry Williams. A apresentação de ambos os títulos decorre, no próximo sábado (dia 18) às 21 horas, no Museu das Flores.
photo A narrativa de "Sixty Acres and a Barn: A Novel" foi completada nos últimos anos anteriores à morte do seu autor e conta (desde a sua infância até à maioridadea) a história de Luís Sacramento, um imigrante dos Açores que encontra na América um espaço de tolerância, prosperidade e realização amorosa. O autor desta obra, Alfred Lewis (1902-1977), nasceu na ilha das Flores e foi filho de um imigrante do século XIX que havia sido baleeiro e (antes de regressar ao seu país de origem) mineiro de ouro na Califórnia.
"In Pursuit of Their Dreams: A History of Azorean Immigration to the Unites States" foi [tal como a (outra) obra acima referida] publicado pelo Centro de Estudos Portugueses da Universidade de Massachusetts. Trata-se de uma obra inteiramente dedicada à história da imigração portuguesa (e em particular a açoriana) para os Estados Unidos da América, fazendo um relato de como os [emigrantes] luso-americanos estabelecem as suas [próprias] comunidades na Califórnia, Havai, Massachusetts, New Jersey e Rhode Island, entre outros locais dos Estados Unidos da América. Jerry Williams conta-nos [neste seu texto] a história dramática de homens e mulheres dos Açores que deixaram a sua terra natal em busca de melhores condições de vida para si e para os seus filhos.
A apresentação destes dois livros estará a cargo do professor Frank Sousa, da Universidade de Massachusetts, em Dartmouth, organizador e editor do livro "Sixty Acres and a Barn: A Novel".
Saudações florentinas!!

Em São Miguel (no mês passado) houve "Sopas de Espírito Santo à moda das Flores" 

photo Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação Amigos da ilha das Flores [AAiF] realizou as tradicionais "Sopas de Espírito Santo à moda das Flores", em São Miguel.
O evento decorreu no passado dia 8 de Maio, tendo sido o Salão Paroquial da Igreja de São José (em Ponta Delgada) o local escolhido para a edição deste ano [tal como já tinha acontecido no ano passado], contando-se novamente com a presença do cozinheiro-mor Vítor Costa e da sua mulher Fátima para ajudar a confeccionar as sopas.
Estiveram presentes mais de 250 pessoas, entre associad@s, convidad@s, amig@s, simpatizantes e curios@s que não quiseram deixar passar esta oportunidade de saborear as famosas "sopas [de Espírito Santo] florentinas".
De realçar, na edição deste ano, além das sopas de pão com carne cozida e da carne assada com massa sovada, também houve tempo para uma prova de queijo florentino [que a Cooperativa UniFlores voltou este ano a oferecer gentilmente para o efeito], além de ter havido arroz doce como sobremesa (o que foi muito apreciado por tod@s @s presentes).
Destaque, ainda, para a exposição de fotografias da ilha das Flores (da autoria do padre José Trigueiro) que se encontravam expostas nas paredes do Salão Paroquial, permitindo aos mais saudosos recordar as magníficas paisagens da sua terra natal e também dar a conhecer as mesmas belíssimas paisagens [da ilha das Flores] a outras pessoas que ali se encontravam.
A festa prolongou-se durante a tarde, em são convívio e amena cavaqueira, aproveitando-se a oportunidade para rever conhecid@s e amig@s, matando as saudades da ilha das Flores, trocando dois dedos de conversa, contando histórias e anedotas... e até cantando, revelando-se alguns talentos escondidos. A boa disposição foi nota dominante e para o ano o encontro ficou novamente marcado!
Por último, relembramos a tod@s que no próximo sábado (dia 18) terá lugar [pelas 19 horas] na sede da AAiF (sita à rua do Peru, nº 89, em Ponta Delgada) o arraial dos Santos Populares, com (entre outras coisas...) a tradicional sardinhada [veja-se uma imagem da sardinhada do São Martinho (no ano passado), realizada pela AAiF].
Saudações florentinas!!

15.6.05

[Estreia amanhã:] "Flores pr'a toda a obra", novo espectáculo d' A Jangada - Grupo de Teatro... 

photo O Grupo de Teatro "A Jangada" estreia amanhã no auditório do Grupo Desportivo "Os Minhocas", em Santa Cruz, mais uma "revista à portuguesa": "Flores pr’a toda a obra", composta em dois actos e contando com um elenco de vinte e cinco artistas em palco (entre actores, actrizes, bailarin@s e cantor@s).
"Flores pr’a toda a obra" é, então, o novo espectáculo levado à cena pl’"A Jangada" - Grupo de Teatro, sendo um original de Joaquim Salvador, com textos de Fernando Oliveira e músicas originais de Fernando Gomes dos Santos.
Contando com encenação de Joaquim Salvador (que trabalha com este grupo há seis anos) esta nova "revista à portuguesa" d’"A Jangada" - Grupo de Teatro é uma sátira às diversas obras públicas que estão a decorrer na ilha das Flores, sendo formada por quatorze quadros na primeira parte e dez quadros na segunda parte [temos, à direita deste texto, uma imagem dos ensaios (podem ver-se outras fotos dos ensaios desta "revista à portuguesa")].
"Flores pr’a toda a obra" subirá à cena [sempre às 21h30] amanhã, sexta-feira (dia 17) e sábado (dia 18) no auditório do Grupo Desportivo "Os Minhocas", em Santa Cruz. O guarda-roupa deste espectáculo é da responsabilidade de Luísa Gonçalves e Joaquina Brites, "callotes" e chapéus ficaram a cargo de Carlos Rodrigues, os cenários foram pintados por Alexandra Samora, a carpintaria foi realizada por Urbano Silva, o som e a luz estão a cargo de Paulo Mateus e assistência de encenação será de Sónia Silva.
O Teatro é vida; e a Vida... não será teatro?
A "revista à portuguesa" não está morta em Portugal e muito menos nos Açores [e na ilha das Flores], estando "A Jangada" - Grupo de Teatro sempre disponível a mostrar o(s) seu(s) trabalho(s) em quaisquer outros pontos do mundo.
Saudações florentinas!!

14.6.05

Continuam as obras de reabilitação do centro da vila de Santa Cruz... (IV) 

Para não sobrecarregar demasiado a abertura da página inicial do Rocha dos Bordões - Fórum ilha das Flores, desta vez não mostramos quaisquer imagens do "andamento das obras" de reabilitação do centro da vila de Santa Cruz, antes propiciando ligações para as fotos que temos disponíveis (do início da passada semana e novamente das proximidades da Praça Marquês de Pombal, agora já com lancis feitos): 1, 2 e 3.
Saudações florentinas!!

13.6.05

Acabou a série Açores época 2004/2005!!! 

photo Há praticamente um mês que acabou a série Açores época 2004/2005 para ambas as equipas florentinas presentes na prova: o Boavista e o Minhocas. Assim sendo, chega-se a altura de retirarmos as ligações permanentes que mantinhamos para os resultados e classificações desta competição [na nossa secção de ligações, na barra à direita dos textos].
Neste texto deixamos as ligações (para mais tarde recordar) para a matriz completa dos resultados da 1ª fase, a classificação final da 1ª fase, os resultados do Grupo de Despromoção (2ª fase) e a classificação final do Grupo de Despromoção.
No entanto, salienta-se (em forma de corrigenda) que se deve ter em conta que os resultados mostrados (da matriz completa da 1ª fase) são os resultados obtidos em campo [relembre-se que o Minhocas foi penalizado "na secretaria"], que a classificação final da 1ª fase também não incorpora essa mesma penalização sofrida pelo Minhocas [relembre-se que perdeu um ponto e há alterações nos golos (marcados e sofridos)] e, finalmente, que a classificação final do Grupo de Despromoção não inclui os pontos conquistados na 1ª fase, o que é errado pois (pelos regulamentos) esses mesmos pontos transitam na sua totalidade para a 2ª fase da prova.
Por último, refira-se que ontem o Madalena assegurou (nas grandes penalidades) a sua subida de escalão (à 2ª Divisão B), assim relegando o Lusitânia (12º classificado na Zona Sul da 2ª Divisão B!!) para a série Açores.
Saudações florentinas!!

9.6.05

"Baldrocas" na Câmara de Santa Cruz... 

photo Embora de forma sumária, já tinhamos anteriormente mencionado a auditoria do Tribunal de Contas à Câmara Municipal de Santa Cruz (CMSC), nomeadamente a detecção de diversas eventuais infracções financeiras na celebração de contratos de empreitada de obras públicas e de aquisição de bens e de serviços.
Analisando-se [ao de leve] o relatório da auditoria do Tribunal de Contas (TC) constata-se que "no conjunto dos contratos de aquisição de serviços verificou-se em 6 casos que havia sido adoptado [pela CMSC] procedimento prévio inadequado, quer por não se encontrarem [claramente] demonstrados os pressupostos que legitimariam o recurso ao ajuste directo [da aquisição desses serviços], quer por não terem sido consideradas as regras legalmente fixadas para o cálculo do valor estimado da despesa [na aquisição desses serviços]"; também se dando conta da "realização de diversos pagamentos (em 2003 e em 2004) relativos à prestação de serviços de natureza jurídica [à CMSC], tutelados por um contrato de avença cuja caducidade se operou em 1 de Novembro de 2002"; por último, verifica-se que "um dos contratos de aquisição de serviços foi sujeito a sucessivas renovações [por parte da CMSC], sem que essa possibilidade constasse expressamente das condições essenciais da contratação, e (...) sem a realização de [qualquer] procedimento pré-contratual formal".
photo No que toca ao contraditório (ou seja, as justificações/respostas da CMSC), e em relação aos contratos de aquisição de serviços, designadamente a algumas irregularidades inerentes a contratos de apoio jurídico e apoio técnico à contabilidade [da CMSC], a autarquia santacruzense adianta [no relatório da auditoria do TC] que "actualmente já dispõe (contratados a termo) de dois técnicos superiores na área da gestão e administração pública, pelo que os contratos em causa foram cessados", garantindo que "serão [pela CMSC] adoptadas as recomendações feitas pelo TC" e que a CMSC dará "concretização aos procedimentos administrativos legais [e necessários] para sanar as deficiências encontradas" pela auditoria do Tribunal de Contas.
Saudações florentinas!!

"Baldrocas" na Câmara das Lajes... 

photo Há algum tempo atrás já nos haviamos referido à "bomba João Lourenço" [uma, duas, três, quatro vezes]. Voltamos agora a referir-nos a assuntos da Câmara Municipal das Lajes (CML), desta vez devido a "confusões" ["baldrocas", como lhe chamamos] da Câmara das Lajes com dinheiros comunitários (fundos/subsídios da União Europeia, entenda-se).
Passe-se a explicar: tudo começou com um requerimento do PSD na Assembleia Regional a criticar/questionar o alegado atraso (pretensa retenção de verbas) do Governo Regional na transferência de 1,6 milhões de euros [aproximadamente 320 mil contos, em moeda antiga] de verbas comunitárias para a Câmara das Lajes, no âmbito do programa comunitário PRODESA [Programa de Desenvolvimento Económico e Social dos Açores] e relativos à comparticipação europeia de investimentos municipais em obras de estradas do concelho.
Mas [pelas justificações dadas pelo Governo Regional] parece que (após análise dos documentos de despesa) a autarquia lajense apenas teria ainda a receber cerca de cem mil euros de fundos comunitários relativos a obras em três estradas, pois a CML já havia recebido três milhões de euros [cerca de 600 mil contos, em moeda antiga] quando iniciou as obras e na sequência de uma denúncia (anónima) de um habitante das Lajes à Comunidade Europeia (que originou uma auditoria da União Europeia) a CML foi obrigada a devolver 400 mil euros devido a quatro das obras em causa não serem elegíveis aos fundos do PRODESA (no entanto, o Governo Regional conseguiu que três desses quatro investimentos lajenses tivessem apoios comunitários mediante algumas correcções nas obras efectuadas pela CML).
photo Mais se adianta e esclarece que (na sequência da denúncia [à União Europeia] sobre eventuais irregularidades nas obras executadas pela Câmara das Lajes) a missão do Organismo de Luta Anti-Fraude da União Europeia que se deslocou à ilha das Flores (acompanhada da Inspecção Geral de Finanças) efectuou uma auditoria à execução de quatro projectos de construção de estradas municipais lajenses financiados pela União Europeia, detectando algumas irregularidades nas obras realizadas por administração directa pela autarquia lajense, como sejam a indicação da utilização de maquinaria durante 31 dias em meses com apenas 30 dias no calendário e indicação de despesas para recuperar máquinas e viaturas [amortizações, em termos contabilísticos] que já se encontravam integralmente amortizadas, sendo que "a CML não conseguiu apresentar de forma minimamente organizada e credível os supostos custos apresentados para comparticipação comunitária, não apresentando documentos de despesa credíveis", segundo Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo Regional.
Saudações florentinas!!

8.6.05

Continuam as obras (de remodelação) na aerogare do aeroporto... (II) 

photo Voltamos a mostrar o "estado das obras" (de profunda remodelação) na aerogare do aeroporto das Flores, agora [como se pode constatar pela foto à esquerda deste texto] já numa fase relativamente adiantada.
Quem queira seguir cronologicamente o "andamento desta empreitada" (com imagens anteriores à deste texto) pode fazê-lo através das ligações fornecidas num anterior texto do Rocha dos Bordões - Fórum ilha das Flores.
Saudações florentinas!!

Continuam as obras de reabilitação do centro da vila de Santa Cruz... (III) 

Estando as obras de reabilitação das ruas do centro da vila de Santa Cruz já na Zona 4 (e última desta empreitada), abaixo mostramos o "andamento dessas obras" (há uma semana atrás) já em plena Praça Marquês de Pombal.
Veja-se o "panorama" desde a rotunda da Praça Marquês de Pombal para a rua Fernando Mendonça...
photo

... e da rotunda da Praça Marquês de Pombal para a rua Senador André de Freitas...
photo
Saudações florentinas!!

7.6.05

Notícias soltas do GD Os Minhocas... 

Com o malogrado acidente de viação que [há três semanas atrás] tristemente acabou com a carreira futebolística de Sandro Luís Borges (jogador do Minhocas na série Açores 2004/2005) vieram ao conhecimento público [em vários jornais de circulação nacional] algumas informações relativas ao clube da rua Roberto Mesquita (de que abaixo transcrevemos alguns excertos, com as devidas ligações para as notícias integrais).

Sandro efectuou o seu último jogo pelo Minhocas no passado dia 24 de Abril aquando da inauguração do piso sintético do Campo Municipal de Jogos de Santa Cruz [pode ver-se uma foto dele ao iniciar do jogo]. Com vários meses de salário em atraso, Sandro pôde regressar ao Porto (em meados de Maio e após rescindir o seu contrato com o Minhocas) com a ajuda económica de José Bosingwa (jogador do FC Porto, seu amigo e antigo colega nos juniores do Boavista FC) que lhe terá pago as passagens aéreas para o seu regresso ao Continente.

Sandro Luís foi um dos nove jogadores que Os Minhocas recrutaram no Continente no início da época [já finda]. "[No passado dia 14 de Maio], ele e mais quatro colegas da equipa fizeram as malas, meteram-se num avião e viajaram para o Porto. Tinham os seus prémios [pois atletas amadores não auferem salários] em atraso desde 15 de Fevereiro", segundo declarações de Belmiro Silva, ex-membro da direcção do Minhocas.
"Sandro e outros quatro ou cinco jogadores auferiam um prémio mensal de 1.250 euros" [aproximadamente 250 contos, em moeda antiga], segundo o antigo dirigente do Minhocas. "Muito dinheiro para um clube com aproximadamente 100 sócios e que por jogo [realizado "em casa"] reúne apenas 60 a 70 espectadores, o que mal dava para pagar o policiamento", comentou Belmiro Silva, que em Dezembro passado decidiu bater com a porta e demitir-se das suas funções [directivas] em ruptura com o presidente da direcção do Minhocas, César Sousa. "Apercebi-me então do sonho desse senhor [presidente] e da aventura em que se meteu", referindo-se aos elevados prémios que eram pagos aos futebolistas.
Com receitas próprias insuficientes, Os Minhocas sobreviviam graças a um subsídio do Governo Regional. Até que o sonho se transformou em pesadelo. Salários em atraso, jogadores desesperados e um clube a afundar-se, de tal modo que registou duas faltas de comparência (a 3 de Abril e a 8 de Maio) e que no último jogo realizado [com o Leões, para a 8ª e última jornada do Grupo de Despromoção da série Açores] entrou em campo com apenas dez jogadores.


No passado Verão, Sandro viria a rescindir contrato com o Boavista FC, acabando por seguir para o Minhocas onde lhe prometiam um bom salário. Promessas vãs, dado que o clube acabou por cair num poço sem fundo, levando os jogadores a situações de desespero pelos muitos meses de salário em atraso. Sem treinador, sem condições para trabalhar e com enormes dificuldades económicas a equipa foi [cada vez mais] afundando-se na zona de despromoção.
Belmiro Silva, ex-dirigente do Minhocas, saiu do clube por "não concordar com a política do presidente, que prometeu [aos jogadores] salários impossíveis de [o clube] comportar".


Hugo Xavier (colega de Sandro [no Minhocas e sub-capitão da equipa]) espera que "o clube pague [a Sandro] o que lhe deve; [Sandro] recebia 1.250 euros por mês mas há quase quatro [meses] que não via a côr do dinheiro. Teve de deixar a residencial onde morava com [os] outros jogadores do Continente porque o clube deixou de suportar [ess]a despesa e foi viver para casa de um amigo [Belmiro Silva, ex-dirigente do clube]. Não acredito que o clube ajude."

Saudações florentinas!!

6.6.05

Passeios pedonais no centro de Santa Cruz (como irão ficar)... 

photo Após as obras de saneamento básico, arranjos paisagísticos e reabilitação das ruas do centro da vila de Santa Cruz, os passeios pedonais santacruzenses ficarão bastante diferentes do que eram até há uns tempos atrás [como se mostra na imagem à direita deste texto].
Quem queira seguir cronologicamente estas obras de reabilitação das ruas do centro de Santa Cruz pelas novidades (e, essencialmente, pelas imagens) divulgadas pelo Rocha dos Bordões - Fórum ilha das Flores, aqui se deixam algumas ligações: de Setembro, Outubro e Novembro do ano passado e de Março deste ano.
Por último, mas não menos importante!, expressamos o nosso profundo agradecimento às (várias) pessoas que (periodicamente) nos enviam imagens da nossa ilha e que vão sendo divulgadas no e pelo Rocha dos Bordões; sem essas preciosas colaborações este Fórum ilha das Flores seria mais pobre.
Saudações florentinas!!

3.6.05

Electricidade e estradas: os investimentos para a ilha das Flores em 2005!!! 

A EDA (empresa de Electricidade dos Açores) prevê investir cerca de 737 mil euros [praticamente 150 mil contos, em moeda antiga] ao longo do presente ano na ilha das Flores.
Grande parte desse investimento da EDA na nossa ilha será utilizado na área da produção; ao longo deste ano serão investidos cerca de 450 mil euros [aproximadamente 90 mil contos, em moeda antiga] na ampliação da central térmica da ilha. No âmbito da distribuição destaque-se a remodelação do sistema de protecções da sub-estação de Além Fazenda e a alteração do regime (de neutro) da rede de Média Tensão, no valor aproximado de 50 mil euros. Ao nível da Baixa Tensão, cerca de 150 mil euros [aproximadamente 30 mil contos, em moeda antiga] serão utilizados na remodelação das redes das Lajes e de Santa Cruz.
Relativamente à nossa vizinha ilha do Corvo, os investimentos previstos pela EDA atingem o valor de 1 milhão de euros.
A mero título de curiosidade aconselha-se a realização de uma pesquisa (na página internet da EDA) sobre [ilha das] "Flores", para se constatar das inúmeras interrupções de fornecimento de energia (por razões de serviço e com aviso) que a EDA efectuou na nossa ilha (em 2004) [quando a interrupção de fornecimento não tem aviso (prévio) nem há comunicado (posterior) da EDA; em 2005 aparentemente ainda não aconteceram cortes de fornecimento de energia com aviso, pois a pesquisa por nós efectuada não dá conta de nenhum].
No que toca a estradas, o Governo Regional anunciou investimentos para a ilha das Flores, nomeadamente empreendimentos na rede viária da ilha, no valor de 3,5 milhões de euros [cerca de 700 mil contos, em moeda antiga], a acrescentar às obras realizadas nos tempos recentes.
Saudações florentinas!!

2.6.05

Os candidatos do PS/Açores às eleições autárquicas (nas Flores e no Corvo) 

photo Segundo uma notícia do "Jornal Diário", nas eleições autárquicas (a realizar em Outubro próximo) iremos ter como candidatos pelo Partido Socialista na ilha das Flores, respectivamente, Manuel Pereira em Santa Cruz recandidatando-se (a segundo mandato), enquanto Luís Maciel concorre à Câmara Municipal das Lajes. Na nossa vizinha ilha do Corvo irá candidatar-se (pelo PS) Fernando Pimentel.
Saudações florentinas!!

Eleita a nova Concelhia de Santa Cruz do PSD 

photo Foram eleit@s [à duas semanas atrás, em Assembleia Concelhia] @s nov@s dirigentes da Comissão Política Concelhia do PSD em Santa Cruz. Segundo notícia do "Diário Insular", esse órgão é, doravante, presidido por Arlindo Lourenço, sendo vice-presidente Fernando Pereira e vogais José Barcelos, António Freitas e Cláudia Nóia. A Assembleia Concelhia (do PSD em Santa Cruz) será presidida por Luís Filipe Vieira, co-adjuvado por José Amorim e Bruno Correia.
A nova Comissão Política Concelhia do PSD em Santa Cruz [continuando-se a seguir a notícia do "Diário Insular"] pretende dar início ao processo de decisão e apresentação das candidaturas sociais-democratas à Câmara Municipal de Santa Cruz, bem como à Assembleia Municipal e às Assembleias de Freguesia.
Saudações florentinas!!

1.6.05

Campo Municipal de Jogos de Santa Cruz (agora com piso sintético)!!! 

photo O piso sintético do Campo Municipal de Jogos de Santa Cruz foi inaugurado (com a devida pompa e circunstância) no passado dia 24 de Abril.
Com bastante atraso só agora nos foi possível mostrar uma imagem panorâmica do Campo Municipal de Jogos (à esquerda deste texto), agora com piso sintético [relembramos, e voltamos a referenciar (com as devidas ligações), a belíssima fotoreportagem realizada, pelo "outro" Fórum ilha das Flores, aquando da inauguração do piso sintético (podem ver: página 1 e 2)].
[Adenda: relembra-se que esta obra foi orçada em 586.838,28 euros (cerca de 120 mil contos, em moeda antiga) e que os seus custos foram integralmente assumidos pela Câmara Municipal de Santa Cruz.]
Saudações florentinas!!

Serviço prestado por Blogger

Comentários por backBlog